monetizar

Nos últimos anos, a plataforma de vídeos YouTube se popularizou muito por criar um meio de monetizar, isto é, render lucro aos canais que postam vídeos na plataforma.

Por isso se tornou um bom negócio produzir conteúdos em vídeo para a internet, afinal, é possível ganhar muito dinheiro com esse formato.

No entanto, é necessário criar um canal ativo, dinâmico e que foque no interesse do público que deseja alcançar.

Por isso, neste artigo, vamos entender mais sobre o que é o YouTube. Além de como criar seu próprio canal e ver algumas dicas de como um canal de dicas de brindes corporativos diferenciados pode monetizar com seu conteúdo disponibilizado.

O que é o YouTube?

O YouTube foi criado nos Estados Unidos em fevereiro de 2005, e teve três co-fundadores, Steve Chen, Jawed Karim e Chad Hurley, e em 2006 a plataforma foi vendida para o Google.

O site disponibiliza diversas formas de ouvir e assistir vídeos e músicas, além de permitir a interação do criador do conteúdo com o consumidor através de comentários em qualquer vídeo.

Seja ele sobre como descongelar corretamente salgados congelados para festa ou diversos outros tipos de assunto.

Nos dias de hoje, o YouTube conta com quase 2 bilhões de usuários e mais de 1 bilhão de contas, o que representa quase um terço dos usuários na Internet.

A plataforma também faz presença em mais de 80 países, disponibilizando 76 diferentes idiomas. Além de que, por dia, mais de 1 bilhão de horas em vídeos são assistidas pelo mundo todo.

Esses números atraem muitos investidores em publicidade, o que cria os famosos anúncios.

A missão da empresa é dar voz a todos e revelá-las ao mundo. Seus valores são baseados na liberdade de expressão de todos, além de direito à informação e a oportunidade de se pertencer.

O YouTube chegou ao Brasil em 2007, e em pouco tempo já existiam todos os tipos de canais sobre os mais variados assuntos, como instalação de estação de trabalho com divisória, tutoriais de bolos, maquiagem, entre outros.

Como criar um canal no YouTube

Uma forma eficaz de divulgar um trabalho ou começar uma carreira como influencer na era digital é através de um canal no YouTube.

O site alcança milhões de pessoas diariamente,e durante o ano de 2020, foi muito usado para assistir a lives de música ao vivo.

Além de aulas online, filmes, tutoriais de como fazer uma iluminação de emergência LED, de como preparar receitas, entre outros, e até mesmo vídeos para passar o tempo.

Um canal no YouTube é fácil de criar, basta ter uma conta Google, uma câmera para gravar os conteúdos, e criar vídeos com temas interessantes e relevantes para o público.

A seguir, acompanhe um breve passo a passo para começar a criar conteúdos para o YouTube e monetizar.

  1. Crie uma conta

O passo inicial é fazer login no site com uma conta Google já existente ou criar uma nova, através de um celular, tablet ou computador, acessando a internet.

Depois é só clicar no ícone do avatar, que está no canto superior direito, a primeira opção será a de criar um canal, e será pedido o nome do canal.

Se o canal for sobre serviços para casa, como instalação de rede protetora para varanda, é necessário criar um nome que remete a esses tipos de serviços.

É preciso se atentar quanto a existência de outros canais com o mesmo nome que você deseja colocar, portanto, pesquise antes sobre o nome.

É indicado o uso de nomes fáceis e curtos, sem expressões em outros idiomas que possam atrapalhar os usuários na hora de procurar o seu canal ou algo relacionado a ele.

Caso seja necessário alterar esse nome depois é possível, mas pode levar alguns dias para essa alteração ser salva e as informações se atualizarem e serem mostradas no canal.

  1. Personalize a página

Agora, é o momento de mexer na parte visual do seu canal. Quanto mais original e única ela for, mais atrativa será para os usuários.

Voltando ao ícone do avatar no canto superior direito, será possível ver a opção “seu canal”, e depois de clicar nela a opção de personalizar o canal irá aparecer.

Escolha uma boa imagem de ícone, que represente o conteúdo que você quer mostrar ao seu público. Essa parte é muito importante porque essa imagem aparecerá na página de busca do YouTube, nos ícones de vídeo e na página inicial do seu canal.

Escolha também uma capa tão interessante quanto a imagem de ícone, use ferramentas de imagens como o Pinterest para ajudar a escolher imagens ou programas de edição para fazer a sua capa exclusiva.

Na seção de “sobre”, é necessário fazer uma breve apresentação do conteúdo que será disponibilizado no canal, em até mil caracteres.

É possível atualizá-la sempre, caso uma loja de cama mesa e banho que tenha um canal queira divulgar mantas de microfibra em promoção, por exemplo.

É possível colocar outras páginas com relação ao canal, como sites ou redes sociais como o Instagram, Facebook, Twitter, Snapchat, Tumblr, entre outras.

  1. Defina o público-alvo

O passo seguinte é o mais importante de todos, pois é nele que o tipo de público que o canal deseja atrair será definido. Assim, eles serão direcionados para quem tem interesse no assunto.

Canais que não têm um tema específico não costumam fazer muito sucesso ou ter engajamento, afinal, uma pessoa pode se interessar apenas sobre um assunto e não em todos os que ele aborda.

Por isso, é de grande importância saber o que o seu público gosta através de sites, redes sociais e até mesmo outros canais para se inspirar.

É importante também se atentar nas críticas e feedbacks dos internautas sobre a qualidade do vídeo, o formato, o assunto que está sendo apresentado, entre outros pontos essenciais.

  1. Produza conteúdos de qualidade

Com o canal personalizado e pronto para ser divulgado, comece a criar conteúdos diferenciados e de boa qualidade, que possam se destacar entre outros vídeos do mesmo segmento.

Busque dominar o assunto que será abordado no vídeo, com informações que sejam relevantes e que atinjam o público que deseja ver algo nesse tema.

Isso também ajuda a conhecer a preferência de possíveis seguidores do canal que se interessam pelas áreas que o canal aborda.

Criar um roteiro para o conteúdo discorrer da melhor maneira possível também é uma boa dica para quem está começando um um no YouTube.

Não adianta colocar no título e começar falando sobre viagens de férias e terminar falando sobre empresa terceirizada de recepcionista. Assim, pode ser que os espectadores nem fiquem até o fim.

Monetização de vídeos do Youtube

A monetização do canal no YouTube é o próximo passo para quem quer ser digital influencer e adquirir parcerias na plataforma.

Sendo parceiro do YouTube, o canal poderá gerar receita em vídeos e lives, o que quer dizer que o conteúdo que o canal começar a gerar irá dar dinheiro.

Mas para conseguir isso é necessário estar dentro de alguns requisitos essenciais exigidos pela plataforma. São chamados de políticas de monetização, e é preciso estar de acordo com elas.

Nessas políticas, o site disponibiliza os critérios analisados para fazer a liberação da monetização de um canal, como: 

  • Tema principal;
  • Vídeos mais assistidos;
  • Vídeos mais recentes;
  • Maior proporção de tempo de exibição.

Como a plataforma não oferece monetização para spams, práticas enganosas e conteúdo sensível, essa avaliação ocorre para verificar se os conteúdos não contém nenhum desses itens.

Requisitos para ativar a monetização no canal

Através do criador do YouTube Studio (Web), é possível enviar uma solicitação de monetização, bastando acessar a aba escrita monetização e enviar a solicitação para análise.

Se ele atingir certos requisitos, poderá ser colocado em análise, e alguns desses requisitos são ter pelo menos mil inscritos, ter 4 mil horas de vídeos somados, ter a autenticação em duas etapas ativa na conta e não ter avisos das diretrizes da comunidade ativos.

Ativando a monetização em vídeos

Se o canal seguir todas as diretrizes e for aprovado para começar a ter seus vídeos monetizados, será preciso vincular o canal ao Google AdSense.

Ele é o local que mostra todo e qualquer lucro que o canal consegue quando está sendo monetizado. Nessa plataforma, é possível colocar os dados do seu banco, para que ele faça a conversão dos valores que você receberá do dólar para o real.

Dicas de monetização

Existem diversas formas de ganhar dinheiro sendo um canal parceiro do YouTube, e alguns métodos de monetização para quem produz conteúdos para o YouTube são bem simples.

Tenha anúncios nos seus vídeos, divulgue links de afiliados no seu canal, faça um clube de membros, ganhe com o super chat e super sticker.

Ganhe também comissão sobre vendas, fazendo publicidade patrocinada, use o formato shorts do YouTube, faça vídeo tutoriais, entre outros.

Considerações finais

O YouTube é uma ferramenta que traz muitas possibilidades, e ter criado um meio de monetizar seus colaboradores ajudou para que ele crescesse ainda mais.

Apesar de muitos acharem que seus canais não irão se encaixar nos pré-requisitos para conseguir serem monetizados, é um processo tranquilo, mas apenas para quem se dedica e leva bons conteúdos que explicam sobre sinalização supermercado para a plataforma.

Além de dedicação, uma boa divulgação por outras redes e pesquisa sobre conteúdos atuais também ajuda a facilitar o processo e, com isso, a monetização poderá ser facilmente aprovada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.