plano de mídia

O plano de mídia é um documento muito importante para garantir que a comunicação da empresa seja veiculada no lugar certo e no momento ideal, e com isso possa chamar a atenção do público que deseja impactar.

É uma ferramenta para distribuir a campanha entre as melhores opções de canais em veículos por onde pode ser transmitida. Como resultado, a marca consegue chegar em seu público, tanto dentro quanto fora da internet.

Só que não é fácil distribuir os anúncios e estratégias entre os diferentes formatos de mídia existentes hoje em dia. É necessário ter um bom planejamento por trás, conhecer bem o público e ter inteligência de mercado.

No entanto, é perfeitamente possível elaborar esse planejamento e conseguir excelentes resultados, afinal, investir em marketing é imprescindível para o sucesso do negócio.

Mas, antes de começar a elaborá-lo, primeiro é necessário entender um pouco mais sobre o assunto. É assim que a organização vai fazer escolhas mais assertivas e alcançar os resultados que deseja.

Pensando nisso, neste artigo, será abordado o conceito de plano de mídia, como montá-lo do jeito certo e qual é sua importância.

Entenda o que é plano de mídia

Plano de mídia é um recurso que tem como propósito mapear e indicar os melhores canais, formatos e meios de veicular as campanhas da marca. Ele mostra quais são as plataformas capazes de atingir o público e métricas importantes para análise.

Além disso, define quais são as melhores estratégias de comunicação para transmitir a mensagem que a organização deseja. Geralmente, o profissional responsável pelo planejamento é o analista de mídia.

Por meio dessa ferramenta, uma empresa especializada em acabamento de piscina com deck define os objetivos de marketing e usa a verba e o tempo disponíveis para um alcance eficiente.

Entretanto, também é muito importante compreender e conhecer muito bem os vários aspectos que cercam a organização, tais como:

  • Produtos e serviços;
  • Concorrência;
  • Mercado;
  • Público-alvo.

É com base nessas informações que a corporação vai traçar seus objetivos de comunicação e mídia. Estes, por sua vez, vão embasar o plano, considerando os meios, veículos, formatos e peças, bem como níveis de veiculação, programações e cronogramas.

Questões relacionadas aos horários, orçamento, períodos e aplicações também devem estar presentes no planejamento de mídia, deixando claro de que modo a campanha será distribuída entre os diferentes meios de comunicação.

O motivo da escolha também precisa ser especificado, por meio de argumentos convincentes que justifiquem o uso da verba.

Importância do plano de mídia

Com base na definição de plano de mídia, não é difícil imaginar sua importância para o fabricante de jukebox bar. É por meio dele que a organização seleciona os melhores canais para veicular suas campanhas e garante o sucesso das ações de marketing.

A mensagem é capaz de chegar ao público, no momento ideal e no formato mas assertivo. Para saber quais são os veículos mais próximos dos consumidores, a corporação precisa fazer uma análise cuidadosa de cada canal.

Também deve pesar os prós e contras para entender quem é a audiência, se ela realmente é qualificada e se está de acordo com a persona do negócio, seus produtos e serviços.

Todas essas informações garantem que a mensagem chegue até as pessoas certas e no momento mais oportuno. O plano de mídia também é crucial para otimizar as verbas de marketing e melhorar o retorno sobre os investimentos.

Alguns canais de mídia possuem mais alcance do que outros, assim como alguns são mais segmentados e outros menos, mas todos apresentam potencial para alcançar o público por um preço menor, desde que exista um bom planejamento.

Ele também garante a sinergia entre as plataformas online e offline e pode até mesmo ser usado apenas em um desses modelos, considerando os propósitos da campanha.

O plano de mídia e o marketing de uma empresa de impermeabilização muro caminham juntos e ajudam a traçar uma estratégia capaz de comunicar os diferenciais do negócio para seus consumidores.

Dicas para montar um plano de mídia

Embora existam alguns modelos prontos, é essencial lembrar que esse documento precisa ser feito de acordo com a realidade da empresa, tendo em vista que as soluções possuem particularidades.

De qualquer forma, é possível seguir um passo a passo para fazer a elaboração, e ele envolve as seguintes etapas:

1. Analisar o mercado

Avaliar apenas os indicadores internos da organização não é o suficiente, visto que é essencial saber como é a participação dela no mercado e de que modo atua em relação aos concorrentes.

Essa análise ajuda a identificar fragilidades e oportunidades que agregam valor às metas. Assim sendo, uma clínica veterinária perto de mim deve analisar esses aspectos e entender os pontos de atenção do mercado em que atua.

Outro fator fundamental é saber qual é o nível de participação dos produtos e serviços, e a partir disso desenvolver estratégias e soluções mais focadas nos problemas.

2. Avaliar a concorrência

Depois de conhecer um pouco mais sobre o mercado, é necessário saber de que maneira os concorrentes estão atuando nele.

Identificar o posicionamento, estratégias de marketing e o nível de sucesso das campanhas ajuda a obter referências para o plano de ação.

Deve-se saber o que os concorrentes fazem de certo ou errado e identificar brechas que podem ser exploradas e incluídas em um plano de mídia mais eficaz.

3. Definir o público-alvo

Antigamente, as estratégias de marketing não prestavam muita atenção na experiência do consumidor, pois o foco era apenas distribuir a mensagem sem se envolver com o público.

O uso de canais offline, como TV, rádio e outdoor não permite definir de maneira precisa o público-alvo da companhia.

Uma empresa de auto socorro moto precisa de informações mais profundas sobre a audiência, como idade, hábitos pessoais, profissão, gênero, desejos, localização geográfica, poder aquisitivo, entre outras.

Se quiser ir mais além, deve-se elaborar a persona, visto que ela representa todas as características do cliente ideal da marca, sendo baseada nos compradores atuais do negócio e em seu público-alvo.

Ter esse conhecimento ajuda a identificar os canais onde as estratégias de marketing devem ser veiculadas.

4. Escolher as mídias

Com base nas informações sobre o público e a persona, fica mais fácil saber em quais canais eles consomem informação e estão presentes, tanto dentro quanto fora da internet.

Essa informação é muito importante porque determina quais plataformas devem ser usadas pelo negócio.

5. Montar um cronograma

Um fabricante de rastreador carros via satélite precisa de um cronograma para facilitar a organização do plano de mídia, delimitando o espaço de tempo para a realização das ações.

Ele também é imprescindível para controlar o orçamento, assim sendo, o documento precisa incluir os meios utilizados, conteúdos divulgados em cada um, período, datas e horários.

6. Definir os locais de vinculação

A organização precisa saber onde o público está localizado geograficamente. Essa informação também é crucial para estabelecer os locais onde as ações serão realizadas, e com isso aumentar as possibilidades de sucesso.

Inclusive, é uma forma de evitar custos desnecessários, visto que se o público não estiver em determinada área onde a solução faz sentido, fazer esse tipo de investimento pode ser improdutivo.

7. Definir o orçamento

Uma empresa de pintura de roda de carro deve definir o orçamento para se certificar em relação aos gastos que pode dedicar às campanhas. É uma forma de empenhar melhor os recursos disponíveis e usá-los com sabedoria.

Quando o orçamento é um pouco apertado, a corporação encontra maneiras de inovar e soluções criativas para suas estratégias.

Também é com base na definição de orçamento que a corporação vai determinar as mídias pagas onde vai investir, o tempo de duração das campanhas e os canais escolhidos.

8. Criar bons conteúdos

Todos os dados coletados sobre o mercado, público e concorrência devem ser usados para criar materiais que façam sentido e sejam relevantes para os usuários.

Os assuntos abordados por uma escola infantil integral devem estar relacionados com sua área de atuação e com os interesses da persona.

É uma maneira de mostrar seu conhecimento e domínio sobre o mercado em que atua, transmitindo confiança e capacidade para solucionar os problemas das pessoas.

Considerações finais

Existem diferentes canais de mídia que podem ser trabalhados pela marca, mas cada um possui suas próprias características e diferenciais, e o próprio público tem suas preferências em relação a eles.

Um plano de mídia ajuda a usar melhor cada uma dessas possibilidades, estejam elas dentro ou fora do âmbito digital. Com as dicas deste conteúdo, será mais fácil elaborar essa ferramenta e alcançar o sucesso da estratégia de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.