backlinks

Os backlinks são importantes no SEO para fazer o ranqueamento dentro dos mecanismos de busca. Estar em uma boa posição no ranqueamento do Google é algo desejado por parte das empresas que estão no digital, e os backlinks são uma das estratégias para isso.

As empresas que trabalham com a estratégia de Inbound Marketing sabem que vários elementos são importantes para SEO. Um desses elementos são os backlinks e por isso uma empresa que trabalha com limpeza de tapetes ao domicílio deve usá-los.

A importância desse elemento é alta porque dentre 170 fatores de rankeamento usados pelo mecanismo de busca, dois deles são os que têm grande efeito, que é a qualidade do conteúdo e a capacidade de responder ao desejo do usuário e o volume de backlinks.

Por essa razão, no decorrer do artigo, será explicado detalhadamente o que são backlinks e o motivo de terem tanto impacto dentro de uma estratégia de SEO. Ainda mais para uma empresa que trabalha com a venda de adesivo para envelopamento personalizado.

Talvez as marcas tenham conteúdos muito bons em seus sites, uma excelente velocidade de carregamento, mas ainda não estão sendo mostradas no topo dos buscadores. A falta de backlinks, na maioria das vezes, pode ser o principal motivo de ela não estar lá.

E por isso é importante que uma empresa invista sempre em usar backlink sem sua estratégia de SEO. Se uma empresa de zeladoria e portaria quiser trabalhar com esse tipo de estratégia no Inbound Marketing, deve investir bem em estratégias de SEO eficazes.

Os backlinks auxiliam muito a atribuir valores através de algoritmos, mostrando mais confiabilidade e popularidade na rede. O marketing digital é feito pela relevância de conteúdo, e essa reputação pode ser desenvolvida com um ótimo trabalho de backlink.

Um blog ou site sem links não tem a capacidade de se posicionar bem, e ignorar esse trabalho compromete de modo muito sério o tráfego orgânico. Trabalhar o tráfego orgânico de um negócio não é nada fácil, é necessário sempre atrair os cliente de alguma maneira.

No ramo do marketing digital, os backlinks são os links que os profissionais inserem em um certo conteúdo, interno ou externo ao blog, para levar o visitante onde ele quiser.

Percebe-se que o ponto central na definição é que a colocação do link é bem estratégica. Ou seja, ela necessita ser feita de forma consciente, bem definida, para gerar mais tráfego de qualidade.

Agora que se conhece bem os backlinks, será abordada a sua estrutura para que se entenda bem como eles funcionam.

Os backlinks também são conhecidos por hiperlinks. Eles consistem em um texto ou imagem chamada de texto âncora e imagem âncora, respectivamente.

Esses recursos âncora representam o texto ou a imagem em que o usuário clica, e assim ele será enviado para um outro site.

No entanto, as empresas não precisam se preocupar, pois elas provavelmente nunca vão precisar fazer isso.

Isso porque todos os sistemas famosos de gerenciamento de conteúdo, plataformas que possibilitam gerenciar o conteúdo, por exemplo, plataformas de blog, vão permitir que se configure esses hiperlinks com só alguns poucos cliques.

A seguir, vão ser destacados alguns tipos de backlinks, sendo eles bastante essenciais para as estratégias que utilizam SEO, mas devem ser escolhidos com cautela. São eles:

  • Link juice;
  • Nofollow links;
  • Dofollow links;
  • Root domains links;
  • Low quality links;
  • Anchor text.

Esses são os tipos de backlinks e cada um tem as suas especificações próprias. No entanto, em seguida, eles são mais aprofundados.

O link juice é um link que vai trazer o usuário de uma página para algum dos textos ou para a home do site, melhorando o ranking da página nos mecanismos de busca.

A tag nofollow é usada para evitar que links adicionados na caixa de comentários sejam usados como backlinks para outros sites diferentes.

Por outro lado, a chamada tag dofollow possibilita que todo e qualquer link adicionado funcione como um backlink.

O root domain links se refere à quantidade de backlinks que se destinam ao site a partir de um domínio, isto é, caso tenha muitos links apontados para um só domínio, só um deles vai ser quantificado.

Este formato de backlink é altamente ruim para o tráfego e o SEO de um site ou blog, uma vez que eles se originam de fontes duvidosas, com conteúdos bem impróprios ou de baixo valor.

Anchor text

O chamado texto âncora é o hiperlink do conteúdo, elencado em palavras-chave bem específicas, que ajudam a crescer a autoridade do site. Esse é um tipo de backlink que um negócio que oferece software de sistema clubes pode utilizar.

Para compreender a importância dos backlinks, é fundamental que se observe a história recente das ferramentas de busca.

Por exemplo, muito embora o Google, atualmente, seja muito mais inteligente e existam inúmeras razões que determinam como o site se classifica, nem sempre se fez assim.

No começo, os mecanismos de busca utilizados ​​para classificar os sites eram de modo exclusivo na contagem de palavras-chave em um conteúdo.

Os algoritmos dos buscadores não eram tão inteligentes como são hoje, assim como o objetivo e o significado do conteúdo não eram avaliados ​​como bons ou ruins.

Os donos de sites viram isso e muitos adotaram uma prática que é conhecida pelo nome de recheio de palavras-chave. Isso se mostrou ser um sistema disfuncional para os mecanismos de pesquisa, os criadores de conteúdo e também para os usuários finais.

Não importava muito se o conteúdo era bom, se o site era famoso ou o que era o conteúdo. Se uma certa expressão ou palavra tivesse uma correspondência precisa, esse resultado iria aparecer.

Como auxiliam o SEO?

Há diferentes motivos pelos quais os backlinks são precisos para os mecanismos de busca. Os backlinks de fontes confiáveis mostram que a página tem informações valiosas. Quanto mais a página da empresa tem, mais valiosa parece ser para o mecanismo de pesquisa.

Sendo assim, agora, serão apresentadas algumas dicas para que as empresas e os setores de marketing possam construir uma estratégia utilizando backlinks, como em um e-commerce que vende porta sanfonada de vidro, por exemplo:

Definir os objetivos

Como foi visto anteriormente, o volume de backlinks recebidos pode oferecer vários benefícios. Portanto, a estratégia vai ser guiada por uma meta final.

E cada uma dessas estratégias vai exigir diferentes formatos de backlinks, diferentes volumes e tipos de parceiros e vai usar textos de linkagem diferentes também.

Por isso, entender todas as suas metas é mais do que fundamental. Afinal, elas que vão dar a direção às estratégias da empresa.

Identificar os diferenciais

Um dos elementos mais essenciais em uma estratégia de aquisição de backlinks é compreender quais são os maiores trunfos no momento de se juntar a uma parceria.

Aqui, é essencial tomar cuidado, especialmente com o produto e serviço. Eles devem ser uma moeda de troca, mas é bom não deixar muito barato. Uma empresa que vai fazer o projeto ar condicionado hospitalar sempre toma cuidado para não fazer isso.

Para a estratégia gerar ótimos resultados, é indispensável entender como identificar quais são os aspectos de um bom backlink. A seguir, será possível ver a anatomia de um link ideal e avaliar com detalhes cada uma dessas características.

  • A autoridade do domínio e da página;
  • Os links naturais;
  • Um texto âncora;
  • O tipo de link (precisa ser nofollow ou follow);
  • A posição do link no site;
  • O link textual ou de imagem;
  • O mercado;
  • O novo domínio.

Essas são algumas características com as quais uma empresa que presta serviço de lavadora de vidro vertical, e que possui uma presença no digital, deve ficar atenta.

Considerações finais

Além do que já foi abordado, outro quesito importante é que a empresa deve tomar muito cuidado para não cometer um engano. Se ela espalhar links pelo site, sem nenhum critério, vão ser classificados como spam e não como uma excelente estratégia de backlink.

O mesmo acontece com isoladores elétricos baixa tensão, pois deve-se usar um método para espalhar eles por uma região. E, como já foi visto, links de reduzida qualidade podem afetar de modo negativo o rankeamento no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

Com as dicas que acabaram de ser dadas neste conteúdo, é possível ter um bom início em uma estratégia para desenvolver backlinks de qualidade e, assim, aprimorar o rankeamento da página.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.