Quem não se interessa por uma boa história? Aqui não estamos falando apenas de um filme cativante, de uma série que te prende do início ao fim, de um livro que você não para de ler ou de um game que em poucas horas de jogatina já cativou seu coração, aqui estamos falando de histórias contadas em propagandas ou até mesmo, nos conteúdos que você consome dentro da internet. 

Cá entre nós, um bom roteiro pode fazer total diferença em relação aquilo que você vai consumir, dar like e até mesmo compartilhar nas suas redes sociais, mesmo que você tenha curiosidade sobre o assunto e queira saber qual o melhor motor para portão eletrônico, caso o conteúdo não saiba desenvolver bem isso, é capaz que gera desinteresse, e mesmo sendo um assunto que você quer saber mais, você acaba o deixando de lado. 

Saber contar uma boa história é uma arte crucial dentro da comunicação,e não só na indústria audiovisual ou na literatura, mas também nos conteúdos que vemos na web, são tantos textos publicados, vídeos adicionados, tantos podcasts criados, e tanto conteúdo largado na internet, que para se destacar, é preciso ter algo diferente, e saber contar uma boa história, e é aí que entra o que chamamos de storytelling. 

Já ouviu falar sobre esse conceito? No texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre o storytelling e o que faz essa ferramenta ser tão importante e determinante para o sucesso dos seus conteúdos, bora conferir mais sobre ele? Então vamos lá!

O que é o storytelling?

Storytelling é um termo em inglês que significa story( história), telling (contar), ou seja, juntando as duas partes, podemos defini-lo como a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias, utilizando principalmente, elementos específicos como ambientação, personagens, conflitos e é claro, uma mensagem principal. 

Todos os eventos devem ter um começo, meio e fim, como toda boa história, sendo crucial para conectar o leitor e fazer com que ele sinta um ótimo nível emocional no meio de tudo isso.

Ou seja, o storytelling é muito mais do que simplesmente contar uma história, ele é considerado como uma ferramenta que procura cativar o público, apresentando algo que seja coeso, que faça sentido, e que crie uma conexão com os usuários de uma maneira única. 

Qual a sua importância para os conteúdos?

A cada minuto que passa dentro da internet, milhares de novos conteúdos são publicados, para se ter uma noção, de acordo com dados trazidos pela Data Never Sleep, cada minuto passado na web temos mais de 347 mil novos stories no Instagram, 500 horas de vídeo postadas no Youtube, 147 mil fotos publicadas no Facebook e 175 sites criados. 

No meio de tudo isso, são milhares de conteúdos que começam a vincular dentro da web, e a cada minuto que passa, mais e mais são postados, publicados, e consumidor pelo público, realmente é muita coisa! Mas grande parte deles acabam caindo no ostracismo justamente devido a sua qualidade considerada extremamente baixa, acredite, com tanta concorrência, é preciso saber se destacar. 

Não basta criar um conteúdo que fale sobre uma paleteira manual, é preciso ter uma história com um bom tutorial que ensine sobre sua montagem, e o storytelling entra justamente nesse ponto: quanto mais ele é utilizado, mais os conteúdos vão ganhando relevância e se destacando no meio de tanta concorrência. 

Abaixo, separamos os principais pontos que mostram o que faz do storytelling uma tática tão importante para a criação dos conteúdos, confira!

Conceptual hand writing showing Storytelling. Concept meaning activity writing stories for publishing them to public

Aumento no engajamento

Quem trabalha com a produção de conteúdos sabe a importância que é ter um engajamento alto dentro dos seus textos, quanto mais engajado eles forem, maior a chance de conquistar o sucesso, e fazer com que ainda mais pessoas conheçam sobre a sua marca. 

Um storytelling bem contado vai ajudar a aumentar o engajamento, já que ele irá cativar o público e fazer com que ele se sinta mais e mais vinculado com aquela situação, isso auxilia com que ele compartilhe o conteúdo, mostre aos amigos, comente, publique, e tenha essa interação constante. 

Quanto mais engajado o seu público for, mais ele se sentirá conectado com a marca, e vai auxiliá-la até mesmo em torno da sua divulgação, sendo assim, um bom engajamento sempre é crucial para refletir no seu bom desempenho. 

Identificação com a história e solução de problema

Quem cria um conteúdo quer transmitir uma história e muitas vezes, resolver um problema que está prejudicando aquele leitor, e é claro que um bom conteúdo vinculado com o storytelling pode ter um papel determinante no meio de tudo isso. 

Ele é capaz de gerar uma ótima identificação com aquilo, fazendo com que a pessoa se coloque dentro da história, como se estivesse visitando ela através de um Carrinho de carga, isso ajuda e faz com que ela se ambiente, entenda o problema, e se identifique com aquilo. 

Essa identificação, auxilia na solução de problemas, e faz com que ela se coloque dentro do seu conteúdo, tendo uma experiência mais imersiva e que faz muito mais sentido em sua cabeça, gerando um vínculo emocional e se identificando com aquilo e resolvendo seus problemas de forma facilitada. 

Compreensão facilitada do conteúdo

Muitos conteúdos possuem uma certa dificuldade de serem entendidos, mas não aqueles que utilizam do storytelling, por criar uma nova história e gerar essa identificação facilitada com o público, fica muito mais fácil das pessoas entenderem de maneira otimizada,a  mensagem que você quer passar e o que deseja abordando aquele conteúdo. 

Isso auxilia na sua compreensão, e faz com que ele seja muito mais tranquilo de ser entendido, lido, observado e da sua mensagem ser captada. 

Quanto melhor for o seu storytelling e melhor for a história contada, mais identificação o usuário sentirá, o que o coloca na pele de quem está dentro da história, deixando assim, um conteúdo acessível e extremamente simples. 

Fortalecimento da marca

Como falamos no decorrer de todo nosso texto, a concorrência é cada vez mais forte, e a publicação de novos conteúdos ocorre de maneira massiva dentro da web, sendo assim, se destacar é uma missão muitas vezes complicada, porém necessária para alcançar o sucesso. 

Um bom storytelling permite o fortalecimento da sua marca, e faz com que as pessoas lembrem do seu negócio e até mesmo comecem a priorizá-lo. Ao ver a forma como você fala do seu filtro de ar para compressor, as histórias que você conta, e os conteúdos publicados, sua corporação acaba sendo vista como diferenciada perante a concorrência, o que fortalece a sua marca, e gera crescimento para o seu negócio. 

Isso faz com que você tenha uma boa vantagem competitiva, gerando mais tráfego e popularidade para os seus conteúdos, e fazendo com que as suas publicações, ganhem cada vez mais força de maneira gradativa dentro da enorme concorrência presente na internet.

O que achou do texto de hoje? Preparado para criar seu próprio storytelling? Conte para a gente o que achou do conteúdo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.