Storytelling é reconhecida por alguns especialistas seo como uma das melhores estratégias para o Marketing na atualidade. Ou melhor, você sabe o que é storytelling e como ele pode ser aplicado ao Marketing? As grandes empresas já estão apostando nessa estratégia de sucesso, agora chegou sua vez!
Você já deve ter reparado que os consumidores estão cada vez mais críticos antes da compra de um produto/serviço, não é?
Pense em você mesmo, por exemplo. Se você precisa comprar um celular novo, você apenas vai na loja e leva o primeiro que encontrar?
Claro que não! É preciso entender o custo-benefício do celular, ver a ficha técnica dele para entender se ele é realmente bom, se atende a tudo que é necessário, ver o que as pessoas que já têm o mesmo celular estão falando dele e assim por diante.
Pois é, se você faz tudo isso antes de comprar, saiba que seus consumidores partem desse mesmo princípio.
Isso fez com que seja essencial que as empresas tenham um relacionamento cada vez mais próximo e de confiança com seus consumidores. E é exatamente aí que entra o Storytelling!
Mas se você ainda não sabe o que é essa estratégia, como fazer Storytelling ou o que é storytelling no Marketing, você veio ao conteúdo certo! Confira o que preparamos para você!
- O que é storytelling?
- Por que o Storytelling no Marketing é importante para sua empresa?
- A importância do storytelling para a estratégia de Marketing
- Dicas para elaborar um storytelling de sucesso
- Não restam dúvidas: o storytelling é uma das melhores técnicas no Marketing!
O QUE É STORYTELLING?
Storytelling é conhecido como uma arte. A arte de contar, desenvolver e adaptar histórias.
Sendo assim, a estratégia conta com personagem, ambiente, conflito e uma mensagem. Além de em eventos com começo, meio e fim.
Só assim é possível transmitir uma história inesquecível e conectar-se com o leitor (seus possíveis clientes) no nível emocional. Esta estratégia tem ainda mais impacto se aliada ao bom trabalho de uma consultoria em seo.
Mas você deve estar se perguntando “Para quê quero contar história para o meu cliente? Não seu escritor.”
É aí que mora o segredo do Storytelling no Marketing. E é o que vamos explicar no tópico a seguir.
POR QUE O STORYTELLING NO MARKETING É IMPORTANTE PARA SUA EMPRESA?
Você ainda está confuso sobre como o Storytelling pode entrar na realidade de Marketing?
Bem, pesquisadores da Washington University monitoraram a atividade cerebral de diversas pessoas enquanto elas liam uma história e viram que algumas áreas do cérebro eram ativadas totalmente de acordo com o que era lido.
Isso porque as regiões ligadas à função motora eram acionadas toda vez que os personagens praticavam alguma ação, enquanto os neurônios ligados à visão eram acionados a cada troca de cenário.
Isso mostrou que ao ler uma história, nosso cérebro imita o que estamos lendo.
Por exemplo, se a história falava sobre alguém abrindo uma porta, o cérebro imita o movimento acionando as áreas responsáveis para que isso aconteça, o que gera a sensação de que nós estamos praticando a mesma ação.
E isso é perfeitamente aplicável entre empresas e consumidores.
Ao fazer uma divulgação de um produto, serviço ou até mesmo da sua marca contando uma história, é criada uma relação emocional muito mais forte com os clientes, o que também potencializa a lembrança deles, reforçando sua marca na mente dos consumidores.
A IMPORTÂNCIA DO STORYTELLING PARA A ESTRATÉGIA DE MARKETING
Começou a fazer mais sentido a forma como fazer Storytelling no Marketing?
Ainda vamos te dar dicas aqui no conteúdo de como produzir um Storytelling de sucesso, mas antes disso, tenha muito clara a importância da estratégia para os seus resultados.
A primeira vantagem do Storytelling no Marketing é que ele é capaz de gerar mensagens mentais em seus visitantes de site, blog e outros meios de comunicação de acordo com a campanha que você produz.
E isso acontece por conta do forte apelo emocional que tem o Storytelling.
Porém, para que isso funcione, é essencial que você conheça muito bem as personas do seu negócio, pois você precisará envolvê-las na história que você vai contar.
Além disso, o Storytelling começa a deixar a sua marca mais atrativa e seus clientes mais engajados, pois a estratégia tem um processo totalmente emocional capaz de influenciar na decisão das pessoas.
Ou seja, você tem dúvidas que o Storytelling no Marketing, como ferramenta persuasiva que é, se torna capaz de tornar sua marca uma referência no mercado e, consequentemente, aumentar suas vendas?
Pois não tenha, pois é exatamente isso que acontece!
DICAS PARA ELABORAR UM STORYTELLING DE SUCESSO
Agora que você já sabe o porquê usar o Storytelling no Marketing, chegou a hora tão esperada: as dicas para elaborar um Storytelling de sucesso para o seu negócio!
Afinal, não basta apenas saber a importância dele, é necessário também saber como fazer Storytelling de maneira eficaz com 9 dicas arrebatadoras!
-
Tenha um começo, meio e fim para sua história:
Muitos deixam esse princípio de lado no Storytelling e falham em suas missões. Uma história precisa sempre ter início, meio e fim, independentemente do tamanho do conteúdo.
Você precisa ter muito claro a mensagem que deseja passar para seus potenciais consumidores e como espera que eles se comportem ao final da história.
Toda e qualquer história de Storytelling tem que ter um objetivo bem claro. Se isso não acontecer, ela deixa fazer sentido.
Muitas vezes o objetivo não é a realização da venda, mas simplesmente dar um toque mais humano a uma marca e posicionar ela de forma adequada na mente dos consumidores;
-
Apresente o problema:
Inicie sua história com uma situação normal que sai do controle por conta de um problema específico, conflito ou obstáculo.
Para quem domina a arte da persuasão e os gatilhos mentais, esta estratégia é basicamente a aplicação do gatilho mental do inimigo comum.
Consiste basicamente em mostrar para seu consumidor que você conhece qual o maior problema que ele possui e que você já passou pela mesma dificuldade e irá ajudá-lo a superar aquela dificuldade.
Isso cria uma empatia e conexão muito grande com os consumidores;
-
Conquiste a torcida:
Depois de apresentar o problema, o público precisa se emocionar com a história e torcer para que seja encontrada uma solução para o problema. Para isso, é necessário gerar empatia pelo personagem principal e fazer com que seu público se identifique com ele.
Quanto mais emocionante for sua história, mais efeito positivo ela causa com os consumidores.
Este talvez seja o ponto crítico de sua estratégia de Storytelling. Se não gerar esta empatia e transmitir emoção, fatalmente o resultado tende a não ser o esperado;
Poderá se interessar também por: https://webtrends.net.br/agencia-de-seo/
-
Revela a solução
:
Mostre para o público como foi possível resolver o problema e qual foi a solução ideal para contornar o problema.
Assim como o público já se conectou com sua história e se colocou no lugar dela, você conseguirá fazer com que eles entendam que a solução que sua empresa oferece também é para empresa deles.
Este tipo de Storytelling costuma funcionar muito bem para criação de depoimentos de seus clientes. Se sua empresa tiver um cliente com uma história emocionante e que se disponha a contar, torna ainda mais verifica e gera ainda mais conexão com o seu público;
-
Mande uma mensagem de reflexão:
No final da história, ofereça uma reflexão para que a pessoa tenha um aprendizado com tudo que viu.
É como uma espécie de uma análise a respeito da história que foi contada. Obviamente que neste caso esta reflexão tem que estar totalmente relacionada com o objetivo traçado para a campanha;
-
Deixe sua história interativa:
Permita e faça por onde que seu público queira se envolver na história com interações atrativas e chamativas. Isso facilita o entendimento e aprendizado do seu público em relação à história e sua solução.
Existem muitas maneiras de criar canais interativos com o público, especialmente quando falamos em Mídias Sociais. É preciso usar a criatividade para criar uma forma de comunicação com seu público;
-
Inspire e motive o público:
Utilize uma boa comunicação para manter o envolvimento do seu público a todo momento da história, assim você conseguirá inspirar e motivar ele a fazer o mesmo em sua vida com aquela possível solução do problema.
Toda história em que há conexão e há emoção, naturalmente inspira as pessoas quando é apresentado a solução e a superação para conquista-la. Naturalmente as pessoas irão buscar o mesmo tipo de solução;
-
Seja sucinto:
Por mais interessante e engajadora que sua história seja, aposte em um começo, meio e fim que não sejam longos para não correr o risco de cansar ou desanimar as pessoas. O ideal é manter o foco de atenção do seu público para a história e quanto mais longa ela for, mais complicado isso será.
Por isso a objetividade é essencial para transmitir o recado de sua empresa.
Lembre-se que a atenção das pessoas é conquistada em cada momento. Cada instante da sua campanha conquista a atenção para o próximo instante. Se ela deixar de ser interessante em algum momento, fatalmente será ali que as pessoas se desconectarão de sua história;
-
Envolva o seu público:
Para envolver seu público é necessário contar uma história que envolva ele, para isso, crie uma realidade que condiga com o que ele vive, assim ele poderá se sentir emocionalmente envolvido. E, além disso, no final ele poderá entender que a solução da história pode ser a solução para o problema dele também.
As pessoas precisam visualizar-se dentro da história. Então ela precisa mostrar a mesma realidade social, ambiente, tipo de comunicação e outros elementos que sejam iguais ao de seu público.
-
Bônus – A história precisa ser verdadeira:
Um erro gravíssimo que algumas das empresas cometeram é suar Storytelling com histórias que não são verdadeiras. Esse é o maior erro que sua empresa pode cometer.
As pessoas rapidamente notam quando as histórias não possuem bases verdadeiras e isso pode arruinar a reputação de sua marca.
Ainda mais em tempos onde as pessoas estão o tempo todo em Mídias Sociais, não deixe que a reputação de sua empresa seja executada por uma estratégia de Storytelling mau executada.
NÃO RESTAM DÚVIDAS: O STORYTELLING É UMA DAS MELHORES TÉCNICAS NO MARKETING!
Não é tão difícil, mas para ter sucesso com Storytelling no Marketing, você precisa em primeiro lugar conhecer a fundo sua persona, pois é o seu público que ditará como deverá ser a história criada.
E aqui no conteúdo você teve esclarecido o que é Storytelling, porque o Storytelling Marketing é importante para sua empresa, a importância do Storytelling para a estratégia de Marketing e ainda conferiu 9 dicas incríveis para aprender como fazer Storytelling e arrasar!
Agora está em suas mãos fazer a sua empresa decolar com uma estratégia tão rica como a de Storytelling.
E para ter ainda mais sucesso, conhece cada vez mais formas de potencializar seus resultados. Aposte, inclusive, no digital!
Se sua estratégia de Storytelling no Marketing for atrelada às melhores técnicas de Marketing Digital, por exemplo, a chance do seu negócio decolar é dobrada!
Então, bons negócios!