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Marketing Digital é o conjunto de táticas empregadas no ambiente online que tem como objetivo atrair novos clientes, desenvolver relacionamentos e estabelecer uma marca.

Com isso, tornou-se um dos meios de comunicação mais comuns para as empresas hoje se comunicarem com seus clientes, de forma personalizada, direta e considerando as melhores oportunidades.

Com a crescente prevalência do mundo digital e a popularização da internet, esse processo se tornou mais acessível, pois pode aumentar significativamente o alcance da marca e reduzir o tempo gasto com isso. Ademais, traz os usuários para próximo da marca.

Isso porque uma fabricante de uniforme de cozinha industrial pode postar uma imagem de seus produtos em seu site e atingir um público maior em todo o país, e isso aumenta sua popularidade.

Tudo se faz num curto espaço de tempo, porque esta marca, por exemplo, tem a capacidade de chegar a um maior número de consumidores simplesmente publicando-a online, com poucos cliques, sem ter de se deslocar aos locais que pretende promover.

Qual a definição de Marketing, afinal?

O marketing digital é uma estratégia de marketing que se concentra no uso da tecnologia digital para promover e comercializar produtos ou serviços.

Por meio do marketing digital, as empresas podem alcançar um público mais amplo e específico, criar uma presença on-line forte e interagir com seus clientes de maneira mais eficaz.

O marketing digital serve, desde uma pequena loja de roupas até um personal trainer para iniciantes, para divulgar online sobre com o que atuam e aumentar, assim, a possibilidade de vender mais enquanto engajam com o público-alvo.

Existem muitas táticas de marketing digital, como marketing de conteúdo, publicidade on-line, marketing de mídia social, e-mail marketing, SEO (otimização de mecanismos de pesquisa), marketing de influenciadores e muito mais.

Cada uma dessas táticas tem como objetivo criar uma estratégia de marketing on-line coesa e bem-sucedida, dessa forma, se alguém pesquisar por “clínica veterinária mais próxima”, por exemplo, pode encontrar o melhor estabelecimento e se tornar um cliente.

O marketing digital oferece uma série de vantagens para as empresas, incluindo a capacidade de medir com precisão o sucesso de campanhas de marketing, atingir um público global com pouco esforço e obter feedback instantâneo dos clientes.

Além disso, as táticas de marketing digital geralmente são mais acessíveis do que as táticas de marketing tradicionais, permitindo que uma academia que tem aula de crossfit e outras empresas de todos os tamanhos participem.

No entanto, a concorrência no mundo digital pode ser acirrada, o que torna essencial que as empresas criem uma estratégia de marketing digital sólida e personalizada para atender às necessidades de seus clientes.

Isso envolve a criação de uma presença online forte e a utilização de táticas de marketing digital que atraiam e engajem o público-alvo, o que é particularmente benéfico para negócios que precisam passar credibilidade, como um lar de idosos particular.

Por que se deve investir em Marketing Digital?

As empresas que desejam prosperar em seu mercado devem adotar investir no marketing digital como estratégia. Para explicar isso, é preciso saber alguns dos principais motivos.

Inicialmente, a implementação de estratégias de marketing digital não é cara, pois os recursos necessários são baratos e em baixos volumes. Dessa forma, um nutricionista pode divulgar seus serviços de consultoria nutricional para empresas por um custo reduzido.

Ou seja, para usar essa ferramenta da forma mais básica, entre outros mecanismos que não afetam o orçamento, é necessário criar uma conta em uma rede social gratuita. Além disso, os retornos podem fornecer maior valor.

Com isso, o grande gasto está associado ao tempo de criação do conteúdo, o que exige métodos para se destacar entre as postagens frequentes e o aumento da frequência da concorrência, que pode demorar um pouco mais para ser produzida.

Além disso, com o tempo, o comportamento dos clientes também evoluiu. Ou seja, junto com o desenvolvimento da tecnologia, os consumidores passaram a participar desse ambiente e a adotá-lo como norma.

Portanto, estar no mesmo lugar dos compradores torna-se um ponto necessário do desenvolvimento, afinal as empresas hoje só conseguem se manter no mercado se alguém comprar seu produto ou serviço.

Por isso, utilizar o marketing digital é um meio de distribuição de conteúdo para o grande público que está disponível para compra, caso contrário, ele não terá conhecimento do negócio e não comprará nada.

Hoje, o cliente moderno busca informações sobre a empresa antes de comprar qualquer coisa. Essa é uma forma de se sentir mais seguro antes de efetuar a compra, avaliando as recomendações e condições.

Assim, se um usuário acessar o site de uma empresa de materiais de construção para comprar concreto usinado m3 e encontrar uma página organizada e otimizada com todas as informações relacionadas ao produto, as chances de comprá-lo aumentam muito.

De que forma o Marketing Digital ajuda as empresas?

O marketing digital é capaz de trazer inúmeros benefícios para as empresas de forma prática, abrangendo diversos aspectos que visam impulsionar o crescimento da marca. Entre os principais benefícios destacam-se:

Possibilitar que as organizações sejam encontrados

Quando uma empresa gasta dinheiro em marketing digital, ela aprimora suas estratégias de plataforma de busca, o que resulta em uma classificação mais alta e maior exposição.

Essa é a conhecida estratégia de SEO (Search Engine Optimization), traduzida em Search Engine Optimization, refere-se a um conjunto de ações que fazem um site aparecer no topo dos resultados na busca por palavras-chave.

Isso facilita a tarefa do usuário, que já tem desejo pelo produto ou serviço, pois o procurou, aumentando seu potencial de lucro.

Com isso, quando um usuário busca por “forro de palha para teto” em um buscador, como o Google, provavelmente terá o primeiro resultado pelo seu entendimento do que se trata.

Como ele já se interessa pelo assunto, fica mais fácil para ele comprar, encurtando a jornada e aumentando o desempenho da empresa.

Aumenta o conhecimento da empresa sobre o público

Antes de definir as estratégias de marketing, as empresas precisam estabelecer sua persona, que é a representação fictícia do cliente ideal baseada em dados reais, em que normalmente se incluem informações como:

  • Perfil Ideal do Cliente;
  • Características primárias dos clientes;
  • Hábitos de consumo dos usuários;
  • Desejos;
  • Preocupações.

Dessa forma, utilizando o ambiente online, as empresas podem acessar informações essenciais sobre seu público, facilitar todo o processo descrito e garantir a implementação de estratégias realmente benéficas.

Essa medida também pode reduzir os gastos da empresa e permitir que os investimentos sejam direcionados para áreas que precisem, já que a organização deixa de desperdiçar recursos em ações que não correspondem aos seus compradores.

Desenvolver maior contato com o público

Ao utilizar a mídia digital para se promover, uma empresa tem a possibilidade de aumentar sua interação com o público de forma direta. Essa interação é baseada no contato face a face com o público.

É preciso ter em mente que o objetivo do negócio não é mais vender um produto, mas tornar-se a experiência do consumidor durante o processo de compra.

Com isso, a abordagem atual é buscar formas de estimular a interação, solicitar feedback e divulgar seu serviço através do boca a boca para amigos e familiares de forma rápida, isso aumentando a probabilidade de uma maior participação ou mesmo on-line.

Assim, essa troca de informação e interação com o público tornou-se uma componente essencial para a sua fidelização, o que é crucial para qualquer negócio, pelos efeitos positivos que tem.

Isso porque, se um negócio conversar com os usuários e trocar ideias, eles passam a ter uma visão mais humana da marca e se aproximam.

Com isso, os clientes passam a deixar comentários e avaliações positivas, a recomendar o serviço para amigos e familiares, o que aumenta o alcance, o número de clientes e o lucro, além de melhorar a imagem da marca.

Possibilita a metrificação dos resultados

Um dos principais benefícios das estratégias de marketing digital é a capacidade de avaliar e mensurar as ações realizadas pela empresa.

Essa mensuração possibilita uma análise eficiente do desempenho das campanhas, o que contribui para o direcionamento de esforços e recursos para as estratégias que apresentarem melhores resultados.

Por exemplo, se uma empresa sabe que seu público está menos interessado em dicas do que na volta do serviço, ela pode focar seu conteúdo em conteúdos que agradem seu público.

Com isso, diminuem-se os gastos com ferramentas ineficazes para o mercado, e os recursos são direcionados para ações que tenham chance de produzir os resultados desejados.

Existem atualmente diversas metodologias para análise e mensuração do retorno obtido em estratégias de marketing digital, as quais se baseiam em métricas como ROI (Retorno sobre Investimento) ou CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

O que acaba permitindo uma análise em tempo real. Esse processo possibilita identificar falhas precocemente, o que pode prevenir que o dano se torne extenso.

Considerações finais

O marketing digital tornou-se crucial para qualquer negócio, os motivos e benefícios de investir no digital são cada vez mais evidentes, e as empresas devem considerar todos os pontos que ajudam a empresa a prosperar.

Portanto, é imprescindível aprofundar-se no conhecimento sobre o assunto e aplicá-lo aos processos empresariais para o pleno desenvolvimento e aprimoramento das ações, estratégias e técnicas de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.