Responsabilidade Social Corporativa

Criado na década de 70, o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) surgiu para atuar no trabalho com o máximo possível de ética e transparência dentro do escopo da gestão empresarial. 

Tudo isso considerando estratégias feitas pensando em impactar o meio ambiente, a sociedade e o desenvolvimento das empresas de forma positiva, diminuindo seus respectivos problemas.

Atualmente, o número de organizações que vestem seus uniformes profissionais e se preocupam em investir em ações voltadas para a responsabilidade social é cada vez maior, assim como boa parte dos consumidores procuram negócios que trabalhem de maneira responsável, pensando na sustentabilidade.

Com isso em mente, trazemos este texto para você entender melhor sobre o que é responsabilidade social, explicando sua importância para o mundo corporativo!

O que é responsabilidade social corporativa?

Em uma empresa que busca pela responsabilidade social corporativa, seja ela do setor de produtos de beleza ou uma distribuidora de peças para panela de pressão, o objetivo é o bem-estar de todas as pessoas envolvidas, do colaborador ao consumidor.

Ou seja, a RSC é a disposição das empresas em colaborar ao máximo com a sociedade, buscando melhorias na sociedade e no meio ambiente para criar um mundo melhor.

Para isso, a organização realiza colaborações sociais de maneira espontânea, sem fazer nenhum tipo de ação apenas porque a lei obriga, por exemplo. Desta forma, a empresa adota estratégias que de alguma forma podem contribuir para uma sociedade melhor.

Takeshy Tachizawa, autor do livro Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa, explica que “a gestão ambiental e a responsabilidade social tornam-se importantes instrumentos gerenciais para capacitação e criação de condições de competitividade para as organizações, qualquer que seja seu segmento econômico”.

Em outras palavras, independentemente da área de atuação da empresa, prezar pela responsabilidade social é um dever de qualquer negócio que busque ser competitivo no mercado de trabalho.

Responsabilidade Social Corporativa

Qual é a importância da RSC para uma empresa?

Pense, portanto, numa empresa de bico de bunsen que é socialmente responsável. Ela certamente se envolverá em ações sociais com o foco em seus objetivos, se responsabilizando pelos impactos que suas decisões trazem. Para isso, um comportamento correto deve ser seguido, trazendo o máximo possível de transparência em suas ações.

Tendo como base as normas vigentes, uma empresa socialmente responsável possui processos estruturados de maneira integrada com cada envolvido. Mas, não são apenas ações para evitar qualquer tipo de sanção ou pagar menos impostos: se trata de buscar um ambiente melhor e, consequentemente, transformar o mundo em um lugar melhor.

Assim se constrói sua importância: ações voltadas para a saúde, a cultura e o fomento à educação, por exemplo, ajudam a construir uma comunidade empresarial que se importa com a sustentabilidade corporativa, almejando um desenvolvimento que respeita as estratégias sociais.

Como se tornar uma empresa responsável socialmente?

Estas práticas foram adotadas em empresas que são socialmente responsáveis. Abaixo, traremos algumas sugestões:

  • Alinhar-se com/eduque seu público-alvo: atualmente, mais e mais consumidores analisam a posição e os valores de uma empresa, incluindo a sustentabilidade e o impacto social desta, antes de adquirir seus produtos e serviços. As empresas devem ter valores alinhados com práticas sustentáveis, pautando e/ou apoiando causas relevantes de caráter socioambiental;

  • Diminuir impactos ambientais: muitas marcas e empresas hoje seguem esta linha, buscando, por exemplo, usar matérias-primas que sejam menos poluentes, o que contribui com a preservação do meio ambiente. Existem várias alternativas, utilizadas neste quesito, como o uso de assinaturas eletrônicas e contratos onlines para diminuir (ou até dispensar totalmente) o uso de papel na empresa;

  • Cumprir com leis trabalhistas: pode parecer óbvio, mas valorizar cada colaborador é importante para a saúde mental do mesmo, num mundo corporativo que ainda traz diversas irregularidades trabalhistas. Ao se preocupar com a força de trabalho de cada colaborador, nota-se uma atitude de responsabilidade social;

  • Promover ações de engajamento social: retirar os funcionários do seu ambiente do dia-a-dia e promover serviços voluntários nem sempre é algo fácil de fazer, embora seja uma prática bastante recomendável. Claro, as dificuldades não devem ser uma desculpa para não adotar outras ações de responsabilidade;

  • Investir no consumo consciente: a responsabilidade social corporativa busca o máximo de bem-estar dos colaboradores e da comunidade, precisando para isso estar alinhada à maneira como lida com o desperdício de recursos naturais como água, eletricidade, alimentos, etc.

Com tudo isso dito, vale ressaltar que sendo responsável em seus ambientes sociais você será como uma lixadeira girafa, que consegue chegar a lugares onde outros modelos não chegam, sem precisar de muitos esforços para tal.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários se já vivenciou algo parecido em seus ambientes corporativos e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais, com seus amigos e familiares.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais