Ilustração de cérebro com lâmpadas em volta representando uma ideia

Veja como é possível aprender qualquer assunto ou conceito utilizando as 4 etapas de aprendizado dessa técnica

Cada pessoa aprende a sua maneira, umas tem facilidade nas aulas de inglês, outras tem afinidade com os números. De qualquer forma, para ambos os casos existem dificuldades em pontos específicos, afinal, todo mundo tropeça em algum momento do aprendizado e se vê impotente diante de um determinado conteúdo. 

Mas isso não quer dizer que precisamos somente aprender os conteúdos da escola e outros cursos, pois adquirir conhecimento é investir em si mesmo e o aprendizado é um processo contínuo durante toda a vida.

Ou seja, ao longo de nossa vida precisamos aprender e, inevitavelmente, dificuldades aparecerão nos múltiplos tipos de aprendizado, seja em novas rotinas do trabalho, falar outros idiomas ou para encontrar soluções nos desafios que aparecem durante o cotidiano.

Por isso, neste conteúdo vamos te mostrar uma técnica de aprendizagem que te tornará capaz de aprender qualquer tipo de coisa seguindo 4 etapas, a Técnica Feynman.

Continue o artigo e entenda como ela funciona.

O que é a Técnica Feynman de aprendizagem?

O aprendizado envolve inteligência e autodesenvolvimento, pois nosso cérebro utiliza o que já temos como base de conhecimento para adquirir mais conhecimento, ou seja, utilizamos o que já conhecemos como ferramenta para aprender coisas novas.

Além disso, existem dois tipos diferentes de conhecimento, um é saber o nome de algo, o outro é conhecer algo.

Com base nisso, Richard Feynman, um dos pioneiros da eletrodinâmica e ganhador do Prêmio Nobel de Física, percebeu a relevância de entender realmente como as coisas funcionam para o cérebro armazenar novas informações em todas as fases da vida.

A partir disso, ele desenvolveu uma técnica simples, dividida em 4 etapas de aprendizado para garantir que não existam enganos sobre o entendimento do que está sendo aprendido. Isso porque o físico acreditava que o “acho que entendi”, na verdade, significa “não entendeu”.

Assim, além de potencializar e garantir um aprendizado concreto, a Técnica de Feynman também agiliza todo o processo, pois ela nos induz a pensar de maneira desconstruída para construir novas ideias.

Parece complexo, não é mesmo? No entanto, é mais fácil do que você acredita. Veja como funciona as 4 etapas e entenda por quê. 

1º Etapa: Escolher um assunto (ou conceito)

Pegue uma página em branco e escreva o assunto ou conceito que será aprendido no topo dela.

Depois disso, anote tudo o que sabe a respeito desse assunto/conceito, utilizando termos simples, fáceis de lembrar, como se estivesse explicando para uma criança, com vocabulário básico e conexões fáceis de compreender.

É preciso ter simplicidade nas anotações para que o seu cérebro seja forçado a entender o bastante para conseguir explicar de uma maneira simples. Conforme for aprendendo mais durante essa primeira etapa, siga anotando tudo o que for novo.

2º Etapa: Ensine o que aprender para você mesmo

Na segunda etapa, a ideia é realmente ensinar, tenha você um público ou não. Aqui, você deve explicar o que aprendeu para si mesmo, como se estivesse ensinando para uma criança.

É importante utilizar termos simples, frases curtas e dividir em tópicos o assunto que será transmitido para seu espelho ou outra pessoa.

Essa etapa serve para que seu cérebro consolide de fato o que foi aprendido e consiga visualizar com mais facilidade o que ainda não está claro para você.

3º Etapa: Encontre lacunas não preenchidas na sua compreensão

A terceira etapa consiste em identificar “buracos” que ainda restam em sua compreensão. 

Para isso, você deve analisar a tentativa de explicação (2° etapa da técnica) e perceber os pontos que se encontram esses “buracos”, ou seja, as partes que você gaguejou, titubeou ou não conseguiu explicar.

Depois de identificar essas lacunas não preenchidas, retorne às suas fontes de informação até conseguir tapar todos esses “buracos” que estavam em sua explicação durante a prática da 2º etapa da Técnica Feynman.

4º Etapa: revisar, organizar e simplificar

A última etapa é utilizada para sintetizar todas as informações do assunto ou conceito aprendido. Para isso, é preciso revisar todas as anotações e simplificar ainda mais a linguagem. Sem utilizar jargões de aprendizado, utilize somente suas palavras!

Se for preciso, faça desenhos, ilustrações, setas, sinais, utilize cores e desenvolva suas próprias analogias para fortalecer seu aprendizado e compreensão.

Aqui, o objetivo é sintetizar tudo, organizando todo o conteúdo de uma maneira simplista, como uma história simples e fluida.

Depois disso, o último passo é ler todo esse conteúdo em voz alta. Se durante a leitura o conteúdo parecer confuso, saiba que seu entendimento sobre o assunto/conceito ainda não se totalizou.

Neste caso, estude novamente, repita as 4 etapas, preencha os “buracos” e continue tentando até que tudo flua naturalmente, com uma leitura em voz alta facilmente compreensível e sem interrupções.