Live Marketing

O Live Marketing, que já era uma estratégia muito aplicada pelas empresas, e que por muitas vezes é confundida com o marketing tradicional, veio agora com muito mais força e comprovou que os conteúdos são muito mais consumidos quando produzidos ao vivo.

Ao invés daquelas leituras longas, aprendidas em manuais, depois da pandemia, o Live Marketing se tornou obrigatório para quem pretende ser mais criativo e inovador na criação de novos modelos de moldura de isopor para fachada, por exemplo.

Na verdade, assistir a um vídeo é muito mais dinâmico e produtivo e essa tendência faz com que o alcance de novos clientes e potenciais consumidores atinja um patamar muito maior para a empresa, diferenciando-a frente a concorrência.

Através do Live Marketing, é possível criar propagandas e publicidades muito mais direcionadas a um determinado público-alvo, como o que se utiliza da assistência técnica LG TV, viabilizando um contato mais assertivo com os respectivos usuários.  

Um dos exemplos que é visto com muita frequência no ambiente online é o uso de artistas renomados, na realização de shows, para veicular a importância de uma marca e depois, distribuí-las nas redes sociais para que mais o engajamento dos seguidores seja maior.

O que é Live Marketing?

Live Marketing, basicamente, trata-se de uma estratégia de transmissão de informações que acontecem ao vivo e que “viralizam” pelo ambiente digital e é conhecida, também, como marketing ao vivo ou marketing de experiência.

O objetivo destas transmissões é construir o valor de uma marca no mercado, aumentar as vendas de cortina de vidro fachada e fidelizar o cliente a tal ponto que faz com que ele compre repetidamente.

A intenção é aproximar o comprador da empresa, despertando-lhe mais interesse em consumir produtos ou serviços e é uma experiência totalmente sensorial e cinestésica e o consumidor não se dá conta de que ela impacta profundamente nas decisões de compras.

Essas experiências ao vivo, ou seja, os vídeos criados, sempre são encontrados no YouTube e costumam oferecer aos clientes informações necessárias para que ele encontre razões suficientes para realizar a sonhada reforma de fachada residencial

Quando uma empresa faz Live Marketing, é sinal de que ela não quer ser esquecida pelos clientes e deseja continuar no coração dos consumidores, através de uma conexão afetiva e emocional gerada nestas experiências ao vivo.

É correto afirmar, então, que o marketing tradicional, como a distribuição de panfletos para aumentar a instalação de porta de aço, por exemplo, hoje evoluiu para o Live Marketing, pois ambos trabalham juntos se a ideia é gerar mais potenciais consumidores do serviço.

A verdade de tudo é que estas estratégias para a venda e consumo de produtos e serviços devem focar sempre no cliente, necessidades e desejos de consumir e alcançar os objetivos planejados por toda empresa, independentemente do segmento em que atua.

Quais são as etapas do Live Marketing?

As estratégias de Live Marketing são molas propulsoras para a promoção de produtos, serviços e marcas de uma empresa e na prática elas passam por etapas fundamentais, como as abordadas na lista abaixo:

  • Encontrar o público, entendendo o comportamento e preferência dos consumidores;
  • Apresentar a marca, ao vivo, para os potenciais clientes;
  • Atrair o público e envolvê-lo em uma determinada causa;
  • Ativar o interesse para fisgar o público-alvo;
  • Fazer com que o consumidor participe da experiência ao vivo;
  • Fidelizar o cliente para que ele não viva sem comprar.

Quando o Live Marketing identifica e encontra o público certo para os produtos, marcas e serviços é necessário que a empresa ofereça soluções que realmente favoreçam o consumidor e os tornem clientes em potencial ao longo do tempo.

Muitas marcas se utilizam destas estratégias ao vivo, apresentando aos potenciais clientes o verdadeiro valor que elas terão na vida dos compradores, para que nunca sejam esquecidas e passem a fazer parte do modo de vida do consumidor.

Na sequência das etapas, cada marca apresentada vincula uma causa, como o engajamento em campanhas sociais ou a interação em promoções no aluguel de empilhadeira Toyota, fazendo com que mais clientes sejam atraídos pelos canais sociais.

Com relação à quarta etapa, é o momento certo de fisgar o público-alvo por meio da distribuição de brindes ao vivo, ativando, dessa forma, o interesse em consumir um determinado produto, serviço ou marca.

Na quinta etapa, ao mesmo tempo em que a empresa oferece um brinde especial para quem está à procura de redes de proteção preço m2, o cliente passa por uma experiência visual e muito mais interativa.

Depois que o público é localizado, e já se tem conhecimento do que realmente mantém a atrai e chama a atenção do cliente, é o momento de fazer com que ele seja sempre fiel à empresa, gerando, assim, mais a frente, maior número de fidelizações.  

O Live Marketing estreita o relacionamento com o cliente e incentiva-o a comprar mais serviços de atendimento extra hospitalar, e faz com que esta experiência vivenciada penetre profundamente no coração, sem jamais ser esquecida pelo consumidor.

Existem diferentes formas de praticar o Live Marketing e as estratégias podem ser aplicadas das seguintes maneiras dentro de uma empresa, para tornar os negócios mais atrativos, impactando desta forma no público, tais como alguns exemplos abaixo:

  • Oferecer boas promoções e participação em concursos;
  • Compartilhar vídeos, postagens e interações nas redes sociais;
  • Ambientar pontos de vendas para um e-commerce;
  • Promover eventos ou cursos online;
  • Distribuir brindes ao vivo;
  • Fazer enquetes sobre o desenvolvimento da live;
  • Envolver o público no momento da live;
  • Solicitar a participação de alguém no vídeo.

A aplicação dessas estratégias faz toda a diferença e aumenta a adesão de participantes, que vibram intensamente quando passam por estes momentos ao vivo e a distribuição de brindes é uma estratégia muito utilizada nos últimos tempos.

O Live Marketing, quando compartilhado nas redes e mídias sociais, contribui para o aumento de engajamento dos seguidores, como no Instagram e no Facebook, e as curtidas nas postagens podem alavancar substancialmente.

O Live Marketing também gera melhor experiência ao cliente e isto pode ser observado nos totens de autoatendimento colocados nas lojas físicas, por exemplo, e nos eventos e cursos realizados ao vivo para expandir o conceito e a proposta de uma marca. 

Benefícios do Live Marketing

Investindo no Live Marketing, não apenas através de vídeos, mas também por meio de interações realizadas em tempo real, a empresa, loja ou e-commerce recebe benefícios interessantes, se forem utilizadas campanhas, como as nove citadas abaixo: 

  • Lembrança da marca de forma efetiva;
  • Aproximação maior com o público;
  • Diferenciação da concorrência;
  • Potencialização das vendas de produtos, serviços e marca;
  • Rendimentos financeiros maiores;
  • Fortalecimento no relacionamento com o cliente;
  • Mostrar o valor da marca na vida do consumidor;
  • Grandes chances de maior engajamento nas redes e mídias sociais;
  • Fidelização de mais clientes ao longo do tempo.

Não apenas as empresas se beneficiam das estratégias do Live Marketing, mas os próprios consumidores passam por boas experiências quando participam ao vivo de alguma live, pois são momentos diferenciados.

Essas histórias e novas descobertas ficam registradas na memória e nunca são esquecidas passam e as novas tecnologias é que geram esses momentos. Por isso, as empresas se utilizam dessa tendência que têm aumentado a cada dia que passa.

O Live Marketing é uma oportunidade de alavancar os negócios e fazer com que o consumidor tenha a chance de obter um bom produto, através de uma promoção realizada ao vivo, no momento da live, que são as promoções destinadas a captar mais o público.

Considerações finais

Como visto, o Live Marketing tem sido uma estratégia de fundamental importância no desenvolvimento mais assertivo e seguro dos negócios com os quais a empresa lida.

Evidentemente, não é a mesma coisa do que o marketing tradicional, mas quando a empresa investe nesse novo conceito de propaganda e publicidade, ela conquista uma boa fatia do mercado e se sobrepõe muito mais diante da concorrência tão poderosa. 

Como mostrado anteriormente, os benefícios são muito grandes, não só para as empresas, mas para os próprios participantes que, apenas por estarem ao vivo, sentem-se realizados e acabam se apaixonando efetivamente por uma marca, produto ou serviço.

Esse novo conceito foi alavancado principalmente durante a pandemia, mas ainda hoje causa impactos muito positivos e apostar nisto é uma garantia para gerar a entrada de maiores recursos financeiros, possibilitando mais a venda de produtos, serviços e marcas.

O Live Marketing consegue uma interação muito maior nas redes sociais, quando são compartilhados entre os usuários que, sendo uma estratégia de fundamental importância nos últimos tempos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.