social commerce

As redes sociais tornaram-se elementos indispensáveis na vida das pessoas. Mas não apenas isso, pois, hoje, as empresas também contam com essas plataformas para atingir bons resultados de social commerce.

social commerce

Se antes as companhias já estavam migrando para as vendas pela internet devido aos benefícios oferecidos por essa modalidade, atualmente não há como não marcar presença nas redes sociais e colher vantagens por isso.

Um empresário que acompanhe as tendências de mercado pode já ter ouvido falar em social commerce, principalmente após o período da pandemia da Covid-19, que exigiu uma rápida adaptação para uma atuação digital mais forte.

Assim, uma gráfica rápida cartão de visita ou qualquer outra companhia ativa que atenda às tendências do momento precisa conhecer melhor o social commerce e saber como utilizá-lo.

Neste artigo, será  possível entender mais sobre o tema, conhecendo a definição de social commerce, saber como usá-lo e conhecer os benefícios dessa ferramenta.

O que é social commerce e como usar?

O social commerce, que traduzido significa “comércio social”, trata-se do formato de venda utilizado nas redes sociais por empresas de diversos segmentos, como as gráficas que fazem rótulo de cerveja personalizado ou as lojas de roupas e outros tipos de empresas.

Na prática, o social commerce pode ser realizado por meio de conteúdos variados, que ajudam a dar mais visibilidade para o perfil nas redes sociais. As opções são:

  • Por meio de posts em imagem;
  • Por meio de postos em vídeo;
  • Por ações de influenciadores digitais;
  • Por anúncios patrocinados.

Um dos pontos altos do social commerce é o de que os consumidores que estão navegando por ali são bastante ativos, e boa parte deles está disposta a fazer compras por meio das redes sociais.

Dessa forma, tal como as lojas físicas são estabelecimentos que facilitam a aproximação com o público, as redes sociais estão cada vez mais presentes na rotina das empresas, tornando a quantidade de conversões ainda maior.

O social commerce pode ser usado de formas diferentes, garantindo, assim, bons resultados. Uma delas é focar no lançamento de um produto ou serviço.

Uma companhia que trabalhe com aluguel de consultório por hora, por exemplo, pode apostar na realização de posts focados em falar sobre esse serviço, para que mais pessoas sejam avisadas sobre ele e possam entrar em contato para fechar negócio.

Outra possibilidade de usar o social commerce é começar pela divulgação de produtos de baixo custo. Além de serem mais fáceis de vender, os itens mais em conta incentivam os usuários a fazerem compras e ajudam a divulgar a companhia.

Também é válido realizar a otimização de conteúdos para promover produtos ou serviços. Uma empresa pode realizar o vídeo de um reels no Instagram para fazer com que o conteúdo seja visto por mais pessoas.

De fato, todas essas ações podem ser bastante positivas, tornando o uso do social commerce mais prático e eficiente para todos.

Benefícios do social commerce

Depois de entender mais sobre o que é e como usar o social commerce, também vale a pena conhecer os benefícios trazidos por essa modalidade. Abaixo, será possível encontrar uma lista de vantagens do social commerce.

Custo-benefício com marketing

Não importa qual seja o segmento no qual a empresa atue, seja ele de motoboy tele entrega ou um escritório de contabilidade, o custo-benefício de fazer com que mais pessoas conheçam a companhia faz toda a diferença.

Ao investir em social commerce, a empresa consegue ter valores mais interessantes ao investir em visibilidade por ali. Uma forma comum disso acontecer é por meio dos anúncios.

Ter uma vitrine virtual

Tendo as redes sociais um longo alcance, nada mais prático do que fazer com que as pessoas aproveitem o tempo online realizando compras. Nesse sentido, é preciso ter uma boa vitrine virtual para exibir os produtos.

As redes sociais são uma ótima vitrine para isso. Além de serem pensadas para exibir fotos e vídeos, é possível criar álbuns. Há ainda a questão de que existem redes com abas específicas para o comércio de produtos. 

Por isso, ter em mente que as redes sociais são vitrines é um modo de potencializar as vendas e garantir um social commerce de qualidade.

Considerações finais

É verdade que a presença digital se torna uma necessidade cada vez mais urgente para as empresas. No entanto, esse requisito traz vantagens importantes, como aumentar a venda de produtos e fortalecer a marca que decidiu atuar na internet.

Diante disso, nada mais necessário e fundamental do que utilizar essas plataformas para ampliar as chances de lucrar mais, sendo o social commerce um dos caminhos mais promissores para isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.