vendamarketing

O termo vendamarketing tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, em grande parte pelas possibilidades de crescimento que ele oferece para as empresas de cabeamento estruturado que desejam uma inserção nesse tipo de operação.

Durante muito tempo, as companhias foram levadas a acreditar que os setores de marketing e de vendas eram melhores isolados, trabalhando com seus próprios elementos de forma singular.

Esse tipo de separação criou até uma rivalidade dentro das companhias, uma vez que cada setor desejava fazer mais do que o outro. Embora isso pareça benéfico na teoria, a prática é que comumente as companhias perdiam vendas assim.

Quando uma negociação não era completada, era muito comum um setor culpar o outro pela falha, perdendo a oportunidade de aprender com o que realmente tinha acontecido e como isso poderia ser modificado para as próximas opções.

Entretanto, aos poucos esses modelos foram sendo revisitados, e hoje o vendamarketing é um conceito muito importante para as companhias, colocando ambos os segmentos em um único objetivo.

O foco de qualquer empreendimento é aumentar o faturamento, para isso é importante que você consiga conquistar consumidores interessados em um orçamento infraestrutura de rede e fidelizar antigos para que as vendas da empresa aumentem ainda mais.

Ao alinhar suas expectativas, você consegue fazer com que a equipe de marketing trabalhe os consumidores por toda a jornada de compra, normalmente conseguindo dividir esse processo em um funil de vendas, composto de quatro etapas, que são:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

Durante os dois primeiros momentos, a equipe de marketing atua para criar um relacionamento com o visitante, atraí-lo e transformá-lo em um lead, interessado no conteúdo que a empresa tem a oferecer.

Quando o consumidor está no ponto certo, a equipe de vendas entra em ação, oferecendo uma proposta interessante para o potencial cliente e tirando qualquer dúvida que tenha ficado durante a negociação para que a venda seja fechada.

Esse processo ajuda muitas companhias a atingir patamares muito maiores dentro de seus segmentos de atuação, principalmente por conta das possibilidades que esse trabalho em equipe pode proporcionar para sua empresa de rastreamento de veiculos Londrina.

Importância do vendamarketing

Agora que você entende um pouco melhor o princípio do vendamarketing, é hora de identificar a importância desse tipo de ação em sua estrutura de negócios, criando assim uma ferramenta valiosa em sua produção.

Quanto mais as pessoas conseguem identificar a importância de unir essas duas equipes, mais natural acaba fluindo o processo de vendas, alcançando muito mais pessoas.

Avaliação mais precisa de impactos

Um grande problema na estrutura de vendas de empresas que não utilizam o vendamarketing é entender o quanto suas ações de marketing são eficientes para gerar conversões em vendas.

Entretanto, essa não é uma preocupação de quem trabalha com ambas as equipes em uma mesma linha. Isso porque a própria estrutura do funil ajuda a avaliar o impacto de ações de marketing e como elas podem ser otimizadas para gerar novas possibilidades.

Para uma empresa de equipamento para rastreamento de veiculos, por exemplo, saber exatamente quais ações impactam mais seu público-alvo e as levam a fechar negócios, é muito importante para gerar o impacto necessário nesses processos.

Mais clareza sobre o ROI

Conhecido como Retorno sobre Investimento, o ROI é a métrica que identifica o quanto a empresa conseguiu lucrar com uma venda depois de todo o investimento realizado para conseguir conquistar o cliente.

Ao trabalhar com as equipes de marketing e vendas como uma única unidade, você tem um controle maior sobre todos os elementos usados no processo de negociação, e assim acaba entendendo melhor seus gastos e o lucro que a empresa gerou.

Por isso, é muito importante para uma companhia saber exatamente o quanto cobrar por uma camera de segurança pequena para garantir um preço competitivo no mercado sem perder a lucratividade da companhia.

Considerações finais

O vendamarketing se tornou uma das principais maneiras de trabalhar atualmente em grande parte por entender que estes segmentos se complementam, possibilitando uma negociação muito mais adequada a longo prazo.

Por conta disso, as companhias que optam por usar esse tipo de ação acabam saindo na frente da concorrência, garantindo uma estrutura muito mais adequada a longo prazo para esse tipo de ação de vendas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.