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O marketing de mídia social é extremamente necessário nos dias de hoje, tendo em vista que as pessoas utilizam muito as redes sociais no dia a dia. Por meio dessas plataformas, é possível divulgar produtos e serviços e interagir com o público.

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Mas é fundamental conhecê-las antes de traçar as estratégias, além disso, não é necessário estar presente em todas as redes sociais para ter bons resultados.

Uma coisa é fato, o mundo atual mudou muito por conta das redes sociais, visto que é por meio delas que as pessoas interagem com amigos e familiares, bem fotos de família, se informam, discutem assuntos e acompanham as marcas.

Investir em marketing nas redes sociais é imprescindível para quem deseja se comunicar com o público e ter um bom relacionamento com a audiência, mantendo o foco principalmente nas plataformas mais usadas.

Só que é essencial compreender que cada rede social possui suas particularidades, linguagens, formatos e tipo de público, por essa razão, também existem diferentes maneiras de atuar.

Para ajudar os negócios, este artigo vai explicar o conceito de marketing de mídia social, como investir nele, quais são as principais estratégias e os benefícios que oferece para as empresas.

O que é marketing de mídia social

Marketing de mídia social ou marketing nas redes sociais são estratégias focadas nessas plataformas, tendo como propósito fazer com que contribuam com o alcance da marca, seus produtos e serviços e com os objetivos do marketing.

Ele permite que a empresa encontre seu público nas redes sociais, colocando a organização no dia a dia das pessoas. Ao longo do tempo, a corporação se torna mais relevante e conhecida para o público, aumentando o engajamento com a audiência.

Para uma empresa de entrega flex, é uma forma de atrair potenciais clientes e gerar mais conversões. Só que ainda existem alguns gestores e empreendedores que acreditam que fazer marketing nas redes sociais é publicar no feed de notícias.

Mas essa não é a realidade, para que a estratégia alcance um excelente resultado, é fundamental trabalhar com outras atividades envolvidas, como:

  • Planejamento;
  • Otimização;
  • Produção de conteúdo;
  • Monitoramento;
  • Investimentos em anúncios;
  • Interação com as pessoas.

Tais práticas formam os pilares do marketing de mídia social, estruturando a presença das organizações nessas plataformas, portanto, para ter bons resultados, é necessário trabalhar com todas elas.

Como fazer marketing de mídia social

Para fazer marketing nas redes sociais, a primeira coisa é conhecer o público que a empresa pretende alcançar. Essas informações mostram com quem a organização vai falar e direcionam melhor a comunicação.

A marca precisa saber quais são as dores, desejos e necessidades de sua audiência para saber como os produtos e serviços vão solucionar essas questões e de que maneira vão chegar ao conhecimento do público.

É importante lembrar que as pessoas não acessam as redes sociais para ver anúncios, por isso, uma empresa de locação de sala comercial por hora deve criar conteúdos que vão gerar relacionamento duradouro com os usuários.

Os materiais precisam ter qualidade e isso está muito além de focar toda a estratégia apenas em anúncios sobre produtos e serviços.

Para entender melhor, o ideal é publicar 80% de todo o compartilhamento com conteúdos informativos, descontraídos, entre outros gêneros, e apenas 20% com anúncios.

Dependendo do ramo de atuação da empresa, é possível adotar uma linguagem descontraída nas publicações porque isso aumenta muito a proximidade com a audiência e torna o perfil da marca mais interessante.

Aliás, mesmo que o segmento seja um pouco mais formal, como no caso de um escritório de advocacia, as redes sociais ainda podem ser usadas para estabelecer uma comunicação mais leve, mas sem ser informal demais.

Se a companhia investiu em um blog, tem a plataforma ideal para publicar conteúdos maiores que serão compartilhados em seus perfis nas redes sociais.

Mas na hora de publicar apenas no Facebook ou no Instagram, o ideal é que uma empresa de higienização de ar condicionado de janela utilize linguagem mais direta e porque as pessoas estão buscando materiais mais rápidos e fáceis de consumir.

Melhores estratégias para investir

O marketing de mídias sociais possui muitas estratégias diferentes, mas existem aquelas que são mais usadas pelas organizações, e entre as principais estão:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um tipo de estratégia fundamental para que a organização consiga vender seus produtos e serviços, ao mesmo tempo em que educa e informa os clientes, criando uma imagem favorável.

São materiais que agregam valor às soluções e à marca, isso porque ele visa produzir e criar materiais que serão divulgados em diferentes formatos, de acordo com os interesses do público-alvo e o segmento de atuação da empresa.

Se a organização criou uma postagem em seu blog sobre dicas de lavagem a seco de cortinas, pode compartilhá-lo nas redes sociais para aumentar os acessos e expandir a divulgação.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos são ótimas opções de marketing de mídia social porque aumentam a visibilidade da companhia, assim como de seus produtos e serviços nas principais redes sociais.

A maior diferença entre eles e o marketing de conteúdo é o tempo para que essas ações façam efeito. Como se sabe, os anúncios começam a trazer resultados quase que instantaneamente, diferente dos conteúdos que levam um tempo para crescer.

Eles vão aparecer em diversos espaços nas redes sociais, principalmente para pessoas que já demonstraram interesse nos produtos e serviços da empresa em algum momento.

Investir em anúncios pagos também vale a pena para potencializar o alcance do marketing de conteúdo, fazendo com que o material alcance mais pessoas e melhore seus resultados.

Independentemente de qual seja o propósito de uma construtora de jazigo de família, para criar anúncios nas redes sociais, primeiro é necessário conhecer muito bem o público em relação à escolaridade, interesses, faixa etária, entre outras informações.

Também é fundamental selecionar palavras-chave que estejam de acordo com os termos usados pelos seguidores e relacionados aos produtos e serviços.

Fazer sorteios e campanhas

Uma das coisas que mais atrai pessoas para os perfis da empresa nas redes sociais são os sorteios e campanhas. Eles são capazes de estimular os usuários a adotarem um comportamento, como curtir a página e compartilhar o conteúdo.

Ao fazer isso, o seguidor estará concorrendo ao sorteio, entretanto, é fundamental que o prêmio sorteado realmente seja do interesse das pessoas. Além disso, a companhia precisa de uma boa base de clientes para alcançar o sucesso.

Benefícios do marketing nas redes sociais

Um chaveiro 24 hr pode obter vários benefícios ao investir no marketing pelas redes sociais, e um dos primeiros é o reconhecimento de marca.

Qualquer oportunidade que a empresa tiver de distribuir seu conteúdo e aumentar a visibilidade deve ser considerada como algo valioso, e as redes sociais são ótimas para alcançar esse objetivo.

A organização estará mais acessível a novos clientes, será mais familiar para as pessoas e facilmente reconhecida pelo público.

Outra vantagem indiscutível é sua capacidade de fidelizar os consumidores, visto que as marcas que se envolvem com as mídias sociais obtêm mais lealdade por parte do público.

É muito importante que elas saibam aproveitar essas ferramentas para se conectar com os consumidores, algo que pode ser feito por meio de um bom plano de mídia social, que seja estratégico e aberto à interação com os consumidores.

É assim que uma escola de curso nr 01 vai conquistar consumidores cada vez mais leais. Sem falar no fato de que fica muito mais fácil gerar leads que realmente serão convertidos em clientes.

Quando a organização cria seus próprios seguidores, automaticamente está acessando perfis de pessoas que podem se tornar clientes ou até de clientes antigos, além da possibilidade de interagir com todos eles.

Cada publicação nova no blog pode ser compartilhada, o que gera interações de vários tipos como comentários, curtidas e compartilhamentos. Como resposta, a marca deve reagir a eles, sempre de maneira cordial, inclusive com as críticas.

Uma empresa de segurança pessoal privada também precisa lembrar que nem todas as interações serão convertidas em oportunidades de vendas, porém não deixam de ser oportunidades de mostrar a personalidade da empresa.

Considerações finais

As redes sociais vieram para ficar e são capazes de melhorar muito o relacionamento entre a empresa e os consumidores. Basta saber usar essas plataformas por meio de um bom planejamento de marketing de mídia social.

Essas práticas vão consolidar o negócio nesses canais que fazem parte do dia a dia das pessoas, trazendo muitas oportunidades, além de beneficiá-lo de muitas formas, qualquer que seja seu segmento, tamanho ou objetivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.