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Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que ajuda a fazer o planejamento estratégico da organização e novos projetos. Também conhecida como matriz FOFA, é uma ferramenta muito popular entre os profissionais de marketing.

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Por meio dela, o gestor consegue avaliar cenários, antes mesmo de tirar o projeto do papel para que ele tenha mais chances de alcançar o sucesso.

Para compreender um pouco mais essa estratégia, basta pensar no modo como ela ajudaria até mesmo na vida pessoal. Quando uma pessoa precisa fazer uma escolha importante, deve ponderar várias questões para tomar uma decisão.

Geralmente, as pessoas consideram seus interesses e objetivos, avaliam sua situação de vida, reúne todas as informações sobre a possibilidade de escolha e considera os prós e contras de cada opção.

Seguir essa linha de raciocínio é muito importante para fazer uma escolha bem-sucedida, além de ter mais chances de acerto. Esse processo é justamente a lógica que existe por trás da análise SWOT.

A diferença é que ela foi desenvolvida para o universo dos negócios. Por essa razão, este artigo vai explicar a importância da análise SWOT, como aplicá-la e quais são os benefícios de usar essa ferramenta na empresa.

Importância da análise SWOT

Para compreender a importância dessa ferramenta, é necessário perceber que ela pode fazer parte de praticamente qualquer tipo de empresa ou projeto, e que sua metodologia permite que cada avaliação considere diferentes cenários.

Além disso, respeita as especificidades do mercado. O recurso traz um diagnóstico completo que fundamenta as tomadas de decisão importantes para o negócio. Por isso, é um método que costuma ser empregado em momentos de mudanças significativas.

Um fabricante de higienização de coifas e exaustores, por exemplo, pode usar a análise SWOT se for expandir sua autoridade digital, lançar um novo produto ou até mesmo para implementar uma nova abordagem de marketing.

A estratégia também é importante porque traz mais segurança nas tomadas de decisão, faz um reconhecimento realista do cenário atual, traz compreensão assertiva sobre a concorrência e permite que o negócio se antecipe às tendências.

Além disso, é um planejamento de alternativas de ação, por essa razão, deve ser utilizada periodicamente para que todas as estratégias administrativas estejam sempre coerentes com a realidade da organização.

Além do mais, tanto os quadros internos quanto os quadros externos passam por mudanças constantes e precisam ser registrados e visualizados por meio da análise.

Como aplicar a análise SWOT?

Para fazer a análise SWOT, a empresa precisa seguir um passo a passo com as seguintes ações:

  • Fazer brainstorming com a equipe;
  • Analisar fatores internos;
  • Considerar fatores externos;
  • Montar a matriz;
  • Avaliar a viabilidade do projeto;
  • Transformar a análise em estratégia.

Uma escola de coreografia madrinhas de casamento precisa reunir toda a equipe envolvida no projeto para discutir informações, e o brainstorming é uma boa ferramenta porque permite que a conversa flua livremente.

Mas o gestor precisa ser realista porque de nada adianta levantar as forças do negócio que não estejam de acordo com a realidade, visto que isso acaba mascarando os resultados.

A análise interna está relacionada a fatores que podem ser controlados diretamente pela empresa, por exemplo, às vezes, um ponto comercial pode perceber que sua localização é um ponto fraco e ver qual é a possibilidade de mudança.

As forças e fraquezas colocam o negócio ou seu projeto em vantagem ou desvantagem em relação aos concorrentes. Isso é muito importante olhar para dentro da organização e para a concorrência.

Entre as características que podem ser analisadas estão a localização, tempo de mercado, reputação, recursos humanos, recursos financeiros, marketing, entre outros.

Também é interessante descobrir quais são os fatores-chave para o sucesso da organização, sendo estes elementos essenciais para o bom desempenho do projeto.

Para identificá-los, é necessário saber quais características tornam o negócios melhor no mercado, como tradição, credibilidade, localização, atendimento, agilidade, suporte e outras características.

Mas os centros veterinários também precisam analisar os fatores externos, que nada mais são do que as oportunidades e ameaças e que não podem ser controlados diretamente pela organização.

A companhia precisa saber quais são esses fatores e quais deles podem impactar seu projeto, além de descobrir maneiras de lidar com tudo isso.

Se a organização estiver atenta ao movimento de seu mercado, à sociedade, política, entre outros, estará mais preparada para situações diversas. Não é possível prever o futuro, mas é possível identificar tendências.

Existe a análise do microambiente, formado por elementos relacionados às forças que atuam no setor e que podem ser ameaças ou oportunidades para o negócio.

Alguns exemplos disso são clientes, fornecedores, concorrentes, novos entrantes, substitutos, entidades de classe e intermediários.

Uma empresa de cuidadores de idoso também precisa considerar o macro ambiente para saber o que os índices econômicos estão mostrando sobre o futuro e o que a sociedade está fazendo hoje que pode ser um novo comportamento.

Também é interessante saber como esses movimentos podem afetar a empresa, entre outras questões que levam a olhar para cenários político-legal, econômico, demográfico, tecnológico, sociocultural e natural.

Durante o brainstorming, o gestor vai anotar todas as informações levantadas pela equipe, e elas devem ser resumidas na matriz.

Durante sua montagem, é muito importante ser objetivo para ter uma visualização rápida das informações necessárias. O ideal é evitar listas muito longas, selecionando aquilo que é mais relevante e escrever tudo em forma de tópicos concisos.

Eles também podem ser organizados por ordem de relevância, priorizando elementos que geram mais impacto para o projeto.

Nos quadrantes superiores da matriz, uma clínica de tratamentos para transtorno do pânico vai colocar os fatores internos, que são suas forças e fraquezas. Nos quadrantes inferiores, vai colocar os aspectos externos, que são as oportunidades e ameaças.

Isso ajuda a ter uma visão clara do que precisa ser analisado, além de fazer o cruzamento entre as informações que serão transformadas em estratégias.

Depois disso, a primeira avaliação está relacionada às fraquezas e ameaças para saber se o projeto idealizado é realmente viável. A companhia pode usar a análise como um alerta de que talvez não seja o momento para fazer o que se pretende.

Se o problema estiver relacionado a uma característica interna, a organização pode tomar algumas medidas, mas se estiver relacionado a fatores externos, fica mais difícil de lidar.

Para transformar a análise em estratégia, as forças devem ser potencializadas, as fraquezas precisam ser controladas ou corrigidas, as oportunidades devem ser aproveitadas e as ameaças devem ser minimizadas.

Benefícios da análise SWOT

Ao colocar a análise SWOT em ação, uma empresa de serviço de guincho mais próximo consegue ter acesso a vários benefícios, como:

Melhorias nos produtos e serviços

Ao levantar informações por meio da matriz, existe a possibilidade de identificar melhorias no portfólio.

Fazer ajustes nos produtos e serviços oferecidos costuma ser algo simples de colocar em prática, mas acabam sendo negligenciados por pura falta de visão analítica da empresa.

Oportunidades de produtos novos

Uma das melhores vantagens competitivas é a inovação, e as empresas que sabem inovar conseguem se destacar em seu setor. Por meio da análise SWOT, a organização identifica tendências para criar soluções.

Para inovar, uma empresa de assistência técnica Electrolux geladeira não precisa investir em grandes tecnologias ou fazer investimentos muito altos. Se for capaz de desenvolver novas e melhores soluções, já está inovando.

Promove parcerias

As organizações que usam esse recurso têm mais facilidade para identificar fraquezas presentes em seu portfólio e com isso promover parcerias que vão ajudar a suprir essa deficiência.

Um exemplo disso são as organizações que mapeiam a necessidade de oferecer serviços complementares para os clientes ou de aumentar sua abrangência de atuação, que recorrem a parceiros comerciais para fazer isso.

Melhora a posição estratégica

Fazer uma análise dos ambientes e o levantamento das características da corporação ajuda muito os gestores a identificarem a posição estratégica da empresa.

Um estabelecimento especializado em conserto de módulo de injeção eletrônica precisa saber como está posicionado no mercado, além de comparar sua atuação com os concorrentes, e essas vantagens podem ser analisadas pela matriz SWOT.

Ajuda a solucionar problemas

Por fim, é muito comum que os problemas apareçam durante a elaboração da análise, principalmente em relação aos pontos fracos.

Eles podem estar relacionados aos processos internos, distribuição de tarefas e até no tipo de abordagem da companhia, e todas as dificuldades detectadas durante o uso da ferramenta podem ser resolvidas com ações específicas.

Considerações finais

Uma das coisas mais importantes para o sucesso das empresas é conhecer seu próprio mercado e de que maneira a corporação se posiciona dentro dele.

A análise SWOT permite uma compreensão abrangente sobre o negócio, ajudando a melhorar os produtos e serviços, dentre outras vantagens que fazem a empresa crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.