Aprender a dirigir é um momento importante na vida de qualquer pessoa no mundo, porém hoje no Brasil, é preciso passar por algumas etapas, e uma delas é entrar em uma autoescola.

A autoescola é necessária para que uma pessoa possa obter a documentação necessária que dá o direito de dirigir um veículo automotor. 

A autoescola ou CFC ensina muitas coisas, desde leis básicas de trânsito até processos mecânicos de automóveis e maneiras de dirigir seu carro com segurança e respeito. 

Muito se aprende neste curso, que é ministrado antes de você tirar sua carteira de habilitação, mas você pode não saber exatamente o que precisa saber antes de frequentar esta escola. 

Por esse motivo, fizemos este artigo para te falar o que é preciso saber antes de entrar em uma autoescola.

Se você está se perguntando, o que devo saber antes de entrar em uma autoescola, continue lendo o artigo até o final.

Já que você está lendo este artigo sobre “O que você precisa saber antes de entrar em uma autoescola”, caso queira comprar a sua habilitação, no site comprarcnhonline.com.br, você pode comprar cnh na auto escola valor com muito mais facilidade.

O que é importante saber antes de entrar em uma autoescola?

Antes de mais nada, você precisa saber que não há requisitos obrigatórios para a escola de condução além de ser maior de idade, mais de 18 anos. 

É preciso saber de algumas coisas que são importantes antes de tentar a carteira de habilitação, mas há coisas que são úteis se as conhecermos.

1. Tenha a certeza de que é realmente isso que você deseja

Antes da autoescola , você deve saber se deseja dirigir e se está disposto a pagar por esse treinamento. 

A autoescola é cara, e você precisa saber disso antes de fazer aulas. 

Todo o processo é caro e burocrático e talvez essa deve ser a primeira coisa que você deve saber antes de ir para a escola de condução. 

O valor para obter uma CNH pode chegar a R $3 mil reais. 

É importante ter uma compreensão básica do veículo que você tenha tempo disponível para passar por todas as etapas.

2. Ter a certeza do tipo de veículo que deseja dirigir

Se você quiser andar de moto, converse com um ciclista sobre os problemas que envolvem seu veículo.

Operação, habilidades necessárias, problemas comuns de trânsito e questões legais. 

O mesmo se aplica a carros, ônibus, trailers e caminhões, outros motoristas serão a melhor voz que você pode ouvir sobre o assunto para lhe garantir o veículo e os desafios que o trânsito brasileiro oferece. Conhecer o seu veículo é uma das melhores habilidades que você deve ter antes de iniciar a escola de condução.

3. Conheça os processos necessário

Também é importante conhecer um pouco sobre o processo burocrático de obtenção de CNH e autoescola. Você deve pagar por:

  • Inscrição para o teste de aptidão
  • Exame médico
  • Exame psicotécnico
  • Revisão legal
  • Teste de condução
  • Emissão de licença 
  • Aulas teóricas
  • Aulas práticas

Alguns exames custam entre R $150 e 300 reais, as aulas teóricas variam entre R $400 e 700 reais e as aulas práticas entre R $500 e 800.

Você também deve saber que existe uma categorização para veículos e seu curso de escola de condução irá variar dependendo da sua escolha de veículo. 

4. As categorias de qualificação definidas são:

  • Categoria A: motocicletas
  • Categoria B: carros
  • Categoria C: caminhões
  • Categoria D: ônibus
  • Categoria E: vagões

Outro bom site para você comprar sua CNH, é o site cnhcomprada.com.br que também trabalha com a venda de cnh quente confiável, e pode te ajudar.

Essas categorias definem a função da sua carteira de habilitação.

Também é importante conhecer um mínimo de leis de trânsito antes de entrar em uma autoescola. 

Um conhecimento básico dos sinais de trânsito e seu significado lhe dará uma boa vantagem nos testes de direção em relação aos outros condutores.

Muitas questões sobre a função mecânica do veículo, aspectos de segurança, por exemplo, uso de cintos de segurança, extintores de incêndio e faróis acesos, também são aspectos importantes neste testes.