Marketing de conteúdo: entenda essa estratégia para o seu blog

Quando se observa, percebe-se que as empresas bem-sucedidas usam posts informativos para conseguir engajamento nas redes sociais, é o marketing de conteúdo.

Em uma época em que a internet é essencial para várias atividades, apostar nessa estratégia significa ter mais visibilidade e relevância.

As empresas precisam aproveitar os meios de comunicação virtual. Hoje em dia, sai na frente da concorrência a marca que produz conteúdo em:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Plataformas de vídeo;
  • Sites.

Portanto, continue lendo e conheça melhor o que é o marketing de conteúdo, quais são os benefícios dele e como fazer passo a passo.

Conheça o marketing de conteúdo

Um dos maiores objetivos do marketing digital é trabalhar para chamar a atenção das pessoas.

Os consumidores entram em contato com dezenas de ofertas todos os dias. Fazê-los se interessarem o suficiente para clicar em um anúncio tem vários elementos envolvidos.

A ideia do marketing de conteúdo é conseguir essa atenção a partir da produção de conteúdo relevante.

Um tutorial sobre o produto, uma entrevista com um especialista e um vídeo que mostra os bastidores da produção de algum bem são exemplos de marketing de conteúdo.

Isso vai além do marketing puro e simples, é publicidade com impacto real na vida das pessoas.

As marcas que investem em conteúdos voltados para a solução de problemas dos clientes realmente destacam o seu compromisso com o bem-estar deles.

Essa posição faz muita diferença na hora de conquistar a confiança e a fidelidade das pessoas. 

Marketing de conteúdo: motivos para fazer?

Em primeiro lugar, o marketing de conteúdo é ótimo para aumentar a visibilidade da sua empresa na internet.

A produção de conteúdo tem o poder de melhorar o posicionamento do seu site ou blog no Google, por exemplo.

Os blogs corporativos com os melhores posicionamentos se transformam em referência no mercado, o que também ajuda a consolidar o sucesso da marca.

Além disso, os posts se transformam em publicidade indireta. Em vez de focar todos os seus gastos com campanhas de Instagram Ads, por exemplo, você pode investir na produção de conteúdo original.

Quando as pessoas começarem a notar sua produção, elas navegarão pelas suas páginas por conta própria e terão mais chances de comprar seu produto.

O marketing de conteúdo também é importante para o pós-compra.Os clientes que compraram uma vez precisam continuar sendo incentivados a fazer novamente. 

É possível fazer isso com e-mail marketing voltado para o direcionamento de ofertas especiais.

Marketing digital: passo a passo de como fazer

Para fazer marketing digital é preciso passar por pelo menos cinco etapas de desenvolvimento: planejamento, identificação da persona, produção e distribuição de conteúdo, e mensuração de resultados.

Planejando a estratégia

O planejamento serve para definir o que vai guiar as estratégias de marketing de conteúdo da empresa.

Reúna sua equipe e troque ideias sobre as necessidades e os objetivos do empreendimento. 

Depois, junte essas informações e pense em como vocês podem atendê-las. Também é importante marcar quais são as funções de cada funcionário para otimizar o trabalho.

Identificando a persona

A persona é uma representação fictícia do cliente ideal da empresa, sendo baseada em informações reais dele.

A ideia desse conceito é fazer um perfil médio que represente todos os consumidores da marca.

A persona serve para basear os próximos passos da estratégia, como anunciar no Google Ads e produzir conteúdo.

Produzindo conteúdo

A produção de conteúdo tem que ser baseada nas necessidades e interesses da persona. Uma dica é ficar atento às principais pesquisas da sua base de clientes. 

Procure, também, pesquisar as palavras-chaves mais populares com ferramentas gratuitas, como o Google Keyword Planner.

O uso de palavras-chaves bastante pesquisadas é decisivo para conseguir um bom posicionamento nos resultados de busca.

Essa é uma das principais estratégias de SEO, que servem para aumentar a relevância das páginas nos buscadores.

Distribuindo conteúdo

A distribuição de conteúdo leva em conta os meios de comunicação mais usados pelos clientes.

No caso do marketing digital, o ideal é manter um blog e criar perfis nas redes sociais mais populares para repercutir o conteúdo postado nele.

Fazer listas de e-mail e enviar newsletters também são práticas indicadas.

Mensurando os resultados

Depois que o conteúdo é postado na internet o trabalho continua, é a hora de acompanhar os resultados.

O impacto do seu marketing de conteúdo deve ser medido de acordo com as métricas que a equipe definiu.

Elas podem ser o número de curtidas, o número de compartilhamentos, a taxa de visitas no site ou o volume de conversões causadas pelo acesso ao conteúdo.

Com esse guia simples você já pode começar a investir em marketing de conteúdo.

Garanta que seus colaboradores sejam capacitados para desenvolver a estratégia e também aposte em ações complementares, como funciona o Facebook Ads.

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