Cozinhar para muitos é uma obrigação, mas para muitos é um ato de amor ou até uma terapia. Mas a verdade é que não importa qual seja a intenção, com o passar do tempo o fogão precisa de uma atenção especial.

Gordura, sujeira e até resto de alimentos acabam causando entupimento tanto das bocas do fogão quanto do forno. Geralmente, os buraquinhos ficam entupidos e impedem a saída da chama.

Sendo assim, é imprescindível que o fogão passe por uma limpeza periódica mais profunda. E caso ocorra o entupimento é necessário saber o que fazer. Para isso, este artigo trouxe algumas dicas valiosas.

 

Mas como saber que o fogão está entupido?

 

Primeiramente, é necessário identificar se o fogão realmente está entupido.

A chama em tom amarelo é o primeiro sinal, geralmente. Outra maneira é sentir que há cheiro com passagem do gás, mas é difícil acender a boca ou o forno.

Portanto, se isso estiver acontecendo é preciso ficar atento e realizar algumas ações simples que podem ajudar a resolver o problema.

 

Como desentupir a boca do fogão?

 

Uma maneira bem simples e fácil de desentupir a boca do fogão é utilizando ótimos produtos de limpeza e realizando uma limpeza mais profunda.

Primeiramente é necessário desligar o gás e retirar as trempes e as bocas do fogão.  Então, é preciso verificar se o local por onde passam as chamas está sujo. Em caso afirmativo é preciso remover toda a sujeira e gordura utilizando uma esponja úmida e um pano seco para secá-la logo depois. Após a limpeza, basta recolocar as trempes e as bocas no lugar.

Caso o problema não se resolva com essa limpeza será necessário ir até uma loja de departamentos ou de utensílios domésticos e comprar uma ferramenta que se assemelha bastante a uma agulha. Elas são específicas para a limpeza de fogões, auxiliando no desentupimento desses orifícios por onde passam a chama.

Para realizar a limpeza, basta inserir a agulha nos orifícios entupidos com cuidado. Faça isso nas trempes e na boca do fogão.

De forma delicada vá limpando e retirando os resíduos existentes e que estejam atrapalhando a passagem do gás. Faça movimentos circulares com a agulha. Depois é só posicionar as peças e acendê-las novamente. Se a chama estiver saindo azul é porque tudo foi removido. Caso seja necessário, repita o procedimento.

 

Como desentupir o forno de fogão?

 

Para desentupir o forno não há como retirar o local e limpar do lado de fora. Portanto, após desligar o gás, é necessário retirar a chapa do fundo do forno para ter acesso aos queimadores.

Após a retirada da chapa, basta utilizar o utensílio semelhante a agulha e inserir nos locais onde as chamas saem e assim desobstruir a passagem

Depois desse processo, basta recolocar a chapa, fechar a porta do forno e acender a chama.

 

Como desentupir o fogão Cooktop?

 

O fogão Cooktop têm se tornado o queridinho de muitos brasileiros e cada vez mais sido encontrado nas cozinhas de todo o país.

O processo de desentupimento do fogão Cooktop também tem início com uma limpeza mais profunda.

Primeiramente, certifique- se se o gás está desligado. Retire todas as bocas.

Use uma esponja bem macia e umedeça-a com detergente e água. Passe a esposa em toda a estrutura do fogão, principalmente nas bocas. Depois é necessário secar bem.

Caso esse processo não resolva o desentupimento, faça como nos processos acima e utilize a agulha para desobstruir a passagem da chama.

 

 

Dicas importantes

 

  • Jamais faça qualquer tipo de limpeza com o fogão quente, isso poderá provocar rachaduras ou danificar a estrutura do fogão;
  • Utilize um espeto de churrasco envolto em um pano de limpeza e faça uma limpeza em todos os cantos e brechas das trempes e bocas. Cuidado com a ponta do espeto para que ela não marque o esmalte ou estrague nada;
  • Sempre use desengordurante e um pano bem limpo.

 

Sempre que for realizar uma limpeza mais pesada, tenha cuidado. Faça sempre com calma, para não arranhar ou marcar o fogão. Além disso, tenha cuidado com o uso da agulha para que ela não fure nada ou estrague.

Lembre-se, se o problema persistir, busque a ajuda de uma assistência técnica especializada em conserto de fogão.