A campanha de natal é, sem dúvidas, uma das mais importantes do ano para qualquer loja, afinal, é uma época onde os consumidores compram mais.

Entre os meses de novembro e dezembro, a maioria dos trabalhadores recebem o 13º salário e muitos tiram férias. 

Isso significa que o poder aquisitivo do cliente é maior, além disso, o Natal é a época dos presentes e todo mundo quer ser presenteado.

Pais, irmãos, tios, avós, amigos e cônjuges querem presentear e buscam oportunidades de compras perfeitas para o Natal. As lojas, sabendo disso, criam promoções imperdíveis e tentadoras para os consumidores.

Pois bem, todas as lojas fazem isso, o que significa que existe uma concorrência grande lá fora, disputando a atenção do cliente e oferecendo uma oportunidade melhor do que a outra.

Se o seu negócio fica fora disso, acaba perdendo a chance de vender e os prejuízos começam a aparecer. 

Portanto, trabalhar em suas campanhas de Natal é uma necessidade, se você quiser ir longe.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do Natal para as lojas e quais ações de marketing você pode trabalhar nesse período. Confira.

Importância do Natal para o varejo

Em primeiro lugar, o Natal é a melhor época de compra para o consumidor brasileiro, e todos os anos, o faturamento das lojas cresce muito em dezembro. Na verdade, novembro já marca esse crescimento.

De acordo com empresas especializadas no assunto, as lojas começam a desfrutar do aumento das vendas natalinas a partir de 15 de novembro até 24 de dezembro.

A procura é tão grande que diferentes setores crescem, como no caso de uma especializada em higienização bancos de carros. Mesmo quem não faz campanha acaba lucrando.

Isso significa que o seu negócio vai vender, mesmo que não invista em nenhum tipo de campanha para isso. 

No entanto, se trabalhar em boas estratégias, mesmo que sejam simples, o faturamento pode ser ainda maior.

Outro ponto que destaca a importância do Natal para as lojas é o fato de que a maioria dos consumidores compra presentes, isso porque todos têm alguém para presentear, diferente do que acontece em datas, como:

  • Dia dos Pais;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia das Crianças.

Além disso, diversos setores podem lucrar nessa época do ano, visto que ela envolve muitas coisas, como a ceia, decoração, viagens para visitar os parentes, férias escolares e assim por diante.

Sem falar no fato de que essa data coincide com o pagamento do décimo terceiro salário, que potencializa ainda mais o poder de compra do consumidor. 

Em outras palavras, as pessoas se sentem ainda mais propensas a comprar, já que estão com dinheiro.

Como falamos, diversos departamentos podem lucrar, mas, sem dúvidas, os que mais se destacam são os eletrodomésticos, moda e acessórios, telefonia, cosméticos e perfumaria e casa e decoração.

Além disso, lojas que vendem decoração de escola e casa para o Natal também lucram, além de supermercados, companhias aéreas, agências de turismo, dentre outras.

Independentemente de qual seja a situação do consumidor, se ele tem algum dinheiro ou meios de adquirir um produto, como cartão de crédito, ele vai comprar, afinal, todos têm alguém para presentear.

Mas para aproveitar todas as oportunidades de vendas que esse período traz, é muito importante saber trabalhar com as campanhas certas. Veja mais sobre isso no próximo tópico.

Como criar boas campanhas de Natal?

Você já sabe que mesmo sem investir em nenhuma estratégia, pode vender mais no final do ano, no entanto, se trabalhar em cima de uma boa campanha, pode vender muito mais. Nesse sentido, as melhores estratégias são:

Sugerir presentes

Uma autoescola para tirar CNH definitiva, uma loja de roupas ou qualquer outra empresa pode criar uma página exclusiva para sugerir presentes aos consumidores.

Essa data é comemorada pela maioria das pessoas, portanto, o público está muito mais suscetível a comprar do que em qualquer outra. Assim sendo, é possível sugerir presentes para todo tipo de pessoa.

Inclusive, esse é o momento ideal para utilizar os dados que coletou sobre seus clientes e fazer sugestões ainda mais assertivas.

Estratégias de captação

Para que sua campanha de Natal traga excelentes resultados, é fundamental gerar leads. Para isso, você pode criar uma landing page para colher informações sobre seus potenciais clientes.

Outra estratégia que funciona bastante são as pop-ups, que podem ser inseridas em páginas estratégicas, como páginas de produtos e home do site. 

Entretanto, para que essas ações funcionem, uma auto elétrica 24 horas precisa oferecer alguma coisa em troca.

Nesse sentido, algumas lojas podem oferecer frete grátis, descontos, parcelamentos, download de conteúdo, dentre outras possibilidades do tipo.

Fazer promoções e sorteios

As promoções e sorteios são ótimas opções de campanha de Natal, visto que os consumidores querem comprar presentes, mas desde que eles se encaixem em seu orçamento.

Por isso, sorteios e promoções podem animar as pessoas e despertar o interesse delas. Essas estratégias podem ser colocadas em prática, tanto no ponto de venda como em outros canais, por exemplo, por e-mail.

Criar campanhas de e-mail marketing

Já que falamos sobre ele, vale a pena criar um tópico porque já que você capturou novos contatos, precisa começar a se relacionar com eles.

Assim sendo, um mês antes do Natal é importante começar a planejar como serão as campanhas. 

Pense em boas segmentações, ofertas, calendário, textos e outros elementos que uma boa campanha de e-mail marketing precisa ter.

Infelizmente, vemos muitas empresas que mandam mensagens de Natal para sua base de contatos sem nenhum tipo de segmentação.

Na verdade, isso é um erro, visto se tratar de uma ação isolada que não se configura como uma verdadeira campanha de Natal. Se você fizer isso, seu negócio será apenas mais um mandando mensagem genérica para o cliente.

Envie e-mails ofertando algo que realmente seja do interesse daquele contato, por exemplo, entrega super rápida, produto X ou Y, frete grátis, entre outros.

Para fazer isso, basta analisar as informações que o lead ofereceu em sua landing page, e não se esqueça de personalizar a mensagem.

Trabalhar ações exclusivas

Você já sabe que o Natal é extremamente importante para as lojas, por isso, deve criar ações exclusivas para essa época do ano.

Por exemplo, você pode criar uma página de ofertas exclusiva, para elencar as condições especiais dos produtos. Também pode oferecer cupons de desconto para os seus clientes em compras acima de X quantia.

Outra possibilidade é criar uma página para atrair clientes que precisam de frete grátis, solicitando uma informação simples deles, como o e-mail.

Não se esqueça de que as campanhas de mídia paga são muito importantes nessa época do ano. 

Por isso, um fabricante de guarda corpo de vidro para escada pode veicular esses anúncios nas redes sociais.

Existem várias opções desse tipo na internet. Você só precisa procurar aquela que mais atenda às necessidades da sua loja e colocar em prática.

Criar uma lista de desejos

Se ainda estiver muito cedo para as pessoas começarem a comprar os presentes, é possível incentivá-las por meio de uma lista de desejos.

Tanto a loja física quanto a loja virtual podem usufruir dessa possibilidade e o cliente vai se lembrar da marca quando o momento chegar.

Quando a data estiver mais próxima, não se esqueça de enviar um e-mail lembrando o lead sobre a lista de desejos que ele criou. Também aproveitou para enviar ofertas similares às que ele marcou.

Decorar a loja

Se você for a um escritório de assessoria contábil, com certeza vai encontrar, pelo menos, um enfeite de Natal. Se você quer entrar no clima, também precisa estar!

Decore sua loja com enfeites natalinos, mas sempre com bom senso, assim, ao entrar no estabelecimento, o consumidor vai se sentir instigado a comprar.

Se você possui uma loja virtual, também pode inserir elementos natalinos nas páginas para destacar a época e as promoções.

Independentemente de o ambiente ser virtual ou não, seu cliente precisa se lembrar de que o Natal está chegando e que já é hora de comprar os presentes.

Conclusão

Sendo assim, uma das épocas mais aguardadas do ano é o Natal, seja pelo seu significado ou para aumentar as vendas de qualquer negócio, como uma casa de rações, o fato é que ele tem uma influência muito grande sobre as pessoas e sobre o comércio.

Se você atua no varejo, precisa se preocupar com o Natal e investir em boas estratégias e campanhas. É assim que vai atrair mais clientes, aumentar as vendas e conquistar lucros impressionantes, que vão fazer sua loja crescer. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.