Mapa dos Sonhos

Todo ser humano tem algum objetivo em sua vida, seja algo muito bem delineado em termos de curto e longo prazo, seja algo mais genérico. Em qualquer caso, o Mapa dos Sonhos é uma ferramenta que pode ajudar e muito nisso tudo.

De fato, a diferença entre um simples “sonho” e um “projeto” pode parecer um detalhe, mas é algo bastante dramático em nossas vidas. Trata-se de você simplesmente ficar desejando algo vago e pouco definido, ou decidir fazer um esforço em prol disso.

Dito de outro modo, é a diferença entre se contentar com a vontade de obter algo, e levantar para fazer um esforço prático no sentido de conquistar o que se deseja. Sem essa distinção muito bem estabelecida, fica difícil seguir adiante.

Isso porque, hoje em dia, ainda é muito comum ver uma confusão nesse sentido. Mas basta imaginarmos o caso de uma empresa de exaustor capela laboratório que queira crescer e atingir objetivos ousados, como ser uma líder de mercado.

Certamente, não vai bastar que seus donos tenham um desejo vago de crescer e ganhar mais dinheiro. Pelo contrário, eles vão precisar sentar e desenvolver todo um Business Plan, ou seja, um Plano de Negócios, colocando tudo no papel.

Depois, vai ser preciso criar argumentos que convençam outras pessoas envolvidas, como eventuais sócios, os próprios diretores, gestores e líderes em geral que trabalham na empresa, pois sem eles, nada será aplicado no dia a dia.

Sem falar em eventuais investidores, que só vão colocar dinheiro nas mãos dos donos de uma empresa se perceberem que ela tem uma clareza muito grande do que precisa fazer para poder crescer e multiplicar essa riqueza de modo sustentável.

Enfim, pode até ser que no caso da nossa vida pessoal a exigência não seja tão grande e tão sistemática. Mas certamente ela também exige uma certa carga de racionalidade, previsibilidade e esforço teórico.

Aliás, outro exemplo seria o do funcionário que deseja crescer, que entra na empresa após fazer um exame clínico ocupacional e precisa ter clareza do que deseja realizar ali dentro. A diferença entre o colaborador que cresce está aí mesmo.

Geralmente, é aquele funcionário que já tinha uma clareza muito grande do que queria logo que entrou na empresa. Ou melhor, logo que entrou no mercado, haja vista que essa clareza, quando realmente existe, tende a ser anterior à contratação.

Por isso é preciso falar sobre propósito e Mapa dos Sonhos, não apenas sobre sonhos vagos. Ou melhor, falar sobre projetos que transformem isso em algo mais palpável, que realmente possa ser buscado e executado por meio de etapas muito claras.

Sobre princípios psicológicos

O exemplo da empresa é bom, porque assim como ela precisa tornar sua missão no mercado algo claro para futuros investidores e colaboradores, nossas expectativas pessoais também precisam ter o poder de convencer, só que a nós mesmos.

Somente esse tipo de esforço e de teorização das metas pessoais é que pode nos dar a força necessária para continuarmos lutando por elas. Na falta disso é que muitos acabam desistindo no meio do caminho, ou nem chegam a buscar o que queriam.

Por exemplo, se o dono da empresa tem que fazer um Plano de Negócios bem detalhado, você também precisa de um currículo diferenciado. Se ele trabalha com foto de eventos e precisa dominar esse segmento, você precisa de cursos na área.

Enfim, há uma correspondência entre as partes envolvidas em um projeto, de modo que não são apenas os empreendedores que precisam de metas e até de métodos, mas os funcionários e pessoas comuns que têm sonhos pessoais também precisam.

Aí é que entra o papel da construção de um Mapa dos Sonhos, que você pode fazer em casa mesmo, sem precisar gastar dinheiro com isso. Inclusive, um dos sonhos pode ser justamente o de abrir uma empresa e empreender.

O mais bacana é justamente o fato de que hoje essa ferramenta já evoluiu tanto, que pode ajudar tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Além disso, pode lidar com metas de curto prazo, mas também de médio e longo prazo.

Sem dizer que seu Mapa dos Sonhos pode ser voltado para conquistas de todos os gêneros, desde objetivos materiais e mais imediatos, como fazer luzes cabelo, até algo como formar uma família ou crescer espiritualmente.

O que é e quando fazer um?

Do que ficou claro até aqui, e como o próprio nome já sugere, o Mapa dos Sonhos nada mais é do que você colocar no papel algo que você quer obter, criando um mapa ou itinerário que leve do ponto atual até a linha de chegada.

Neste sentido, sua simplicidade pode chegar a espantar, ou mesmo a confundir. Mas é assim mesmo, porque, no fundo, o que geralmente faz com que a gente não alcance o que gostaria, é o fato de não buscarmos de modo correto.

Ou seja, nem sempre deixamos de realizar um sonho porque ele é difícil em si mesmo, embora ele possa ser bastante desafiador.

Mas a verdade é que se você não chegou a fazer um mapa desses e estabelecer metas, você não pode dizer que não conseguiu atingir o objetivo, mas sim, que nem sequer tentou.

Portanto, o mapa tem o poder de clarear a questão e tornar tudo muito mais racional. Basta imaginar o caso de uma empresa que descreve o produto que ela quer vender, e a diferença daquela que divulga um banner personalizado com fotos excelentes.

Pare para pensar, qual delas podemos dizer que vai ter um resultado melhor? Certamente, aquela que fez o banner e deu certa materialidade para sua proposta.

Isso quer dizer que todo ser humano tem uma natureza visual apelativa, que vai muito além das simples palavras ou, mais importante ainda, do simples pensamento.

Assim, só de você fazer um Mapa dos Sonhos e colocar tudo no papel, isso já vai gerar um efeito psicológico muito poderoso que começará por mudar totalmente seu mindset. Logo, sua própria mentalidade acerca daquele sonho.

Com isso, você vai começar a perceber uma facilidade muito maior no sentido de superar crenças limitantes, derrubar barreiras que antes pareciam gigantescas e começar a fazer algo prático por seus objetivos mais ousados e valiosos.

Fazendo um Mapa dos Sonhos

Depois de compreender que essa ferramenta tem todo esse poder, o passo seguinte é que a gente queira fazer logo o nosso mapa, o que é natural.

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados no meio do caminho, ou ele pode ficar incompleto e não surtir o efeito desejado. Além disso, não é difícil imaginar o que ocorre quando alguém está se guiando por um mapa errado.

Naturalmente, a pessoa vai acabar no destino errado, isso se não acabar se perdendo e não encontrar chegada nenhuma.

Além disso, é preciso saber dirigir também, assim como quem quer subir e conduzir uma moto necessita da adição categoria a, para não cometer infrações.

Ou seja, cada jogo tem suas regras próprias, sendo que uma fundamental do Mapa dos Sonhos é definir sua categoria, que pode ser uma destas:

  • Vida pessoal;
  • Objetivo familiar;
  • Propósito de saúde;
  • Vida profissional;
  • Objetivo intelectual;
  • Propósito espiritual.

Basicamente, todos os sonhos, desejos, vontades e metas que a gente possa pensar ou querer se enquadram de algum modo nessa lista.

Por exemplo, querer perder uns quilos ou ganhar mais músculo, assim como aprender a tocar um instrumento musical ou falar uma língua nova.

Ou ainda, melhorar seu ambiente de trabalho, instalando uma persiana rolo pronta com base em cromoterapia, como algo que pode melhorar sua atenção diária.

Está tudo aí, na categoria de vida pessoal ou profissional, assim como dentro de objetivos e propósitos mais específicos, tal como predefinido.

Lembrando que colocar em categorias já é uma espécie de organização e de materialização, pois o que antes era apenas uma ideia vaga flutuando no seu pensamento, agora ganhou um nome.

O poder da escrita e das datas

Por fim, não podemos falar de Mapa dos Sonhos sem aprofundar a questão de colocar tudo no papel e estabelecer metas com datas muito claras.

Primeiramente, colocar no papel não é necessariamente escrever à mão, pois pode ser pelo computador ou pelo celular também. Mas é, obrigatoriamente, dar nome a tudo e não apenas tomar nota, mas também ordenar.

Afinal, se você quer colocar como meta manter a casa sempre limpa, isso vai incluir medidas rotineiras como lavar a louça, como também outras esporádicas e sazonais, como fazer higienização de estofados a cada ano ou semestre.

Aí é que entram as datas específicas. Cada passo do seu sonho precisa ter uma data, por exemplo, se for fazer faculdade e você ainda não tem dinheiro, então coloque datas para os trabalhos que fará até ter o dinheiro necessário.

Considerações finais

Depois de ler este texto, fica claro o que é um Mapa dos Sonhos. Mas não apenas isso, pois também aprofundamos em seus conceitos mais característicos.

Além disso, mostramos em detalhes como fazer um Mapa dos Sonhos, por que motivo e quais os pontos que não podem faltar de jeito nenhum.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.