Blog

O blog é uma página que acabou se tornando famosa pelas suas possibilidades de uso, e que atua na mesma base do site principal, além do fato da personalização ser a gosto do administrador.

Podendo ter atualizações frequentes, um blog é uma página virtual da qual servem para uso pessoal, como para relatos de experiências, bem como para âmbitos empresariais, como uma página de conteúdos de uma escola criança

O início deste formato de página surgiu por volta dos anos 90, quando a internet começava a ganhar mais força no meio social, e então os usuários passaram a relatar experiências.

Sejam como diários de viagens ou dicas sobre determinado assunto, a página em seu princípio era denominada como weblog, e foi criada pelo norte americano Jorn Barger.

Barger desenvolveu um sistema que possibilitava aos usuários escreverem sobre o que lhe interessavam, além de compartilhar com os amigos e familiares o link da página para que pudesse ler o conteúdo, inicialmente com foco textual.

Em 1999, este formato de página se tornou uma tendência entre os usuários da internet, fazendo com que mais de uma plataforma para abrigar blogs surgisse e até mesmo a profissão de blogueiro passou a ser respeitada com o passar dos anos.

Com alterações ao longo dos anos 2000, os blogs permitiram que seus usuários inserissem não somente textos como também fotos e, posteriormente, vídeos.

Deste modo, um blog que ensinava sobre pnl programação neurolinguística básico ao avançado não conteria somente com conteúdos escritos, mas também imagens ilustrativas.

De páginas que destacavam uma postagem por vez, até a criação de feeds que poderiam dar a opção do visitante ler o que quisesse, entre outras atualizações, o blog acabou se tornando algo consolidado na internet e bastante valorizado.

Principalmente por tratar de informações importantes dentro dos mais variados assuntos, sendo alguns:

  • Esportes;
  • Culinária;
  • Saúde;
  • Opiniões políticas;
  • Dicas de investimentos;
  • Moda e beleza.

Somado ao fato de que poderiam ter assinantes para acompanhar, caixa de comentários e uma personalização que variava de indivíduo para indivíduo, este formato ainda é bastante utilizado, mesmo com as redes sociais em alta.

Por que investir em um blog?

Tratando-se de conteúdos relevantes para uma empresa atrair ainda mais seus consumidores, o blog é uma das escolhas para este formato de estratégia de marketing digital.

Isso porque, através destas páginas, os conteúdos sobre plataformas para deficientes, podem ser mais aprofundados, e com isso dar uma certa autonomia sobre o assunto no segmento mercadológico do qual a organização atua.

Com um blog, também é possível ter uma redução no orçamento da empresa no que está ligado aos anúncios, devido as plataformas serem em grande parte gratuitas, apenas com alguns recursos pagos, que são de baixo valor.

Além disso, uma companhia acaba ganhando uma maior atenção devido aos seus conteúdos e também as técnicas de SEO que podem ser aplicadas para que as postagens se tornem uma forma de conversão de leads.

Dando por sua vez, um destaque nas plataformas de busca para que outros usuários descubram a empresa e a página quando digitarem a palavra-chave ou termos relacionados a ela.

Como uma busca por fisioterapia domiciliar levar clientes em potencial ao blog de uma clínica que elaborou conteúdos sobre como se aquecer antes de uma sessão de fisioterapia.

Portanto, o blog pode ser uma forma de estabilidade para quem está começando e deseja conquistar consumidores de um modo mais orgânico, mesmo com um baixo orçamento para focar somente em investimentos. 

Dicas para montar um blog

Quando se tem o interesse por algo, ou deseja criar um blog para fins empresariais ou informativos, como uma autoclave cristofoli para dentista, algumas dicas de como criar o seu adequadamente podem ajudar. São elas:

1. Planejamento do conteúdo e das atualizações

A criação e a manutenção de um blog exige um planejamento para que a página funcione, e sempre instiguem os usuários a buscá-la ou esperar pelos novos conteúdos que virão.

Saber o que irá ser falado e a frequência das postagens é importante para que possa haver uma programação e a preparação dos conteúdos, bem como a urgência que cada um deles pode apresentar. 

2. Títulos criativos

Um dos pontos fortes do blog é a possibilidade de criar títulos criativos para os seus conteúdos, especialmente porque eles são uma das primeiras partes da qual o usuário nota quando entra em uma página.

Estando ligada com o formato de linguagem que será usada nos conteúdos, o título deve servir como um cartão para os conteúdos que o blog pode abrigar, sendo o primeiro a instigar o usuário a permanecer na página.

Especialmente se o formato da plataforma permitir que haja um feed em que aparecem as postagens anteriores.

3. Investimento em SEO

Criar conteúdos e destacá-los nos buscadores, sem dúvidas, exige algum conhecimento e experiência em SEO (Search Engine Optimization). Essa estratégia pode contribuir para que o blog seja encontrado com uma maior facilidade.

Logo, ao buscar sobre aula de aromaterapia em uma plataforma de busca, o SEO pode contribuir para que um blog sobre o tema se destaque dentre os demais da página, levando assim, um número maior de usuários a acessá-los.

O SEO é algo que deve ser estudado aos poucos, e assim, quanto melhor entendê-lo, mais fácil se torna para que possa se ter sucesso, utilizando-os até mesmo para a confecção de títulos ou outros conteúdos textuais.

4. Imagens ilustrativas

Um blog não deve ter somente conteúdos em texto, os visuais e até mesmo auditivos acabam contribuindo para que os usuários mantenham um interesse pela página.

Isso porque, em alguns casos, o cotidiano do público que mais costuma consumir esse modelo de conteúdo é corrido, e por isso, imagens e infográficos podem contribuir para que o assunto seja consumido, mas de um modo mais dinâmico.

5. E-mail marketing e redes sociais

O e-mail marketing é uma estratégia bastante utilizada pelos meios comerciais para se criar uma relação com o consumidor, sendo uma oportunidade para se estreitar os laços da relação entre empresa e cliente.

O e-mail marketing pode contribuir com a divulgação do blog, principalmente com os seus conteúdos, que podem até mesmo dar uma exclusividade sobre porta blindex 2 folhas para aqueles que forem assinantes da página.

Já as redes sociais se mostram cada vez mais utilizadas quando se trata de compartilhamento, e ganham espaço dentro do campo online.

O que torna essencial ter uma rede social para conquistar ainda mais o público que deseja ter no blog, e deste modo, aumentar ainda mais o número de tráfego que existe entre as páginas.

Por isso, é importante também entender a linguagem que as redes sociais tem para, se houver uma ligação com o blog, possam se encaixar de uma forma natural que acabe aproximando o usuário.

Com as possibilidades de postagens com links inclusos, ou então no próprio perfil, utilizar as mídias como um apoio para o blog pode ser uma boa alternativa. 

6. Botões para compartilhamento

Instigar os leitores do blog a compartilharem os conteúdos também é uma forma de fazer com que a página cresça e alcance novos públicos, tanto com as possibilidades de serem pelas redes sociais, como por aplicativos de mensagens instantâneas.

Após a criação de um post, algumas plataformas possibilitam até mesmo a opção do administrador deixar quais são as páginas que podem ser compartilhadas, ou então fazer uma ligação direta às redes e canais de comunicação do administrador do blog.

Os botões de compartilhamento servem como uma maneira para que o administrador instigue os seus leitores a divulgarem o conteúdo caso se interessem, podendo haver chamadas na postagem que levem a essas ações. 

Considerações finais

A criação do blog é uma revolução na internet e na indústria, não somente pelo fato de que os usuários pudessem criar e administrar autonomamente uma página sobre algum conteúdo, mas como uma forma de se estabelecer em um nicho mercadológico.

Desde páginas e conteúdos sobre uma desnatadeira industrial até cuidado com cães e gatos convivendo no mesmo espaço, os blogs são ainda uma ferramenta importante dentro do marketing.

Isso porque a sua fama no passado ainda perpetua nos dias atuais, e esse reconhecimento se mostra como uma fonte segura para se converter leads e, ao mesmo tempo, ter uma autoridade dentro do assunto do produto ou serviço vendido.

O blog é um bom investimento para se estabilizar dentro da web, conseguir seguidores, consumidores e também se destacar entre a concorrência com uma maior facilidade na internet, com a ajuda do SEO. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.