produtividade em casa

5 dicas valiosas podem ser o suficiente para aumentar a produtividade do trabalho em home office

Dizem que o ambiente de trabalho pode ser um fator que consegue contribuir com o estresse do profissional. Mas quando a pessoa trabalha no modelo de home office e vive estressada por não conseguir aumentar sua produtividade, existem dois caminhos que podem ser escolhidos para resolver esse quadro.

O primeiro modo é voltar para o trabalho direto na sede. Já o segundo, que pode ser um pouco mais complicado, é conseguir buscar a raiz do problema e resolvê-lo. Mas para fazer isso, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração e algumas perguntas que precisam ser respondidas.

Se perguntar se a pintura presente nos cômodos da casa está contribuindo para elevar seu estresse é uma das primeiras questões que devem ser levantadas e, se for necessário, pintar a casa para melhorar o ambiente, é uma opção que não pode ser descartada.

Principais dicas para aumentar a produtividade no home office

A seguir, será possível conferir algumas outras dicas que certamente conseguirão contribuir para que a produtividade do profissional home office venha a aumentar consideravelmente.

Escute músicas

A primeira dica, que pode auxiliar no aumento de produtividade do profissional home office, é utilizar como uma das suas principais ferramentas de trabalho um fone de ouvido para ouvir suas músicas favoritas que auxiliem a manter a calma. O profissional pode até ser um metaleiro, e dizer que escutar o famoso heavy metal o acalma, mas não é ideal  seguir essa linha de raciocínio. 

Buscar escutar músicas calmas e, se possível, até mesmo melodias que contenham elementos instrumentais, é o melhor a se fazer para aumentar a produtividade no trabalho.

Caso a pessoa não consiga ouvir esse tipo de música, e insista em ouvir um bom rock and roll, também é possível trocar uma canção do Slipknot para um calmo Whitesnake, o famoso Love Metal, que poderá surtir o mesmo efeito.

Busque cronometrar as atividades

Cronometrar atividades pode ser um fator muito interessante para evitar a procrastinação. E mesmo que o profissional tenha toda a disciplina possível, pode haver momentos em que ele se descuide e acabe perdendo o foco vendo algum vídeo no celular, ou, até mesmo, conversando com algum familiar. Então, ao cronometrar as atividades e colocar metas para serem atingidas diariamente, será possível aumentar gradualmente a produtividade.

Descanse devidamente

Descansar é um fator primordial. Existem diversos profissionais que, por pensar que trabalham no conforto de suas casas, não precisam ter uma rotina de descanso. E isso é algo totalmente errado. Já que, ao não ter descanso, os níveis de ansiedade podem se elevar e ocasionar até mesmo em um problema mais sério com o passar do tempo. 

Buscar ter o descanso certo também é uma forma de aumentar a produtividade, afinal, ao não ter o descanso devido, o profissional não conseguirá entregar total desempenho na realização das outras tarefas e, consequentemente, irá ter menos produtividade.

Tente evitar o estresse

Estresse e trabalho são dois elementos que andam lado a lado, e saber lidar com o estresse da maneira correta é uma forma de conseguir aumentar a produtividade também. Afinal, se o estresse não conseguir afetar o profissional, as chances dele diminuir a produtividade por cansaço emocional são baixas.

Siga todas essas dicas

A última dica presente neste conteúdo é seguir todas essas dicas! Afinal, ao colocá-las em prática imediatamente, o profissional conseguirá observar de perto o quão valiosas elas são para conseguir aumentar a produtividade em casa.

As dicas primordiais que devem ser seguidas a todo custo são: manter uma rotina de descanso e cronometrar as atividades. Ao inserir pelo menos essas duas no cotidiano, será possível observar nitidamente o aumento da produtividade do trabalho em home office.