marketing local

Dentro de uma lógica mercadológica, há uma série de desdobramentos estratégicos que as empresas podem assumir na hora de efetivar uma ação de mercado. Nesse caso, o marketing local acaba sendo uma realização nesse meio.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender quais são as vantagens e os porquês das manifestações tão diversas do marketing.

Devido ao mercado estar cada vez mais dinamizado, há uma constante perspectiva de estratégias que acabam precisando ser adotadas.

Nem sempre as empresas têm os mesmos objetivo e características e, por isso mesmo, novas ferramentas acabam surgindo diariamente.

Partindo da lógica digital, há uma variedade bastante grande de possibilidades que aumentam exponencialmente dentro desse ambiente.

Hoje em dia, por exemplo, há uma possibilidade muito grande de se obter facilidades dentro de uma contratação de um Serviço de usinagem pesada.

Isso se dá por conta dos elementos estratégicos e de pesquisa que as empresas vão podendo acessar com o passar do tempo.

Entender, portanto, como dialogar com todos esses elementos pode ser central para o desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing de uma forma geral.

A perspectiva de uma venda de bateria de carro 70 amperes, dentro de uma estratégia bem fundamentada, pode fornecer grandes frutos para essa realização.

Em que consiste o marketing local?

Um dos elementos mais importantes dentro de uma lógica de marketing sempre foi as dinâmicas localizadas de vendas.

No começo dessas relações, isso era muito comum, uma vez que não havia possibilidade de grandes deslocamentos e, também, os comércios eram menores.

Na época, todos sabiam quem era o artesão que melhor fazia determinado tipo de produto e ia até a sua venda. No entanto, hoje em dia, por causa do mundo digital, esses elementos passaram a perder um pouco a razão de ser.

Se um cliente comprar uma bateria de carro 70 amperes, ele pode jogar em um mecanismo de busca e efetuar isso.

Há uma ideia de integração regional muito mais forte nos dias atuais que acaba fazendo com que o abastecimento de certos elementos sejam quase que instantâneos.

Logicamente, isso é apenas uma impressão que a dimensão dos mecanismos digitais trouxeram para as pessoas.

Existe, é claro, uma série de possibilidades importantes dentro desse meio localizado ainda e é preciso seguir com alguns esclarecimentos.

Afinal de contas, as pizzarias ainda entregam aqueles panfletos para a vizinhança, ainda que tenham aplicativos de comida.

Além disso, um serviço de limpeza de telhado de vidro precisa ser contratado dentro de um raio de quilometragem, uma vez que não há como contratar um serviço como esse no Paraná sendo essa prestação do Amazonas.

Nesse caso, ainda há espaço para o marketing local e, portanto, é preciso denominá-lo de uma forma mais incisiva.

Essa é uma estratégia muito utilizada para atrair um público dentro de uma lógica regionalizada ou, até mesmo, de bairro.

Sendo assim, define-se um raio de ação e, com isso, estabelece-se uma série de comunicações para aquele público.

Se a intenção, por exemplo, é vender peças carretas na zona leste de São Paulo, é preciso investir no mobiliário urbano da região.

Marketing local offline

Assumir uma perspectiva de marketing local pode implicar em uma escolha que tem duas fundamentações distintas. A primeira diz respeito ao modelo mais tradicional assumido por essa perspectiva, que é o offline.

Estando presente na vida empresarial desde os primórdios, ela é uma forma de trazer novos clientes em uma lógica de bairro ou região.

Sendo assim, a entrega de panfletos de ótica ou, até mesmo, anúncio de restaurante na rua pode acabar auxiliando nessa estratégia.

Um serviço de day care idoso pode, em grande medida, precisar estar localizado perto de familiares e, por isso mesmo, precisa usar essa dinâmica comunicacional para conseguir dialogar com seu público.

Marketing local online

Pode até parecer estranho que algo tão regionalizado possa se utilizar de elementos tão universalizantes para se comunicar.

No entanto, isso não só é uma possibilidade, como se tornou um imperativo mercadológico dentro dessas áreas.

Saber, nesse sentido, como utilizar algumas ferramentas para realizar essa segmentação de forma localizada pode ser essencial.

Para exemplificar melhor essa questão, basta buscar em um mecanismo de busca por clínica de fisioterapia mais próxima.

Esse ponto é dado a partir de uma segmentação geográfica dentro dos mecanismos de busca que é possibilitada a partir de um elemento de reconhecimento de localidade.

Além disso, é possível utilizar aplicativos que usam essa perspectiva para, por exemplo, fazer anúncios de restaurantes.

Benefícios de se investir em marketing local

O marketing local, como dito anteriormente, é uma ferramenta que possibilita uma série de perspectivas bastante objetivas para as empresas.

Entender a respeito de alguns benefícios que se pode ter a partir disso é essencial. Alguns deles são:

  • Alta segmentação;
  • Criar relacionamento;
  • Aumento de impacto;
  • Amplitude de investimentos.

Logicamente, há uma infinidade de possibilidades que esse tipo de estratégia pode trazer para uma empresa.

Entretanto, é fundamental focar um pouco mais nos elementos citados acima para exemplificar essa relação.

Alta segmentação

Por se tratar de um elemento geográfico bastante significativo, há uma possibilidade bastante grande de criar uma série de segmentações.

Por exemplo, em uma região com um poder aquisitivo maior, dá para anunciar alguns itens mais luxuosos e assim sucessivamente.

Um outro ponto importante está inserido nessa perspectiva geográfica, uma vez que um serviço de automação porta de correr pode ser oferecido dentro do bairro da empresa.

Isso facilita a prestação de serviço e, também, possibilita uma aproximação bastante significativa entre cliente e empresa.

Criar relacionamento

O relacionamento aproximado é um dos elementos mais importantes, sobretudo quando se trata de uma lógica de bairro.

Essa consolidação tem uma fundamentação bastante importante dentro de uma lógica bastante tradicional.

Todo mundo que mora há muito tempo em um bairro sabe o nome do açougueiro ou do farmacêutico da rua. Esse relacionamento pode ser um grande elemento quando o assunto é marketing local offline e online.

Aumento de impacto

O impacto é um fator essencial para a realização de uma boa campanha de marketing, uma vez que é ele que vai fundamentar a percepção do público.

Esse impacto, por sua vez, acaba aumentando por conta de uma série de comunicações que pode ser feita em um pequeno espaço.

Um possível cliente que vê um mobiliário urbano e, depois, tem acesso à empresa na internet pode acabar contratando.

Amplitude de investimentos

Por ser uma lógica consolidada há muito tempo dentro das dinâmicas digitais, o marketing local pode ser considerado uma dinâmica bastante ampla.

Isso significa dizer que ela pode orientar pequenas e grandes empresas em diversas formas de comunicação.

Uma clínica de audiologia, por exemplo, pode contratar um mobiliário urbano para anúncio, uma vez que a empresa é maior.

No entanto, uma padaria também pode efetuar algumas outras estratégias para conseguir obter um bom desempenho de marketing.

Dicas para utilizar o marketing local

Diante de todas essas vantagens, fica difícil não pensar nessa estratégia na hora de começar a fundamentar um negócio local.

Entender, nesse caso, como o marketing local pode ajudar a qualificar essa comunicação acaba sendo essencial.

1. Segmentação geográfica

Esse é um dos pontos mais importantes quando o assunto é a fundamentação do marketing local.

Isso ocorre porque os mecanismos de busca conseguem interagir com as localidades das pessoas para que elas consigam ser contempladas em suas vizinhanças.

Saber utilizar essa segmentação em um raio de atendimento da empresa pode ser muito importante para que esse crescimento seja regionalizado.

2. Construir uma estratégia de comunicação

Diante da vasta quantidade de perspectivas de comunicação que há dentro de uma lógica de marketing localizado, é importante ter em mente como construir uma boa estratégia de comunicação.

Esse aspecto deve passar por uma seleção de mídias que tenham um maior grau de interação com o público especificado pela empresa.

Não há espaço, nesse sentido, para nenhum tipo de generalismo que possa incidir em uma lógica comunicacional raza.

3. Entender o público-alvo

Esse é o ponto mais importante para a manutenção de qualquer lógica de marketing que uma companhia deseja aplicar.

Isso porque é ele que vai receber a mensagem e se tornará um possível cliente dentro de uma lógica comercial.

Saber, dessa forma, qual linguagem utilizar e, também, as mídias de seu consumo diário pode ser fundamental para essa realização.

Considerações finais

Diariamente, uma série de novas estratégias passam a fazer parte do dia a dia das gestões empresariais.

Entender, portanto, como utilizar as ferramentas de marketing em favor do crescimento das marcas é fundamental.

Pensando nisso, o marketing local acaba sendo um elemento que visa regionalizar esse crescimento.

Esse ponto pode se dar através de uma série de perspectivas estratégicas que vão desde a manutenção de uma empresa em um bairro até, em outra medida, limitações do próprio serviço.

Seja como for, é essencial ter em mente seus benefícios e aplicações para obter uma realização bem-feita dentro dessa lógica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.