Se engana quem pensa que o marketing de influência é um conceito criado nos últimos anos, essa é uma ideia consolidada a algum tempo, mas que passava por algumas limitações, entre as décadas de 80 e 90, essa modalidade esteve em alta dentro do mercado, mas se limitava ao uso de celebridades para realizar a divulgação de uma marca. 

Eram usados atores, atrizes, cantores, cantoras, jogadores de futebol, modelos e celebridades em geral para realizarem a divulgação de uma marca ou de um produto como uma cantoneira de ferro, cativando o público e chamando a atenção de uma audiência, afinal, essa é a base do marketing de influência: utilizar a imagem de influenciadores para propagar informações sobre um produto, serviço ou uma marca completa. 

Com o passar do tempo e o grande “boom” da internet, do Instagram e das mídias sociais em geral, esses influenciadores passaram a ser personalidades digitais com um grande número de seguidores, que criam uma base sólida com um público fiel, e com um poder enorme de influenciar a tomada de decisão das pessoas. 

Atualmente, esses influencers se tornaram vitais dentro da sociedade, são eles que ditam o ritmo de consumo e impactam diretamente o sucesso ou fracasso de um produto, no texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre o marketing de influência e essa modalidade que tem se tornado cada vez mais crucial dentro do nosso dia a dia, qual o seu papel no alcance de novos públicos? Como é o seu impacto dentro do próprio marketing? Confira isso e muito mais a seguir!

O que é o marketing de influência e como ele funciona?

O marketing de influência é um conceito que tem ganhado cada vez mais força no mercado nos últimos anos, ele nada mais é, do que uma estratégia que consiste em utilizar um influenciador para realizar a divulgação de uma marca, produto ou serviço, atingindo diretamente a sua audiência e servindo como “garoto propaganda” daquela marca. 

Sabe quando você está passando os stories do seu Instagram e se depara com uma publicidade daquele influenciador digital que você tanto gosta? Isso é exatamente o marketing de influência. Esse termo tem crescido demais nos últimos anos justamente devido à ascensão dos influenciadores digitais dentro da nossa rotina. 

Cada vez mais, essas são figuras presentes dentro do nosso feed e das nossas vidas como um todo, e o seu poder sob o público se torna cada vez mais impactante. Um influenciador possui uma base extremamente sólida de fãs e de pessoas que seguem à risca, tudo aquilo que é falado por essas personalidades, oque caracteriza um grande poder de influência perante ao público. 

Sendo assim, o marketing de influência funciona justamente no princípio de influenciar uma parte da audiência e estabelecer uma conexão de uma marca com um público-alvo específico, se conectando como cabos elétricos contando com a ajuda desses influencers digitais para fazer uma ponte sólida e trazer uma comunicação assertiva e muito mais eficiente. 

Qual o seu impacto na atualidade?

A área de influenciador digital é atualmente, uma das mais populares do Brasil, para se ter uma noção, o país conta com cerca de 500.000 influencers com mais de 10.000 seguidores, isso representa que temos atualmente, mais influenciadores digitais do que engenheiros, dentistas, arquitetos, e temos a mesma quantidade de influencers e médicos. 

Se levarmos em consideração influencers de pequeno porte, com mais de 1.000 seguidores, temos cerca de 13 milhões, o equivalente a 6% da população brasileira, em termos de seguidores, o Brasil é o segundo no mundo todo que mais segue esses influencers, são cerca de 44,3% dos usuários seguem pelo menos um influenciador, ficando atrás apenas da Filipinas (51,4%). 

Em termos de conversão o Brasil fica em primeiro no mundo, o nosso país tupiniquim lidera a lista dos usuários que mais tomaram uma decisão de compra baseado em influenciadores digitais, cerca de 43% já comprou algum produto, contratou um serviço ou virou fã de uma marca simplesmente porque ela foi indicada por algum influencer. 

Também vale ressaltar que 76% dos usuários, em geral, são mais propensos a comprar um produto ou consumir uma marca que foi indicada por um influenciador digital, sendo assim, caso ele recomende algum produto ou serviço, as probabilidades de conversão aumentam consideravelmente. 

Quais são seus benefícios?

Agora que você já entendeu o impacto do marketing de influência através de dados, é hora de separar alguns dos seus principais benefícios e como esse conceito pode fazer com que seu grupo gerador de energia se destaque da concorrência, começando pelo próprio alcance de público. 

O marketing de influência ajuda a alcançar um público muito maior já que a sua empresa entra em contato direto com a audiência construída pelo influenciador digital, mas não só isso, é possível também alcançá-los de forma mais qualificada, afinal, atualmente, o influencer é visto como uma figura de segurança, e atrelar a sua marca juntamente a ele pode ser algo visto sob uma ótica extremamente positiva pelo público. 

Outro ponto é a obtenção de novos leads e a construção da sua própria audiência, ao fechar uma parceria com um influenciador digital, sua marca constrói uma autoridade única dentro do mercado, alcançando novos seguidores, atraindo esse público, gerando leads e ganhando reconhecimento. 

Você também consegue conquistar um bom número de conversões em vendas, como vimos acima, as pessoas tendem a comprar produtos e consumir serviços que foram indicados pelos influenciadores digitais com mais facilidade, sendo assim, a chance de concretizar uma transação aumenta consideravelmente já que a sua marca está sendo divulgada por um rosto já familiar e popular da grande audiência. 

Qual o papel do marketing de influência no alcance de novos públicos?

Com a expansão da internet e o mundo digital se tornando cada vez mais consolidado dentro da nossa realidade, é natural que o hábito de compra dos consumidores acabe passando por algumas transformações.

As pessoas compram cada vez mais produtos dentro da internet, o problema é que, ao mesmo tempo que o acesso às marcas se tornou algo facilitado, agora a concorrência cada vez maior e conquistar a confiança do público tem se tornado uma tarefa relativamente complicada. 

Sendo assim, o marketing de influência aparece justamente para que a empresa conquista uma audiência qualificada, fechando parcerias assertivas e consiga transmitir a mensagem da sua marca usando um rosto de confiança, uma pessoa cativante e que tem a confiança de grande parte do público. 

Como vimos nos dados acima, os influenciadores digitais são cruciais aqui no Brasil tendo uma alta taxa de popularidade e impactando diretamente na rotina das pessoas, isso faz com que, usar essa estratégia acabe sendo tão crucial quanto ter um aquecedor a gás durante o inverno. 

Os hábitos de consumo têm mudado, a geração Z e os millennials estão cada vez mais vinculados a web, usar um influencer que saiba falar com essa audiência, transmitir uma mensagem e divulgar a sua marca não só é visto como um diferencial, mas também aparece como uma missão quase que obrigatória. 

Não existe ninguém melhor para alcançar um público novo e assertivo para a sua marca do que um influenciador digital, que é capaz de influenciar, persuadir, convencer e trazer resultados únicos para qualquer empresa. 

O que achou do texto de hoje? Comente abaixo o que acha sobre o marketing de influência e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!