A personalização tornou-se uma estratégia importante para empresas de setores tão distintos quanto os de eletroeletrônico, detector de metais industrial ou quaisquer outros que buscam criar experiências únicas para seus clientes, aumentando sua fidelidade. 

Na era da tecnologia e das informações, as expectativas do consumidor estão cada vez mais altas, exigindo algo mais personalizado e eficiente. Neste contexto, o tema em questão tornou-se um fator determinante.

A seguir, serão apresentados, não só os principais impactos da personalização na experiência do cliente e como as empresas podem implementar essa estratégia, mas também explicaremos o que é experiência do usuário. Ficou curioso e deseja compreendê-lo melhor? Então, vem com a gente.

O que é UX (experiência do usuário)?

Assim como um corte e dobra de chapas se molda à forma do produto final, o UX (ou experiência do usuário) se preocupa em criar produtos e serviços que sejam úteis, fáceis de usar e que proporcionem uma boa experiência para aqueles que pretendem adquirir algo de seu catálogo. 

O objetivo é criar uma interação positiva, de modo que eles se sintam satisfeitos e tenham possibilidade de retornar em um futuro não muito distante. A área de UX abrange várias disciplinas, como design de interfaces, pesquisa do usuário, arquitetura de informação, usabilidade e acessibilidade, entre outras. 

O principal objetivo é levar facilidade, usabilidade, maior intuição e eficácia, ou seja, entenda essas necessidades e crie um design robusto. Tal detalhe é tão imprescindível quanto uma célula de carga balança para marcas que precisam medir força e carga de um objeto, antes de colocá-la no mercado. 

Quais são suas expectativas? Como eles interagem com os produtos ou serviços? Alguns dos elementos que compõem uma boa experiência do usuário são a usabilidade, a acessibilidade, a performance e o design. 

Ressaltamos que a primeira se refere à facilidade de uso. Já a acessibilidade tem a ver com a capacidade do mesmo ser usado por pessoas com diferentes capacidades e limitações. A performance, como o próprio nome já diz, é a velocidade e eficácia do produto. E, enfim, o design é sua aparência e estilo.

O impacto da personalização na experiência do cliente

Melhorar o engajamento do cliente

Atualmente, com os clientes ainda mais cientes de tudo aquilo que é certo e errado, não há como negar que preocupar-se com cada detalhe é fundamental. Ou seja, certamente, um gestor que insere, no dia a dia, opções de marmita de plástico descartável, sairá na frente da concorrência por conta deste pensamento ambiental. 

No caso da personalização, ela permite que as empresas se conectem com seus clientes de forma mais profunda, criando uma experiência de compra mais envolvente e interessante. 

Ao receber recomendações e sugestões com base em seu histórico de compras e preferências, esse comprador ou compradora se sente mais valorizado. 

Além disso, a equipe de redação e marketing fornecerá conteúdo relevante e personalizado, como newsletters, e-mails de acompanhamento e comunicações em redes sociais, o que ajudará a manter o engajamento.

Aumenta a fidelidade do cliente

Outro detalhe é que, ao oferecer uma experiência de compra personalizada e satisfatória, as empresas moldaram um diálogo mais forte com seus clientes e os incentivará a comprar novamente. 

Dê a eles ofertas exclusivas, descontos e programas de fidelidade, que os recompensam por sua lealdade. Qualquer um de nós gosta deste tipo de afago… e para se diferenciar dos demais, visse essas tendências.

Como implementar a personalização na experiência do cliente

Para implementar a personalização na experiência do cliente, as empresas devem ter em mente alguns pontos importantes. O primeiro passo é conhecer as necessidades e preferências de cada grupo de persona. 

Uma empresa de tanque de encolhimento deve coletar informações, como histórico de compras, comportamento de navegação, localização e preferências de conteúdo, para poder oferecer uma experiência personalizada. Nos dias de hoje, isso é extremamente fácil de ser feito, pois temos softwares moldados, exatamente, para essa função.

Use a tecnologia

A tecnologia é uma aliada importante, até porque, com ela, as empresas se conectam a sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), análise de dados e inteligência artificial para coletar e analisar dados dos clientes e fornecer recomendações personalizadas.

Se há décadas atrás isso era praticamente impossível, devido aos altos custos e demora nessa ‘resposta’, hoje isso mudou. Ao mesmo tempo, não ter tal detalhe em suas estratégias é um erro crucial.

Ofereça opções personalizadas

As empresas devem oferecer aos clientes opções com base nisso que comentamos acima, ou seja, em seu histórico de compras e preferências. Além disso, devem personalizar seus próprios produtos, como roupas e acessórios.

Se pensarmos rápido, podemos trazer um sem número de exemplos de marcas que acertaram em cheio nesse caminho e aumentaram o faturamento em alguns milhões. Que tal você tentar ser o próximo?

Mantenha a privacidade do cliente

As empresas devem garantir a privacidade do cliente ao coletar e armazenar informações pessoais. É importante que os gestores tenham políticas claras a respeito disso, além de obter consentimento explícito dos clientes para coletar e usar seus dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi criada exatamente para isso e, desde que ‘saiu do papel’, já ajudou milhares de pessoas a propagarem segurança e a não terem suas informações distribuídas para criminosos.

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