conversão

O processo de conversão dentro do site nada mais é do que uma ação que o visitante realiza e que o leva a cumprir um objetivo específico, estabelecido pela empresa.

Pode ser a compra de um produto ou serviço, preencher um formulário de contato, baixar o conteúdo, se inscrever para newsletter, entre outras possibilidades.

A taxa de conversão é calculada dividindo o número de visitantes que realizaram a ação desejada pelo total de visitas recebidas. Para alcançar bons resultados, as empresas investem em estratégias para otimizar a taxa de conversão.

São ações fundamentais para o marketing digital, pois conseguem aumentar as vendas, número de leads e engajamento do usuário.

Existem vários recursos que podem ser usados com essa finalidade, como os testes A/B, otimizar o design, melhorar a usabilidade da plataforma, criar boas chamadas para ação, oferecer uma experiência de compra favorável e facilitar a navegação.

Mas muitas marcas começaram a investir na Inteligência Artificial (IA) para melhorar as conversões, e essa tecnologia pode ser muito útil em sites WordPress.

Este artigo vai explicar de que maneira essa tecnologia analisa o comportamento dos visitantes, quais são os principais elementos de uma página para melhorar as conversões e como a Inteligência Artificial personaliza a dinâmica do conto.

Analisando o comportamento dos visitantes com IA

A Inteligência Artificial é capaz de analisar o comportamento dos visitantes em um site para identificar padrões e otimizar as conversões. Para isso, faz uso de facilidades como:

  • Análise de dados;
  • Segmentação da audiência;
  • Recomendações personalizadas;
  • Testes A/B;
  • Análise preditiva;
  • Feedback em tempo real.

A Inteligência Artificial consegue analisar um grande volume de dados de interação dos visitantes, tais como cliques, visualizações de página, tempo de permanência, padrões de navegação e informações demográficas.

Uma loja de conserto microfone iPhone 7 pode usar a capacidade dessa tecnologia para identificar tendências, correlações e padrões de comportamento que ajudam a otimizar a conversão.

O recurso vai segmentar a audiência do site em grupos com características semelhantes, para que a organização personalize a experiência, ofereça conteúdo e ofertas específicas e consiga atender às necessidades e interesses de cada grupo.

Analisando o comportamento passado dos usuários e as características do grupo de segmentação, a Inteligência Artificial também faz recomendações personalizadas de conteúdo, produtos e serviços que conseguem chamar a atenção das pessoas.

Isso acaba por aumentar a relevância do site para os usuários, além de aumentar as chances de conversão. É uma tecnologia que consegue até mesmo melhorar os testes A/B, automatizando o processo de criação, execução e análise dos testes.

Com isso, fica muito mais fácil avaliar variações de elementos na página, como layout, cores, chamadas para ação (CTA), conteúdo, entre outros elementos que precisam ser assertivos para gerar versões.

Se muitas pessoas estão procurando informações sobre limpeza de fachada preço , um fabricante de produtos de limpeza vai fazer as alterações necessárias para aproveitar as oportunidades de conversão.

Isso é feito com base nos dados de comportamento dos usuários, que ajuda a tomar medidas proativas para melhorar a experiência e evitar problemas.

Além de tudo isso, a Inteligência Artificial fornece feedback em tempo real sobre o desempenho do site e mostra quais são as oportunidades de otimização.

Com isso, a empresa consegue compreender tendências emergentes, problemas potenciais ou oportunidades de melhoria, de acordo com dados recentes dos visitantes.

Elementos que podem ser otimizados

A Inteligência Artificial é muito útil para identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões que vão maximizar o impacto das páginas. Entre os elementos que ela consegue melhorar estão:

  • Títulos e descrições;
  • Layout e design;
  • Chamadas para ação;
  • Conteúdo;
  • Velocidade de carregamento;
  • Testemunhos;
  • Personalização.

Os títulos e descrições de uma página são muito importantes para atrair visitantes e fazem parte das estratégias de otimização para mecanismos de busca.

Uma ferramenta de Inteligência Artificial usada por uma empresa de reforma residencial pode analisar dados de desempenho passados e tendências de pesquisa para sugerir títulos e descrições atrativos e relevantes para receber mais cliques.

Essa tecnologia também consegue analisar dados de interação dos usuários, como mapas de calor e análise de cliques, para saber quais são os padrões de comportamento e os ajustes no layout e no design que melhoram a usabilidade.

Dentro do site institucional, as chamadas para ação são essenciais, pois direcionam o usuário a realizar uma ação esperada, como comprar um produto.

Com a ajuda da Inteligência Artificial, é possível analisar o desempenho desse recurso e sugerir variações persuasivas e eficazes para aumentar as conversões.

Assim como as chamadas, o conteúdo também é indispensável, pois se encarrega de comunicar a mensagem da marca e aumentar o engajamento do usuário.

Com a IA, um fabricante de cortina romana sob medida pode analisar o conteúdo existente para identificar oportunidades de otimização, como personalização dos materiais, de acordo com as preferências e interesses dos visitantes.

No que diz respeito à velocidade de carregamento, é algo que influencia a experiência do usuário e as taxas de conversão. Por essa razão, é importante usar a Inteligência Artificial para otimizar o desempenho.

O recurso pode fazer isso ao comprimir imagens e minimizar elementos desnecessários que tornam o site mais pesado.

Testemunhos de clientes e provas sociais são essenciais para conquistar a confiança e a credibilidade dos usuários, além de influenciarem a decisão de compra.

Tendo isso em mente, é muito importante analisar o impacto dos testemunhos e da prova social nas taxas de conversão para descobrir maneiras de destacar os elementos com mais eficácia, e a Inteligência Artificial ajuda nesse sentido.

Conteúdos personalizados e que atendem às preferências e comportamentos dos visitantes também aumentam as conversões, por isso, a organização precisa compreender um pouco mais sobre essas pessoas.

Com a ajuda da IA, uma academia com aula de crossfit para iniciantes pode analisar dados de comportamento dos usuários e segmentar os visitantes em grupos com características semelhantes, assim, vai personalizar suas páginas.

O papel da IA na personalização de conteúdo

A Inteligência Artificial tem um papel muito importante na personalização de conteúdo dentro do site, assim, ele pode ser adaptado às preferências individuais dos usuários e aumentar as chances de conversão.

Essa tecnologia analisa dados de comportamento dos visitantes, como cliques, visualizações de página, tempo gasto em cada página e histórico de navegação, para entender as preferências e interesses.

A partir dessa análise, fica mais fácil identificar padrões de comportamento e sugerir materiais relevantes e personalizados para os visitantes.

Ela também utiliza a análise de dados de comportamento para segmentar os usuários em grupos com interesses e características semelhantes.

O objetivo é permitir que as empresas, como um espaço de locação coworking sala individual , possam personalizar seu conteúdo, de acordo com o signo da audiência para proporcionar uma experiência relevante e envolvente.

As preferências individuais e as características do grupo de segmentação também são usadas pela IA para recomendar conteúdo, produtos e serviços que são mais propensos a chamar a atenção e atrair o interesse dos visitantes.

É algo primordial para aumentar a relevância da plataforma entre os usuários e aumentar as chances de conversão.

Outra facilidade é que a ferramenta pode fornecer feedback em tempo real sobre o desempenho dos materiais personalizados e mostrar para a marca quais são as oportunidades de otimização.

Desse modo, o negócio vai ajustar rapidamente sua estratégia, de acordo com as preferências do usuário e melhorar continuamente sua experiência.

Como falado anteriormente, uma clínica com enfermeira 24 horas pode usar a Inteligência Artificial para realizar testes relacionados à personalização do conteúdo.

Com esse recurso, é possível automatizar a criação, execução e análise de testes A/B, para testar diferentes variações e determinar qual tipo de conteúdo é mais eficaz para gerar engajamento e conversão.

Além do mais, essa tecnologia consegue aprender e se adaptar continuamente, levando em conta o comportamento e as interações dos visitantes. Ela consegue refinar as recomendações e personalizar para que o engajamento seja muito maior.

Uma empresa de cuidador de idoso precisa de um público engajado no site institucional para fazer boas conversões, e nada melhor do que usar a Inteligência Artificial para que a experiência dos usuários seja relevante como um todo.

Considerações finais

O uso de Inteligência Artificial para aumentar as conversões é uma estratégia inovadora e que consegue maximizar o engajamento e as estratégias de marketing digital.

Isso porque a tecnologia consegue personalizar o conteúdo, segmentar a audiência de maneira precisa e otimizar as estratégias de conversão.

Desse modo, fica muito mais fácil para as empresas alcançar resultados significativos e ainda crescer sua receita. Mais do que isso, é um ótimo recurso para conquistar clientes fiéis e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.