COMUNICAÇÃO

Estabelecer um perfil organizacional de diálogo entre todos os setores pode ser um fator bastante importante, mas se levanta como um desafio dentro das dinâmicas remotas. Por essa razão, é fundamental entender como orientar uma comunicação eficaz dentro de todos esses padrões.

O mundo corporativo tem mudado cada vez mais, orientando, assim, uma série de dinâmicas que são determinantes para o crescimento das empresas, sobretudo dentro de uma lógica administrativa, seja do ponto de vista de recursos humanos ou financeiro.

Esses são aspectos que precisam ser levados em consideração sempre que possível, uma vez que não há como pensar em, por exemplo, estabelecer uma comunicação com o mercado sem que haja uma saúde dos investimentos.

Sendo assim, para que uma assistência técnica que trabalha com conserto de TV AOC consiga se impor no mercado, é essencial que haja uma percepção a respeito de todos esses fatores, tornando, assim, a comunicação mais estratégica.

Saber lidar com todos esses pontos pode ser importante e, por conta disso, a comunicação acaba sendo um dos pilares, tanto do ponto de vista internos, externos ou, até mesmo, dentro do próprio mercado.

Embora a comunicação seja um padrão de percepção animal e elaborada de forma mais estruturada pelos seres humanos, é essencial pensar nela de uma forma técnica e que consiga lidar com todos os desdobramentos das demandas de mercado.

Só assim será possível orientar um crescimento que consiga lidar com todos os elementos necessários para que haja uma comunicação bastante acentuada com o segmento de mercado que se pretende atuar.

Comunicação empresarial e seus tipos

De uma forma geral, a comunicação empresarial é um dos elementos determinante para que haja uma unidade de ação no mercado e, também, uma percepção de consumo cada vez mais qualificada dentro dessas instâncias.

Por esse motivo, seja do ponto de vista do marketing ou de uma lógica administrativa, não há como estruturar nenhum tipo de lógica informativa sem que ela seja clara o suficiente para que todos os receptores consigam compreender a mensagem.

Desta maneira, é possível pensar em três elementos que são fundamentais dentro da comunicação empresarial, são elas as comunicações: comerciais, institucionais e administrativas.

Supondo que uma empresa especializada em projeto de SPDA pronto esteja buscando alguma orientação para elevar a percepção do público, ela, certamente, irá basear uma estratégia de marketing para que isso ocorra, sendo esse o padrão comercial da comunicação.

Esse é um elemento bastante utilizado para a fundamentação de serviços ou produtos para os clientes, fazendo com que eles entendam aquele elemento como uma resposta para seus problemas ou que haja uma perspectiva de atração.

Já a comunicação institucional tem relação com elementos que valorizam uma marca, podendo lidar com causas e uma série de outros fatores que vão mostrar os valores de uma empresa dentro de um mercado.

Essa é uma forma de entender que uma clínica especializada em laudo PPRA e PCMSO pode elevar sua credibilidade demonstrando a excelência de seus serviços, mas com um foco institucional.

O último elemento comunicacional acaba sendo um dos fatores mais importantes para garantir que haja um clima organizacional bem estabelecido dentro da empresa, seja sob uma lógica de informações ou de produtividade.

A comunicação administrativa é, portanto, um método que tem como objetivo o envio de mensagens internas na empresa, criando uma dinâmica que pode ser pensada através de e-mails, painéis ou, até mesmo, em reuniões.

Esses são pontos fundamentais que podem fazer com que uma produtora de vídeo consiga convencer seus funcionários a buscarem uma qualificação em um curso de dublagem online .

Saber, portanto, lidar com todos esses mecanismos comunicacionais dentro das empresas pode fazer toda a diferença, tanto do ponto de vista da venda, da percepção de marca e do ambiente organizacional.

Comunicação administrativa e trabalho remoto

Com o avanço das tecnologias e devido aos contextos pandêmicos, tornou-se cada vez mais comum as empresas adotarem os modelos de home office ou híbrido, o que coloca a gestão sob uma nova lógica de comunicação.

Esses elementos remotos podem ser muito importantes para descentralizar equipes e, também, trazer mais autonomia para os funcionários.

No entanto, alguns desafios podem surgir dentro dessas gestões, uma vez que a ideia de comunicação administrativa sempre foi pensada dentro de uma dinâmica local.

Logicamente, já existiam empresas que precisavam lidar com equipes descentralizadas, como é o caso de engenheiros de som especializados em mixagem e masterização em estúdio gravação áudio que precisava recorrer a outras localidades para exercer seus trabalhos.

Contudo, a partir dessas novas dinâmicas, tornou-se bastante evidente a necessidade de lidar com alguns desses aspectos de forma cada vez mais ampla.

Desafios das equipes remotas

De uma forma geral, as equipes remotas podem apresentar alguns desafios, principalmente por conta da distância e de, muitas vezes, haver um descompasso do ponto de vista produtivo, o que precisa ser superado a partir de uma gestão, garantindo uma unidade de ação.

Esses são mecanismos que precisam ser levados em consideração, uma vez que os meios de comunicação da empresa precisam ser acessíveis e diretos para que, assim, não haja nenhum tipo de interpretação equivocada dos elementos mencionados.

De um ponto de vista de trabalho local, uma empresa que trabalha oferecendo serviços de organizador de festa de casamento pode, em grande medida, reunir a equipe e, assim, elaborar uma série de planos de ação que serão feitos naquele local.

Para que isso ocorra de forma remota, é preciso que se supere ruídos de comunicação e, mais do que isso, que haja uma dinâmica padronizada que consiga lidar com a uniformização da recepção dessas mensagens.

Desta forma, evita-se alguns desgastes como uma comunicação que precisa ser enviada diversas vezes para os membros daquelas equipes.

Ferramentas que podem ajudar

Logicamente, o mundo digital consegue apresentar uma série de respostas que são determinantes para o andamento dos processos empresariais, o que é uma verdade, também, dentro das perspectivas de gestão de equipes remotas.

Nesse caso, há uma série de redes sociais internas que podem fazer parte desses contextos, elaborando, assim, canais diversos para lidar com as mais diversas equipes e, também, dentro de uma lógica de assuntos.

Supondo que uma agencia de eventos empresariais adotou o modelo de gestão remota, é possível que ela adote algumas plataformas para ajudar nos fluxos diários de trabalhos. Algumas delas são:

  • Redes internas;
  • Agenda;
  • Plataformas de chamada de vídeo;
  • Ferramentas de análises de clima organizacional.

Todos esses elementos podem contribuir de forma bastante decisiva na hora de se pensar em uma gestão mais assertiva do ponto de vista de uma dinâmica remota.

Saber lidar com todos esses pontos deve ser um fator trazido pelos gestores e, mais do que isso, assimilados pelas equipes.

Como manter a equipe engajada?

Apesar do home office ser o modelo do momento, conseguindo mitigar uma série de elementos que ocorrem no modelo presencial, ele, também, apresenta alguns receios importantes que precisam ser levados em consideração.

Nesse caso, é muito comum que os gestores tenham algumas ressalvas quanto às distrações que podem aparecer no ambiente doméstico, mas é preciso que haja uma perspectiva que consiga lidar com essa realidade de forma mais ampla.

Desta forma, é muito comum que as empresas deem alguns benefícios como auxílio home office para que as pessoas comprem uma mesa de escritório e tenham um canto para trabalhar, garantindo, assim, um maior foco nesse sentido.

Além disso, é preciso que haja uma dinâmica de onboarding bem elaborada com os funcionários, sendo um elemento importante para que haja uma espécie de período para se habituar aos mecanismos de gestão digital.

Um outro fator, também, pode ser a cobrança pelo trabalho exercido, o que, de uma forma mais ampla, acaba incidindo em uma dinâmica mais produtiva, uma vez que o tempo de trabalho precisa dar conta de todas aquelas demandas que vão surgindo.

É preciso, também, evitar reuniões desnecessárias e saber o momento certo de lidar com uma comunicação geral ou feedback personalizado, garantindo, assim, que haja uma perspectiva de maior engajamento no trabalho sem muitas distrações.

Dicas para uma boa comunicação

Baseando-se em todos esses fatores, é importante entender como algumas posturas podem fazer a diferença na hora de se pensar em uma estrutura de gestão remotas de equipes. Algumas dicas que podem ser seguidas são:

  1. Comunicação clara;
  2. Política de feedbacks;
  3. Priorização da equipe;
  4. Redução de ruídos nos canais;
  5. Escolha de plataformas interativas;
  6. Evitar reuniões desnecessárias;
  7. Ouvir a equipe.

Esses são elementos determinantes para manter uma lógica de comunicação institucional que consiga lidar de forma mais ampla com esses aspectos.

Por isso, é determinante pensar em todos esses elementos para que, assim, haja uma resolução bem elaborada a respeito dos rumos de uma gestão remota de equipes.

Considerações finais

Partindo das perspectivas digitais, o home office se tornou um fator bastante comum no mercado de trabalho nos dias de hoje e, por isso, é preciso entender como elaborar uma dinâmica comunicacional dentro dessas instâncias.

Há uma série de desafios que são propostos por esse elemento, o que torna as ferramentas os fatores decisivos para superar alguns deles.

Saber lidar, portanto, com uma equipe de forma remota é, sobretudo, entender como manter uma comunicação que irá garantir uma unidade de ação da equipe.

Ao estabelecer um objetivo comum a todos os membros, é muito provável que aquelas perspectivas consigam se desdobrar em resultados importantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.