Marketing digital

Marketing digital é um conjunto de estratégias realizadas na internet para divulgar uma marca, seus produtos e serviços.

Sendo assim, qualquer atividade que uma organização ou o profissional exerce online, tendo como objetivo atrair negócios, criar relacionamentos e desenvolver a identidade da empresa, é considerado marketing digital.

Pensar que estamos falando de estratégias trabalhadas na internet pode parecer muito simples de compreender, mas o marketing digital também pode ser algo muito subjetivo, portanto, ele é muito abrangente.

Muitos empreendedores e gestores se preocupam se todas as ações que realizam na web são de fato marketing digital. Outros querem saber quais são as melhores estratégias e ao mesmo tempo como podem aproveitar o máximo dessas ações.

Mas, independentemente de qual seja o interesse e o objetivo de cada um ao trabalhar essa prática, o fato é que investir em marketing digital se tornou essencial para o crescimento de qualquer negócio.

Compreender esse assunto é fundamental para fazer a divulgação da marca em alcançar os resultados propostos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é marketing digital e dar alguns motivos para utilizá-lo. Acompanhe.

Entenda o conceito de marketing digital

De maneira resumida, o marketing digital nada mais é do que a promoção de produtos e serviços, bem como de suas marcas, por meio dos canais digitais.

Hoje em dia, é considerado como o principal meio de divulgação e comunicação entre empresa e público, de maneira totalmente direta, personalizada e no momento mais propício.

Quando uma empresa terceirizada de limpeza investe em marketing, trabalha com um processo social por onde grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades, por meio da oferta e negociação de produtos e serviços.

Só que existem várias maneiras de fazer isso e elas passaram por muitas mudanças ao longo do tempo. Hoje em dia, nenhum negócio consegue prevalecer se ignorar o papel da internet na divulgação das companhias.

Justamente, por isso, ele se tornou a principal maneira de fazer e conceituar marketing, e se refere a todos os esforços realizados no ambiente digital. 

A divulgação acontece por meio de diferentes plataformas, como:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes Sociais;
  • E-mail;
  • Plataformas de busca.

Esses e outros canais são usados para levar a marca ao conhecimento do público e solucionar suas dores e necessidades.

Um dos maiores benefícios do marketing digital é o fato de ser extremamente flexível, e portanto, pode ser usado pelos mais variados tipos de empresas, como comércio, indústria, universidade e até mesmo igrejas.

Ele também envolve fatores culturais, geográficos, psicológicos e outras características para direcionar melhor as estratégias e assim facilitar a promoção e a venda.

Tudo isso está plenamente ao alcance do gestor, uma vez que as lavanderias por kilo podem fazer o que estiver ao seu alcance, com os meios que possuem e mesmo assim encontrar excelentes oportunidades.

Por meio de estratégias bem planejadas e orientadas, qualquer corporação consegue aumentar sua rede, fortalecer a própria marca e melhorar suas vendas.

Sem falar no fato de que as estratégias digitais são extremamente fáceis de mensurar, portanto, permite ao empreendedor estar sempre atento em relação ao retorno sobre os investimentos, evitando prejuízos e problemas.

Principais conceitos do marketing digital

Para entender melhor a dinâmica de funcionamento das estratégias de marketing realizadas pela internet, é necessário conhecer alguns de seus principais conceitos.

Um deles é a persona, um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal de uma marca, reunindo características como idade, profissão, escolaridade, estado civil, gênero, problemas, necessidades, sonhos e assim por diante.

A persona é baseada em informações reais do público e dos clientes que já compram com o negócio, e seu propósito é melhorar as estratégias de marketing, uma vez que todas elas serão direcionadas para esse perfil de cliente.

Outro conceito muito importante que uma empresa de box de blindex fume precisa entender são os leads. Leads são potenciais clientes, ou seja, pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse genuíno nos produtos e serviços.

Uma forma de identificar esse interesse é quando o visitante do site da empresa preenche um formulário de contato em troca de algum material.

O funil de vendas é outra estratégia de marketing muito conhecida e representa toda a jornada de compra pela qual o consumidor passa, desde o momento em que conhece seu problema até a compra da solução.

Landing page, também conhecida como página de captura, é uma página criada para capturar leads. Ela possui menos elementos do que uma página comum, faz uma oferta para o público e em troca solicita algumas informações.

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias orgânicas de marketing digital, que fazem com que a página apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, sem que para isso seja necessário investir em anúncios.

Uma empresa de limpeza de colchão precisa trabalhar com o uso de CTA (Call To Action), um recurso utilizado ao término de um conteúdo e que convida o usuário a realizar uma ação, como baixar o material ou solicitar um orçamento.

Por fim, temos o fluxo de nutrição, que nada mais é do que o relacionamento que uma empresa estabelece com seus potenciais clientes, a fim de nutri-los para que estejam prontos para o momento da compra.

Vantagens do marketing digital

Existem muitos motivos para uma empresa investir em marketing digital, pois além de ser uma necessidade, traz muitos benefícios, como:

  1. Fácil análise e mensuração

A primeira vantagem é que também representa um grande diferencial no marketing digital é a fácil análise e mensuração das estratégias.

Lá atrás, mais precisamente na década de 1960, existiam um pouquíssimos métodos para medir a efetividade de uma estratégia de marketing ou de uma campanha publicitária.

Até a chegada da internet, as companhias gastaram muito dinheiro, mas hoje em dia, uma empresa de dimensionamento camara fria consegue obter dados com facilidade e analisá-los também.

Consequentemente, melhora-se muito o retorno sobre os investimentos e a corporação consegue diminuir o custo de aquisição de clientes.

  1. Estratégias direcionadas

Quando o novo empreendedor começa a investir em marketing digital, logo acredita que vai impactar uma grande quantidade de pessoas.

É totalmente possível alcançar uma grande quantidade de usuários, mas a grande pegada do marketing digital é que ele vai impactar as pessoas certas, ou seja, consumidores que realmente precisam e se interessam pelos seus produtos e serviços.

Ser assertivo nas estratégias de comunicação, além de trazer resultados muito melhores, também ajuda a economizar, pois uma gráfica de impressão jato de tinta mimaki não vai mais perder tempo e dinheiro com quem não se interessa.

Isso é benéfico também porque ajuda a corporação a entender melhor o seu público, fazendo dela uma especialista na hora de conquistá-lo.

  1. Promove a interação

O marketing na internet é cada vez mais adotado pelas empresas e está substituindo o marketing tradicional porque possibilita e promove a interação entre marca e consumidor.

Ele mudou totalmente o foco das empresas que deixaram de ser o produto em si para se tornar o usuário e sua experiência dentro da jornada de compra.

A marca faz campanhas, investe em ações e divulga publicações que podem ser comentadas pelos usuários, portanto, estimulam a interação e o compartilhamento.

Aliás, quando uma pessoa compartilha um conteúdo com dicas de acessórios de churrasqueira área de lazer, é como se estivesse indicando aquela empresa para pessoas do seu círculo social.

Isso acaba por fortalecer a propaganda boca a boca, a mais poderosa, porém a mais difícil de conquistar. Mas, com as estratégias de marketing digital certas, principalmente por meio das redes sociais, ser indicado é questão de tempo.

  1. Aumenta as oportunidades

Por fim, mas não menos importante, o marketing digital também tem como característica o fato de diminuir a distância entre as pessoas e as organizações.

Tanto é que até mesmo uma pequena loja de bairro, ao abrir uma plataforma de vendas na internet, pode vender para pessoas do mundo todo.

Ela pode caprichar no visual do estabelecimento fixo, por meio de ACM 3D para fachada e assim atrair a atenção das pessoas, mas ao mesmo tempo criar campanhas de marketing que vão alcançar consumidores de outras partes.

Em linhas gerais, assim como seu negócio consegue vender para o mundo todo, também consegue anunciar para o mundo todo, o que significa mais oportunidades de vendas.

Considerações finais

Sendo assim, o marketing digital mudou completamente a maneira como as companhias divulgam sua marca, produtos e serviços.

Estar na internet não é mais uma tendência, mas sim, uma necessidade e é fundamental saber escolher as estratégias certas e direcioná-las para o público do negócio, e com isso obter um excelente retorno sobre os investimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.