A disponibilização de uma ampla gama de formas de pagamento é capaz de influenciar diretamente no desempenho de uma empresa, pois facilita o alcance de um público mais abrangente e de maiores oportunidades de vendas.  

 

Afinal, todos os negócios já passaram por alguma situação em que os consumidores não dispunham do dinheiro físico e não tinham outra forma de concluir a transação. 

Isso não somente causa um impacto negativo na experiência de compra, como ainda compromete a efetuação de novas vendas e a conquista das metas.  

No entanto, esse problema deixou de ser um foco de preocupação tão grande, devido ao desenvolvimento tecnológico e o barateamento dos custos de contratação e manutenção de uma máquina de cartão de crédito e débito.  

Isso porque, o sistema de pagamento eletrônico além de permitir uma variedade maior nas formas de recebimento, também torna essas operações mais seguras e ainda apresenta uma grande quantidade de vantagens que são essenciais para o crescimento dos negócios. 

Como a maquininha de cartão pode beneficiar os negócios 

As formas de pagamento disponibilizadas por um empreendimento são fundamentais para os resultados ao final do mês e para o alcance de metas e objetivos financeiros de uma empresa, seja em um negócio físico ou virtual.  

E isso se dá porque a transação financeira e a segurança desse estágio da compra são determinantes para fazer com que o cliente finalize ou desista do investimento. 

Por isso, é fundamental se livrar de todas as complicações e burocracias que possam ser um empecilho na finalização da transação financeira. 

E uma das melhores formas de fazer isso é investindo na contratação de uma máquina de cartão de crédito ou débito. 

Isso porque, além de solucionar os problemas com a falta de praticidade dos clientes terem que carregar dinheiro, essa ferramenta digital também viabiliza vantagens para as empresas, como: 

  1. Maior número de vendas 

A máquina de cartão é uma boa forma de flexibilizar as opções de pagamento de um comércio. 

Isso porque, além de disponibilizar a opção do recebimento em crédito ou débito, também oferece a possibilidade de diversas formas de parcelamento, o que acaba sendo ainda mais vantajoso para os clientes. 

Deste modo, as empresas acabam incentivando o aumento do número de vendas, conseguindo faturar, inclusive, com aquelas compras mais impulsivas. 

  1. Menos inadimplência 

As taxas de inadimplência em relação a compras por meio do cartão de crédito estão em pleno declínio, batendo os menores índices desde 2011. 

Além do mais, de acordo com o Banco Central, as transações sem juros aumentaram cerca de 40,5% apenas em junho deste ano.  

Isso mostra que os brasileiros estão utilizando o cartão com mais prudência e com maior frequência também. Uma grande vantagem para as empresas que adotam a máquina de cartão, pois reduz as taxas de inadimplência dessas instituições. 

  1. Melhor fidelização dos clientes 

Além de impedir que os seus consumidores migrem para empresas competidoras que já investem nessa tecnologia, a disponibilização dessa forma de pagamento pode ajudar com o processo de fidelização dos clientes. 

Isso porque, o próprio aparelho digital pode auxiliar no oferecimento de descontos e benefícios para aqueles consumidores mais fiéis ao estabelecimento, tornando as novas compras mais interessantes para o público e fazendo-os voltar para a sua loja.  

  1. Maior segurança 

Manter grandes quantidades de dinheiro no estabelecimento pode ser bastante perigoso, principalmente nos casos de micro e pequenos negócios que não possuem sistemas de segurança reforçados.  

 

Por isso, a máquininha pode apresentar uma vantagem importante, pois impede que o vendedor tenha a possibilidade de perder os pagamentos conquistados durante o dia e ainda evita os problemas com a falta de troco ou a perda de dinheiro relacionado.

Importância da transformação digital e da integração entre loja física e online 

Em conjunto com todos esses benefícios, a maquininha de cartão de crédito é crucial para facilitar a integração entre as vendas virtuais e físicas, melhorando muito o desempenho dos comércios. 

 

E isso é tão importante porque, com o avanço da internet, o comportamento de compra dos consumidores tem se alterado.  

 

Assim, enquanto a loja física representa uma experiência diferenciada, a loja online permite uma pesquisa mais abrangente de produtos e oferece mais praticidade para os clientes, fazendo com que essa integração seja ainda mais importante para as empresas. 

 

Deste modo, a união entre as vendas online e o comércio físico é capaz de: 

 

  • Expandir a base de clientes; 
  • Melhorar o relacionamento com o público; 
  • Aumentar a fidelização dos consumidores; 
  • Facilitar a decisão de compras; 
  • Diminui a desistência das compras. 

 

Neste contexto, a máquina de cartão de crédito ou débito pode ser muito útil, pois permite a realização da compra online com a retirada na loja física, reduzindo os custos com o frete. 

 

Além disso, quando o cliente vai até a loja para retirar uma mercadoria, ele pode acabar se interessando por outros produtos e comprando mais itens. 

 

A maquininha pode auxiliar até no processo de troca de produtos, principalmente em relação a presentes. Pois, facilita o abatimento de valores excedentes, otimizando o tempo do cliente e tornando-o mais satisfeito com a empresa.  

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.