Para grande parte dos brasileiros passar em um concurso público é a realização de um sonho, afinal, a partir do momento em que aquela pessoa se torna servidora pública, ela alcança alguns quesitos cruciais na sua carreira: estabilidade, boa remuneração e a satisfação de trabalhar em um local seguro e com margem para crescimento. 

Com tantos empregos instáveis aqui no Brasil e muitos trabalhadores não sabendo se estão empregados no dia de amanhã, além de uma baixa faixa salarial e uma remuneração não compatível com o mercado, os concursos públicos aparecem para sanar essas necessidades, apresentando ótimos salários acima do mercado e uma boa estabilidade e segurança para o funcionário. 

Aqui no Brasil nós temos cerca de 560 mil servidores em atividade, e no ano de 2023 vão ser criados mais 58.867 vagas para concursos públicos, ou seja, oportunidade não vai faltar! Mas quem é concursado ou deseja entrar nesse ramo sabe que a tarefa está longe de ser simples, não é como pegar uma broca para aço e sair furando tudo, muito pelo contrário, é preciso muito esforço, dedicação e estudos para que tudo dê certo.

Os concursos públicos são feitos através de provas, e se você quiser garantir uma vaguinha é preciso estar muito bem preparado para elas, pensando nisso, no texto de hoje separamos algumas dicas de como estudar para concursos públicos e conseguir ter sucesso mesmo com uma alta concorrência, bora conferir? Então vamos lá!

Defina o concurso e trace objetivos claros

Como vimos acima, existem diversos cargos e concursos que ocorrem durante todo o ano, cada um possui uma função diferente assim como uma cobrança oposta, então cabe a você entender cada um deles e verificar qual o melhor de acordo com suas necessidades. 

Caso você seja formado em alguma área, priorize concursos que possam haver com ela, também verifique bem o local do concurso, a função que será executada e por aí vai. 

É natural prestar não só um, mas dois ou três concursos durante o ano, então monte um planejamento visando cada um desses, trace objetivos claros, veja as datas dos concursos, tenha um foco em cada um deles, veja o edital e estude de acordo com o que precisa, lembre-se, não preste todo e qualquer concurso que ver pela frente, se planeje e veja aqueles que mais chamam sua atenção de acordo com o local e o cargo em si. 

Saiba exatamente o que estudar

Muitas pessoas chegam no concurso público achando que saber um pouco de cada coisa vai adiantar para passar, mas acredite, as coisas não funcionam bem assim, muitas provas possuem matérias específicas e um cronograma de coisas que você deve estudar, não adianta fazer um estudo geral caso aquele concurso que está prestando não caia exatamente aquilo, é preciso ter precisão no que será estudado. 

Sendo assim, procure no edital e na internet, informações sobre o conteúdo da prova, é preciso que tudo esteja conectado como se estivesse usando um acoplamento flexível, procure entender as matérias, e saiba com exatidão tudo que vai cair na prova. 

Após separar as matérias que irão cair, comece estudando aquilo que você tem mais dificuldade de aprendizado, foque no que é considerado mais complicado e depois pule para a parte que você acredita ser mais fácil, isso vai te ajudar a vencer barreiras difíceis primeiro e ter uma tranquilidade a mais na sequência. 

Crie um plano de estudos e organize uma rotina

Com seus objetivos claros, concursos separados e matérias vistas, é o momento de começar a criar um plano de estudos e organizar uma rotina para conseguir estudar, o primeiro ponto que deve ser observado é o seu tempo livre para estudos, o recomendado é que estude pelo menos uma hora por dia com uma antecedência de um até três meses antes da prova. 

Caso você tenha disponibilidade maior que uma hora, a recomendação é aproveitar e estudar talvez 3 ou 4 horas por dia, você não precisa e nem deve passar o dia inteiro estudando, afinal, é preciso ter um período de descanso para a mente relaxar, porém, é crucial que crie esse hábito de estudar em sua rotina, mesmo com o tempo apertado, é necessário encaixá-lo no seu dia a dia. 

Sendo assim, separe esse tempo do seu dia a dia para estudar e crie um plano de estudos de cada matéria, lembre-se de começar pelo que você tem mais dificuldade e se esforce para aprender, adote esse hábito na rotina e não desista de continuar estudando. 

Tenha um local de estudos

Para que a sua rotina de estudos seja funcional é necessário se atentar a um detalhe crucial: ter um local de estudos. Se você estudar a cada dia em um lugar diferente ou ficar em um local de fácil procrastinação, repleto de distrações, a chance de conseguir se concentrar e absorver as informações é praticamente nula. 

Assim como o selo mecânico veda juntas em um sistema de tubulação, é crucial que você vede qualquer tipo de barulho e mantenha-se concentrado nos seus estudos. Procure um cantinho aconchegante e que seja possível abrir livros, ver vídeos, anotar coisas no caderno e que seja livre de possíveis interferências. 

Talvez dentro do seu escritório, ou na mesa de jantar, até mesmo no seu quarto desde que esteja sozinho, enfim, ache o seu cantinho de estudos e fique um bom tempo estudando dentro dele. 

Pegue aulas online e veja a opiniões de professores e especialistas

Independente do concurso que você irá fazer, sempre terão professores e especialistas disponíveis para dar aulas online e resolver possíveis dúvidas, dar sugestões e falar mais sobre o concurso que será prestado de forma específica. 

Dê uma olhada no Youtube alguns canais de concursos, pesquise na web professores e especialistas que abordam sobre o concurso que irá prestar, e procure ter algumas aulas com eles, vale destacar que a maioria desses possui aulas gratuitas e pagas, então faça aquilo que está ao seu alcance. 

Essas aulas são voltadas para assuntos específicos e abordam justamente as questões presentes na sua prova, o que facilita bastante o seu estudo e traz uma variedade maior de conteúdos e uma precisão na sua rotina. 

Realize provas antigas

Por fim, nossa última dica é realizar com frequência, provas antigas, procure simulados que já foram feitos de um concurso anterior e comece fazendo cada um deles, solucionando suas questões e se preparando cada vez mais para a prova. 

É claro que, assim como uma caixa de pizza personalizada, uma prova sempre será diferente da outra, mas é sempre importante ver questões que já caíram em simulados antigos e concursos que já passaram, já que a prova pode ter a mesma metodologia e funcionar de uma forma parecida. 

Faça revisões de questões, realize provas antigas, e se prepare para o concurso tendo como base, os concursos anteriores. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para arrasar no seu concurso público? Conte para a gente o que achou do conteúdo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.