Se uma pessoa chegasse até você e perguntasse qual é a diferença entre um certificado e um diploma, você saberia responder? 

Acho que não, porque a maioria das pessoas não sabe, por este motivo fizemos este artigo para ajudar a tirar a dúvida destas pessoas.

Então leia com atenção e saiba a diferença entre diploma e certificado.

O que é um diploma?

Diploma é um documento formal, que é oferecido em cursos profissionalizantes, superiores ou não. 

É comunicado, enviado ou transmitido por escolas, faculdades, universidades e outras instituições de ensino.

Um diploma é registrado em órgão autorizado, que é um local que pode registrar este documento, para que seja reconhecido pelo MEC. 

Os diplomas só são válidos quando reconhecidos pelo MEC.

Caso você esteja lendo o artigo “Qual a diferença entre diploma e certificado?” e queira Comprar diploma, acesse o site comprardiplomaonline.com.br.

Como saber se um diploma é reconhecido pelo MEC?

Uma forma de saber é ver se há carimbo do MEC no diploma, ou pesquisar a instituição de ensino neste link. 

Se a instituição de ensino estiver nessa lista, ela é reconhecida pelo MEC, que garante que os diplomas também estejam.

Para saber se uma instituição de ensino superior é reconhecida, você precisa acessar o site do e-Mec, onde poderá realizar uma pesquisa e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Muitas pessoas pesquisam na internet “comprar um diploma” e acessando o site diplomasbrasiloriginal.com você pode comprar rapidamente.

O que é certificado?

O certificado é um documento menor, inferior ao diploma, pois não precisa ser regulamentado por órgão específico. 

O certificado tem a obrigação de atestar ou comprovar que alguém participou de um evento, como concerto, simpósio, desfile, festas, séries de estudos, palestras.

Também pode certificar um curso de extensão cultural, que é um curso que não está incluído como parte integrante e obrigatória do ensino básico e superior. 

Os certificados são válidos apenas para fins curriculares.

Afinal, qual a diferença entre um diploma e um certificado?

A essa altura acho que você já sabe a diferença entre diploma e certificado e também aprendeu a saber se o diploma é reconhecido pelo MEC, que é o mais importante nesse tipo de documento.

Ao pesquisar seu curso no exterior, você encontrará uma gama de opções de curto prazo, como diplomas, diplomas avançados e certificados. 

O que? Por quanto tempo eles vão continuar? Posso iniciar minha carreira com apenas um desses diplomas? Descubra tudo isso abaixo.

Em geral, diploma é o nome do documento concedido às pessoas que concluem um curso ou treinamento. 

Nas instituições internacionais, “diploma” também é usado como nome dos cursos de formação profissional. 

Eles são mais curtos do que um exame, geralmente duram de um a três anos.

Existem dois tipos de diplomas, além de certificados e diplomas: diplomas e diplomas do ensino médio. Eles variam no tempo de conclusão:

  • Certificado – até um ano de duração;
  • Diploma – duração de um ano;
  • Diploma Avançado – de dois a três anos de duração;
  • Licenciatura (associado, bacharelado, mestrado ou doutorado) – de três ou mais anos de duração, dependendo da área de estudo.

Os diplomas têm esse nome porque ao concluir um desses cursos mais curtos, o aluno recebe um diploma na área estudada, por exemplo, Diploma de Administração de Empresas, diferente do diploma de bacharel, que confere ao aluno uma bacharelado completo após três ou quatro anos de estudos.

Também difere dos programas de certificação, cursos que só resultam em certificado de conclusão. 

Desta forma, tanto os diplomas como os certificados indicam que o aluno concluiu uma disciplina profissional e possui as qualificações necessárias para cargos e funções na área estudada.

O que significa um diploma avançado?

Um diploma avançado é uma excelente opção se você deseja adquirir conhecimentos específicos que podem ser aplicados diretamente no local de trabalho após a conclusão do minicurso.

Esses graus se concentram em habilidades práticas e conhecimentos técnicos para prepará-lo para o trabalho em seu campo escolhido. Dependendo do seu grau, você pode até optar por ir direto para um diploma de bacharel. 

A diferença entre o diploma e o diploma do ensino médio é o tempo extra de estudo para concluir o aprendizado mais avançado.

No entanto, em alguns casos, mesmo com diploma ou certificado, o aluno deve passar por um exame oficial realizado por órgãos específicos e passar para ser reconhecido oficialmente como profissional da área.

Por que escolher um diploma avançado?

Eles são uma boa opção para quem deseja um curso intensivo com a intenção de conseguir um primeiro emprego, ou para profissionais que estão interessados ​​em continuar os estudos ou quem sabe uma mudança de carreira.

Diplomas avançados geralmente estão disponíveis em faculdades internacionais, embora algumas universidades também oferecem opções para esses cursos.