9 dicas para melhorar suas fotos para as mídias sociais

As fotos para mídias sociais são essenciais para garantir o sucesso das estratégias nessas plataformas. É muito difícil, principalmente no Instagram e no Facebook, ver um usuário fazer uma publicação sem algum tipo de imagem.

Quando não publicam uma fotografia pessoal, compartilham memes, vídeos e outros tipos de conteúdos altamente visuais. Isso acontece porque esse tipo de material ganhou muita força nos últimos anos e o público prefere consumir esses formatos.

Isso acontece por diversas razões. Uma delas é o fato de que podemos visualizar um produto ou entender melhor o contexto de um assunto quando há algum tipo de imagem.

Esse recurso também é capaz de aumentar significativamente a relevância das postagens nessas plataformas.

Ser relevante e produzir material de qualidade é o objetivo da maioria das organizações, e caso as imagens conseguem fazer isso, é fundamental contar com elas nas publicações do seu negócio.

Mas, além de inserir esse formato de mídia, é necessário saber como trabalhá-lo para alcançar o seu objetivo. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de uma boa foto para as redes sociais e dar dicas de como melhorá-las. Confira!

Por que as fotos são importantes nas redes sociais?

As redes sociais mostraram o quanto as pessoas gostam de visualizar imagens bem feitas e que sejam compatíveis com o contexto da publicação.

Inclusive, um negócio pode não ter o retorno que deseja em suas estratégias nessas plataformas, justamente porque não prepara bem as fotografias.

Por exemplo, se você vai divulgar uma loja nas redes sociais, quer que o público tenha uma boa impressão. Porém, como fazer isso se as fotografias não são de qualidade ou não são capazes de mostrar o diferencial do estabelecimento?

Toda empresa, como uma distribuidora de açaí, precisa de boas fotos porque as redes sociais são uma espécie de vitrine do negócio. É por meio delas que boa parte do público conhece os produtos e serviços que uma organização tem para vender.

Para se ter uma ideia de sua importância, de acordo com uma pesquisa realizada, o Instagram é o terceiro maior aplicativo no Brasil, perdendo apenas para o Facebook e WhatsApp.

Ou seja, o consumidor brasileiro está muito presente nessas plataformas, que fazem o uso constante das fotografias como ferramenta de divulgação das postagens. Assim sendo, é importante prestar atenção na qualidade dessas imagens.

Isso se aplica independentemente do tipo de produto ou serviço que você comercializa. Logo, os usuários que ainda não conhecem suas soluções podem ser impactados pelas suas postagens nessas plataformas.

Se elas contam com uma boa fotografia, é natural que essas pessoas se sintam mais atraídas ou interessadas pelas suas ofertas. 

Portanto, entre as características de uma boa imagem estão:

  • Boa iluminação;
  • Nitidez;
  • Destaque da oferta;
  • Ótima descrição.

Além de destacar a sua oferta, essas características também demonstram profissionalismo do seu negócio e a preocupação em demonstrar para o consumidor como funciona sua solução.

Ao fazer isso, um chaveiro personalizado acrílico desperta o interesse e a curiosidade das pessoas naquilo que vende.

As imagens que você publica nas redes sociais ajudam a atrair novos clientes, entretanto, é fundamental se certificar de que ela atende ao seu propósito e ao estilo da sua marca.

Tudo isso é feito ao mesmo tempo em que transmite as informações necessárias e esclarece todas as dúvidas do seguidor.

Lembre-se de que os usuários não leem a legenda e, por essa razão, a própria fotografia precisa transmitir todas as informações de maneira clara e sem sobrecarregar a visualização.

Só que muito mais do que mostrar o seu produto, as fotos são capazes de divulgar a marca para diferentes públicos. Daí a importância de transmitir a essência da empresa e seu diferencial.

É necessário ir além do produto que está sendo vendido, sendo capaz de entregar um ideal e destacar o valor de suas soluções para os consumidores.

Sabendo da importância da fotografia nas redes sociais, vamos mostrar de que forma um fabricante de organizador de maquiagem de acrílico e outras empresas podem melhorar suas imagens.

Como melhorar as fotos para as redes sociais?

As dicas que vamos mostrar neste tópico se aplicam tanto às imagens que você vai publicar nas redes sociais quanto àquelas que pretende usar no site da sua empresa, ou até mesmo para uso pessoal. Dentre as principais, estão:

1.    Manter as lentes limpas

É muito importante manter as lentes da câmera ou do celular sempre limpas. No caso dos smartphones, por se tratar de um aparelho que manuseamos o tempo todo, é natural que gordura e sujeira fiquem acumuladas na lente.

Para limpá-la, utilize um algodão ou tecido macio, pois eles ajudam a manter a limpeza sem provocar riscos ou outros danos.

2.    Conferir a resolução

Se você vai fotografar, por exemplo, uma clínica de fisioterapia, confira a resolução da câmera. Existem as opções mais baixas, médias e altas e podemos notar a diferença olhando pelo visor.

No entanto, elas ficam muito mais nítidas quando visualizadas no computador ou no momento de imprimir a foto, portanto, todo cuidado é pouco.

3.    Faça uso de um tripé

Se você vai fotografar um local com pouca luz, o ideal é utilizar um tripé, pois isso evita que a imagem fique tremida.

Mas, se não tiver esse equipamento, não tem problema. É perfeitamente possível usar as mãos, desde que você as mantenha bem firme ou possa utilizar qualquer outro tipo de apoio, como uma mesa.

4.    Saiba usar o flash

Esse recurso é muito importante para a qualidade da foto, mas se você não souber usá-lo, ele vai acabar atrapalhando.

Caso você precise de imagens de um totem fotografico em um local com pouca iluminação natural, antes de tirar a foto, procure identificar o alcance do flash no manual de instruções da câmera.

Se você souber qual é a distância máxima, evita ficar fora de seu alcance ou focalizar o objeto muito perto. Além disso, é possível usar esse recurso durante o dia, para garantir uma imagem de qualidade ainda maior.

5.    Saiba usar o zoom

No celular, o zoom é digital, por isso, quanto mais aproximamos a imagem, pior é a sua qualidade. Por outro lado, o zoom das câmeras fotográficas é óptico, o que exige cuidados para não ultrapassar o limite.

Nesse sentido, se você está utilizando uma câmera que não possui um zoom de qualidade, o melhor a se fazer é se aproximar ao máximo do objeto que pretende fotografar.

6.    Cuidado com a luz

Na hora de fotografar desde um pão artesanal até uma peça de roupa, é muito importante usar a luz a seu favor. Se o objeto está contra-luz, o resultado será uma imagem escura.

Por conta disso, a fonte de luz precisa estar sempre atrás do fotógrafo, independentemente de ser uma iluminação artificial ou o sol.

7.    Saber focalizar bem

Uma boa imagem precisa ser bem focalizada, algo fundamental para sua qualidade. Em máquinas fotográficas mais simples, assim como no caso do celular, é possível utilizar o foco automático e o macro (ideal para capturar os detalhes).

Para saber se o objeto da fotografia está bem focado, você deve pressionar o botão disparador até a metade, e aguardar a câmera fazer o foco.

Porém, se estiver usando o celular e quiser fotografar um projeto comercial e residencial, toque em várias partes da tela para alterar o objeto de foco.

8.    Escolher o fundo com cuidado

Esteja atento ao fundo da fotografia, pois se ele for feio ou não tiver sentido, pode prejudicar severamente a qualidade da fotografia.

Caso você não tenha muitas opções, uma dica é valorizar o primeiro plano, portanto, verifique se o seu equipamento permite esse tipo de efeito.

9.    Fazer um bom enquadramento

É preciso pensar com calma qual será o enquadramento da imagem, levando em conta o objeto principal da fotografia. Neste caso, se for fotografar uma pessoa, ela deve estar em destaque sobre qualquer outro objeto.

Agora, se você pretende fotografar uma composição, como um notebook novo e outros elementos de uma mesa de trabalho, procure deixar visível apenas aquilo que é essencial para a composição da imagem.

Conclusão

Seguindo essas dicas, com certeza você vai produzir imagens perfeitas para o perfil do seu negócio nas redes sociais. Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, pode contar com um fotógrafo ou com um designer para criar a arte das fotografias.

Você vai perceber que os resultados serão muito melhores e superiores aos que você viu até agora com as imagens que vem publicando.

Mesmo utilizando o celular, é perfeitamente possível alcançar uma imagem bem elaborada e que transmita a mensagem certa para o seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *