Quais as causas da sensibilidade nos dentes?

Um grande problema que afeta diversas pessoas, sem elas mesmo perceberem, é a alta sensibilidade nos dentes

 

Por mais que este seja um problema dentário comum, é uma condição que é desenvolvida ao longo de diversos anos, mas que se não forem tratadas o quanto antes podem causar diversos empecilhos para sua saúde bucal.

 

Dessa forma, será comentando motivos que ocasionam a alta sensibilidade nos dentes, e como tratar desse problema, caso você já o possua, ou como fazer para evitá-lo. 

 

Além disso, será ressaltado a importância do acompanhamento odontológico, visto que previne diversos outros problemas, e realizações de procedimentos, como a faceta dentária.

O que é hipersensibilidade dentinária

Antes de tudo, é importante entender o que é a hipersensibilidade dentinária, para depois saber como evitar que problemas se agravem. 

 

A hipersensibilidade é uma problema que causa uma dor aguda, porém pequena, quando estimulada por algo muito quente, ou muito frio. Isso acontece principalmente quando o esmalte do dente sofre uma pequena alteração, independente da causa. 

 

Dependendo do diagnóstico por trás da hipersensibilidade, alguns tratamentos específicos podem ser pedidos. Alguns deles podem auxiliar na estética, como o aparelho transparente, por exemplo.

 

É uma condição que é desenvolvida ao longo de diversos anos, já que ocorre justamente pelo desgaste do esmalte do dente, sendo muito comum entre pessoas de mais de 20 anos, já que, quanto mais jovem for, melhor será a condição de seu esmalte dentário.

 

Por isso, é extremamente recomendado a escovação correta desde as idades iniciais, já que a escovação muito forte ou despreocupada pode acarretar nesse e em diversos outros problemas.

 

Quando já há problemas com o esmalte dentário, existem tratamentos e opções fáceis a serem exploradas, como a lente de contato de resina.

 

É importante também entender que a sensibilidade nos dentes, embora seja um problema realmente comum, é algo a se ficar de olho. 

 

Por isso, é relevante saber quais são os principais sintomas da sensibilidade no dente e, caso você sentir algum desses, é sempre importante ir ao dentista, pois pode acabar também sendo algo mais complicado

 

Entre os principais sintomas, estão:

 

  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas em temperaturas diferentes;
  • Dor ao escovar os dentes;
  • Dor ao ingerir alimentos ácidos;
  • Pontadas rápidas ao inspirar o ar gelado.

 

Por isso, caso você esteja sentindo algum desses sintomas, não demore para realizar uma consulta ao dentista, já que somente ele poderá te guiar para o caminho correto, te dando as melhores dicas de como evitar que isso aconteça. 

 

Além do mais, é importante ir também caso queira realizar um clareamento dental profissional.

Principais causas da hipersensibilidade

Agora que foi compreendido quais são os principais sintomas desse problema, é importante entender algumas das principais causas da hipersensibilidade, bem como as melhores maneiras de evitar que esse problema perdure.

  • Escovação errada

Sendo o principal problema de todos os problemas bucais, a higienização é o hábito mais importante que uma pessoa deve ter no dia a dia. 

 

Algumas pessoas confundem escovação correta com escovação forte, e acabam prejudicando a saúde dentária, acarretando no desgaste do esmalte dentário por causa dessa força.

 

Desta forma, você deve realizar uma escovação correta ao menos 3 vezes ao dia, principalmente após as refeições. 

Podendo prevenir a hipersensibilidade, também impede que haja doenças como a cárie, que futuramente podem se tornar canais, caso não sejam tratadas, sendo necessário um especialista em canal dentário.

  • Alimentos ácidos

Outro motivo muito comum do desgaste do esmalte do dente, é o consumo excessivo de alimentos ácidos. Frutas cítricas, como o limão, por exemplo, podem acabar danificando o esmalte dentário. 

 

Alguns refrigerantes e isotônicos também influenciam demais nesse desgaste, por isso é recomendado o consumo moderado.

  • Acúmulo de estresse

 

Muitas pessoas acabam esquecendo que a saúde mental está diretamente ligada à saúde física, e nesse caso não é diferente. 

 

Quando você passa por muito estresse, ou alguma outra desordem psicológica, você pode acabar rangendo os dentes, por exemplo, desgastando-os, deixando eles mais sensíveis a temperaturas extremas.

 

A principal ação que se deve tomar para evitar esses problemas, é justamente saber moderar a alimentação, bem como tentar ter uma rotina saudável diariamente, não acumulando muito estresse e realizando atividades físicas.

 

Além do mais, a escovação dentária eficaz é a coisa mais importante para sua saúde bucal, bem como a recorrente visita ao consultório odontológico. 

 

Por isso, certifique-se sempre de ir ao dentista para saber como está sua boca, para evitar que problemas mais graves surjam no futuro.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *