concorrência

Dentro de qualquer empreendimento existem muitas questões internas tanto na produção, quanto na gestão e no marketing que afetam os resultados, além disso é mais que necessário reconhecer o mercado que está inserido e a concorrência do seu negócio. 

Ter conhecimento do nicho que uma determinada empresa está inserida afeta diretamente seu desempenho e a validade das estratégias e produtos desenvolvidos no dia a dia da empresa. 

A lógica é bastante simples, para oferecer uma solução única é mais que necessário verificar outras propostas presentes no mercado e quais as vantagens delas ou as fraquezas que podem ser exploradas para sua empresa se destacar. 

Realizar a análise dos concorrentes de tempos em tempos é uma tarefa essencial dos gestores de qualquer empresa de GNV em carros automáticos, é através desse processo que pode-se acompanhar outros negócios e estabelecer estratégias para se destacar. 

Para que essa análise seja feita com eficiência e gere um material capaz de oferecer insights e diagnósticos dos mercados precisos e diretos, com isso os gestores e empreendedores podem tomar decisões mais assertivas para se destacar. 

Quando você ouve a própria audiência, ou seja, os consumidores da sua empresa, é possível planejar estratégias para gerar retenção e fidelidade. Já quando se analisa a concorrência, esse esforço visa sobressaltar sua marca e ganhar mais espaço no mercado. 

Concorrência pode ser definida como um conjunto de empresas que disponibilizam um produto ou um serviço iguais ou que tenham alguma similaridade com a empresa em questão. Deve-se atentar para preço e modelo de negócio que também devem ser parecidos. 

Durante a análise de concorrência o empreendedor precisa identificar os reais concorrentes e a partir dessa análise revisar os processos internos da empresa e sua proposta de valor para se destacar no mercado ou manter a liderança de um setor produtivo. 

O que é análise de concorrência

Assim como toda análise dentro da lógica de empreendimento é um processo complexo que gera um relatório aprofundado sobre um quesito determinado de empresas. A análise de concorrência faz com que seja possível compreender como funciona cada adversário. 

É a partir dessa análise que os gestores investigam e se aprofundam sobre os pontos positivos de concorrentes que geram mais resultados para eles e quais quesitos uma empresa de broca para furar pedra poço artesiano pode apreender com a concorrência. 

Um dos pontos fundamentais de uma análise de concorrência assertiva é uma descrição clara sobre o mercado que a empresa deseja alcançar, seus desafios e potencialidades que podem ser exploradas. 

A análise de concorrência visa investigar os detalhes característicos de um produto quando comparado com concorrentes diretos e indiretos. Também é importante identificar qual é a participação do mercado e as prospecções de vendas e receitas futuras. 

Compreender quais são as estratégias dos concorrentes no meio do marketing tradicional, no marketing digital e nas mídias sociais é tão importante quanto realizar comparações sobre modelos de entrega e empresas presentes. 

Outro quesito fundamental para compreender como o mercado opera e como os concorrentes se mobilizam nesse contexto é a partir de descrições de avaliações de pessoas que já consumiram produtos ou serviços da concorrência. 

Desde uma empresa no modelo moderno e dinâmico como uma startup até uma loja que vende bateria heliar devem ter um conhecimento mais profundo do que o clássico “a grama do vizinho é mais verde” de seu mercado, aprofundando a análise e observando alternativas. 

Nesse contexto, a análise de concorrência gera um relatório e um planejamento capaz de gerar soluções e criar diferenciais competitivos potentes para gerar mais autoridade no mercado e estar sempre um passo à frente dos adversários. 

Isso faz com que esse processo de análise, pesquisa e planejamento com base na concorrência seja uma questão cada vez mais essencial para que se possa alcançar mais resultados com o passar do tempo. 

Como elaborar uma estratégia focada na concorrência

De forma geral é possível criar um relatório como base para toda a análise de concorrência com informações básicas, mas cada nicho vai depender de questões específicas para que essa análise cumpra seu objetivo e ofereça as informações necessárias. 

São consideradas questões essenciais e fundamentais de uma análise de concorrência os processos de: 

  • Realização de pesquisas de mercado; 
  • Levantamento de personas e tendências do mercado; 
  • Comparação de produtos e serviço a partir das suas características; 
  • Compreensão de pontos fracos e fortes; 
  • Posicionamento da empresa e de concorrentes no mercado. 

Cada empresa tem demandas muito específicas de acordo com o grau de evolução dela e a situação atual do mercado, isso faz com que a análise de concorrência de uma escada caracol pré moldada seja diferente de uma startup de tecnologia. 

Cada ponto abordado em uma análise de concorrência e em seu planejamento pode ser aprofundado à exaustão, mas nem sempre isso é eficiente, antes da execução dessa estratégia é possível delimitar quais pontos são mais importantes e devem ser mais atendidos. 

O critério para isso gira muito sobre quais são as metas mais importantes para a empresa e seu atual estágio de atividade. Uma empresa de banner de sorvete que está lançando novos produtos tem o foco diferente de uma empresa que está revendo o seu marketing. 

Muitos negócios podem se concentrar no posicionamento das marcas ou no rastreio de forças e fraquezas sensíveis no mercado. A partir desse direcionamento surgem as oportunidades diretamente ligadas às metas e objetivos da empresa.

Antes de olhar para os concorrentes é preciso reconhecer as próprias características, é a partir disso que se identifica os concorrentes em relação ao porte, produto, localização ou capacidade de atendimento. 

Depois dessa identificação de quem são os concorrentes de uma empresa de aluguel de aparador é possível levantar informações com pesquisas de mercado e observações simples do ponto de vista dos consumidores. 

Dicas para realizar uma análise de concorrência 

Uma análise de concorrência bem sucedida é aquela que oferece aos gestores da empresa um diagnóstico preciso e assertivo da realidade atual do mercado além de predições concretas para o futuro do empreendimento. 

Sendo assim, um bom começo para uma empresa que faz instalação de papel de parede para sala fundo de tv é garantir uma visão geral de toda a concorrência. Assim é possível entender quais são os produtos que disputam o mercado junto a sua marca. 

É importante entender que concorrência pode ir além de apenas pessoas que oferecem o mesmo produto. Esse processo é mais sobre o público e as escolhas que eles fazem, isso significa que um restaurante italiano não disputa apenas com outro do mesmo nicho. 

Churrascarias, bares, pizzarias e outras opções também disputam a atenção do seu consumidor e podem gerar bons insights quando analisados. Qualquer produto que pode ser escolhido em detrimento ao seu é uma fonte de informações para aprimorar a atividade. 

Uma forma de organizar esse processo é listando cada uma dessas outras opções às quais os clientes têm acesso e junto a isso uma descrição desse concorrente com potencialidades e características que destacam esse produto. 

Isso pode ser feito de uma vez para uma empresa de vistoria ECV preço que deseja entrar no mercado ou se reposicionar, ou então como um processo para que uma empresa já posicionada continue se atualizando e se mantendo a par das novidades da concorrência. 

Quando se analisa uma empresa é  muito importante que se entenda qual é o público desse empreendimento, quais são as pessoas que consomem ou interagem com essa marca, empresas com pessoas parecidas podem ser incluídas e analisadas mesmo se não forem concorrentes. 

Considerações finais

Para qualquer mercado que se deseje aderir é necessário que a empresa adote um modelo competitivo dentro do seu nicho, uma das partes mais fundamentais desse processo é a análise de concorrência. 

Por meio dessa análise a equipe é capaz de compreender os desafios do mercado e o real potencial produtivo e competitivo da marca para se destacar nesse mercado. Além disso, olhando para outras empresas é possível ter novas ideias para seu próprio produto. 

A análise de concorrência competitiva  pode ser feita através de um relatório ocasional e também de um processo contínuo do dia a dia listando e analisando as características de produtos que disputam a atenção do público da sua empresa.

O relatório de uma análise de concorrência pode se estender por diferentes partes do que se compreende como características das outras empresas, por isso é necessário definir um foco de estudo, quanto mais específico, mais rápido os resultados aparecem. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.