marketing de performance

O marketing de performance é uma estratégia que provém do marketing digital, ele foca em resultados. Todas as decisões tomadas são baseadas em dados, que precisam ser acompanhados e testados constantemente.

As ações são pagas com base no desempenho da campanha, anúncio ou quando uma conversão desejada acontece, que pode ser uma venda, por exemplo.

Para que esse tipo de marketing ocorra é necessário a utilização de mídias específicas, com o intuito de obter um retorno mensurável e positivo de cada ação para atingir o objetivo final.

Importante ressaltar que cada modelo de mídia digital utilizado oferece recursos fundamentais para quem quer chegar a bons números de conversão e acompanhar o retorno do investimento em cada campanha.

Tipos de marketing de performance

O objetivo do marketing de performance é garantir que algo seja recebido em troca pelo que foi pago. 

Sendo assim, esse objetivo pode ser alcançado por meio dos seguintes modelos:

  • Impressões;
  • Cliques;
  • Engajamento;
  • Leads;
  • Vendas.

Impressão é uma métrica que considera o número de vezes que um produto como letreiro de loja foi exposto aos usuários, mesmo que tenha atingido a mesma pessoa mais de uma vez.

É comum fazer confusão entre as métricas de Impressão com a de Alcance e Cliques, porém elas são bastante diferentes.

Preste atenção se existe uma diferença grande entre as taxas de impressões e as de cliques porque é um sinal de problemas. Isso demonstra que o anúncio chegou até o usuário, mas não despertou o interesse.

Clique é uma métrica capaz de medir a interação entre o usuário e o anúncio do produto ou serviço. Um clique é contabilizado cada vez que o conteúdo desperta a atenção e o interessado clica para descobrir mais informações.

Altas taxas de cliques de bandeja para rack servidor significa que o anúncio cumpriu o papel informativo. Se forem baixas sinal que a publicidade não atrai a atenção do internauta ou que a segmentação não foi realizada de modo correto.

Caso isso ocorra, o anúncio pode ser fantástico, mas ele está sendo exibido para usuários errados. É importante observar o que está acontecendo.

Engajamento é a relação de interações realizadas entre o usuário através do anúncio, como os compartilhamentos, comentários, cliques e curtidas. 

Essas reações formadas compõem o engajamento. Para que aumente o engajamento com o público, as marcas precisam se ater a ações, tais como:

  • Investir em conteúdo de qualidade;
  • Manter um calendário das próximas publicações;
  • Interagir com os seguidores – responder e curtir comentários;
  • Realizar promoções e sorteios; 
  • Instigar a curiosidade dos seguidores, entre outros.

O conteúdo de envelope personalizado para CD precisa ser relevante, para que os seguidores do produto sintam curiosidade a respeito e cliquem para procurar mais informações.

Leads é uma métrica que mostra o quanto uma marca está sendo efetiva a ponto de atrair clientes em potencial. Essa taxa é contabilizada quando o internauta assina uma newsletter ou baixa um e-book.

Se um internauta se cadastrar em um Webinar sobre comunicação visual para carros, essa é uma forma de se obter em troca do cadastramento as informações de contato do usuário.

Por fim, as vendas são o resultado da conversão dos leads em clientes reais. Elas ocorrem quando as estratégias de marketing são bem desenvolvidas, envolvendo etapas desde a publicação dos anúncios até o relacionamento cliente-marca.

Como o marketing de performance tem a base em resultados é interessante saber quantos cliques e quantos comentários a empresa de limpeza predial está recebendo ao vincular a propagando dos serviços que oferece.

Existem uma série de benefícios ao se utilizar o marketing de performance, dentre eles destacamos:

  1.  Análise em tempo real;
  2.  Aumento do alcance;
  3. Baixo risco, pagando apenas pelos resultados;
  4. Flexibilidade dos fluxos de receitas.

A maioria das plataformas que trabalham para auxiliar o marketing de performance permite acompanhar os anúncios sobre montagem de andaime tubo roll em tempo real.

É possível identificar qual título do anúncio dá uma taxa de cliques maior do que outros anúncios. Assim os resultados são otimizados bem mais e diagnosticar quais são os resultados da campanha.

O plano bem elaborado desse tipo de marketing ajuda a alcançar um público maior e bem mais diversificado, através dos anúncios, o que não seria possível na publicidade tradicional.

Portanto, o público que utiliza bloco de receituário médico, com o marketing de performance, o alcance de uma clientela mais diversificada como psiquiatras, nutricionistas, endocrinologistas e outros seria bem maior.

Quando se fala em baixo risco, isso significa que no lugar de pagar uma quantia fixa, antecipadamente, pelo anúncio, é possível que a cobrança seja feita depois da ação ou meta desejada ser atingida. Pagamento apenas pelos resultados obtidos.

Normalmente, o pagamento será baseado no custo por impressão de folhetos que anunciem o aluguel de caçamba basculante. Isso é garantia de que o dinheiro investido não foi desperdiçado.

Além dos benefícios elencados acima, o marketing de performance pode alternar os anúncios entre os canais digitais escolhidos para a propaganda, indo em busca de resultados melhores.

Resultado final, não há necessidade de um gasto enorme do orçamento estipulado em campanhas que sejam ineficazes. Os outros canais de marketing podem ser opções de troca para gerar a quantidade de vendas pretendidas.

Para conhecimento e entendimento do leitor, passaremos as melhores práticas para aplicar o marketing de performance na empresa obtendo assim maior sucesso nas estratégias:

Defina um objetivo

Saiba onde e como chegar em uma campanha promissora aumentando o número de leads gerados. Melhore, com isso, a prospecção de clientes e também, reduza o custo por clique (CPC).

Durante o trabalho que envolve esse tipo de marketing, eleve a taxa de cliques dos anúncios e procure minimizar a taxa de rejeição.

Tenha uma análise para verificar o que está fazendo mais sentido para atingir as metas do negócio.

Estabeleça as métricas ideais

Sendo assim, é importante contar com as KPIs corretas para que a performance das ações sejam acompanhadas.

KPIs são os Indicadores-Chave de Desempenho observados em um negócio. São os valores quantitativos fundamentais que medem os principais processos internos (em inglês Key Performance Indicators).

Escolha os canais de divulgação

Hoje, com ferramentas e metodologias que mensuram o comportamento do público com mais precisão, é de conhecimento que as ações segmentadas não são apenas mais eficientes, mas também reduzem os custos com investimentos.

É fundamental analisar o histórico de relações com os consumidores, bem como traçar o perfil comportamental para saber exatamente em quais canais e mídias eles estão presentes.

Determine o quanto será investido (orçamento da campanha)

Os recursos precisam ser pré-estabelecidos e limitados para cada canal utilizado. É uma forma de ter controle sobre o quanto está sendo investido.

Mensure os resultados periodicamente

Sendo assim, acompanhe e analise os dados que estão retornando com a campanha. Deve fazer parte da rotina.

Com base nas informações obtidas, os relatórios serão precisos e a visão será ampla sobre o retorno dos investimentos. 

Para isso, a equipe envolvida deve ser proativa e será vantajoso se ocorrerem alterações nas ações desempenhadas.

Veja a seguir, os diferentes canais que podem ser usados ​​como parte de uma campanha para esse tipo de marketing.

 O Google Ads permite o anúncio e veiculação em formatos de links, banners, vídeos e outros nos quais o usuário escolhe o lance.

Facebook Ads permite campanhas através do Instagram e em alguns sites parceiros. 

Instagram Ads permite que os anúncios sejam colocados no feed dos internautas e nos Stories, em formatos de imagem, vídeos e carrossel.

Publicidade nativa, não é como um anúncio, mas um tipo de conteúdo projetado para que seja confundido bem com o meio onde é publicado.

Marketing de afiliados é uma relação comercial em que uma pessoa divulga o produto de uma empresa e em troca recebe uma comissão quando a venda é realizada.

Marketing de busca ou SEM (Search Engine Marketing) – ele é conhecido como PPC (pague por clique).

O anunciante seleciona as palavras chave e paga pelos cliques obtidos nos anúncios publicados nos buscadores como Google, Yahoo e Bing.

Considerações finais

Sendo assim, o principal benefício dessa estratégia do marketing de performance é que ele é completamente mensurável.

A obtenção de uma análise detalhada em todas as campanhas realizadas, permite, consequentemente, que melhores resultados sejam gerados.

O marketing de performance é a melhor alternativa para a empresa que deseja investir de maneira assertiva na divulgação de produtos, serviços ou marcas. 

Dessa forma é mais fácil entender qual o tipo de anúncio que irá gerar melhores resultados.Tendo sempre como resultado final de todo processo o aumento das vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.