As hashtags, também conhecidas como jogo da velha o sustenido, é um símbolo que vem sendo constantemente utilizado depois da popularização das redes sociais.

O principal responsável pelo crescente uso dessa prática foi o Twitter, com o passar do tempo, ele se tornou o que é hoje dentro dessas plataformas.

Esse recurso permite que uma empresa encontre e aumente o seu público, além da possibilidade de estender suas publicações, para que elas sejam encontradas por um número maior de usuários nas redes sociais.

Por essa razão, a hashtag se tornou uma aliada das estratégias de marketing digital, já que as próprias redes sociais são canais muito importantes para essas práticas.

Mas, é muito importante saber de que maneira usar esse recurso para que ele possa trazer os resultados que a sua empresa espera. 

Portanto, não basta apenas escrever algumas palavras e colocar o jogo da velha na frente.

É necessário criar uma estratégia que faça sentido, e neste artigo nossa intenção é te ajudar a aplicar essa prática da melhor forma. Por isso vamos explicar o conceito de hashtag e sua importância nas redes sociais.

O que são hashtags?

De maneira direta, chamamos de hashtag um símbolo americano de número o jogo da velha, e nas redes sociais, ela vem acompanhada de uma palavra ou frase que não seja separada por espaços ou pontuação.

Essa prática se popularizou nas plataformas de mídia porque ajuda a realçar uma publicação e permite que o público encontre postagens sobre o mesmo assunto.

Foi utilizada pela primeira vez, em 2007, com o objetivo de catalogar o conteúdo, por meio de uma espécie de etiqueta.

Por exemplo, no Instagram, uma empresa de locação de aparelhos de estética pode utilizar a seguinte hashtag “#aparelhoestetica”. Ao clicar nessa marcação, o seguidor pode encontrar várias outras publicações sobre o mesmo assunto.

A primeira utilização aconteceu no Twitter, e na época, a plataforma não aderiu à ideia de imediato, mas ela começou a se colocar em prática por uma quantidade maior de usuários, principalmente depois de um incêndio na cidade de San Diego.

Com isso, as pessoas puderam se manter informadas a respeito da situação e hoje em dia, esse recurso se tornou parte fundamental das publicações nas redes sociais, para que as postagens possam se destacar e ser vistas por outras pessoas.

Analisando por esse lado, podemos dizer que a hashtag é um tipo de linguagem universal, entendida por qualquer pessoa que utiliza essas plataformas.

A utilização desse recurso, como você já sabe, aumenta o alcance do conteúdo, uma vez que ele pode ser visto por qualquer pessoa que procurar pela palavra, o que inclui os usuários que não seguem a sua marca.

Por conta disso, um escritório de arquitetura para colégios pode usar diferentes tipos de hashtag, como aquela específica para conteúdo, sendo associada ao assunto do post.

Também podemos usar as hashtags de tendências, que são aquelas conhecidas como trending hashtag e são acompanhadas por muitas pessoas ao mesmo tempo.

Por fim, as organizações também podem utilizar hashtag de marca, muito comum em campanhas de marketing para fortalecer o branding.

Além dos diferentes tipos de jogo da velha que você pode usar nessas plataformas, é muito importante saber como fazer isso, dependendo do ambiente da sua campanha.

Como usar a hashtag do jeito certo?

Você já sabe que existem diferentes redes sociais e cada uma delas tem seu próprio estilo e foco, seja ela no:

  • Instagram;
  • Twitter;
  • Facebook;
  • LinkedIn.

Por essa razão, a hashtag não é tratada da mesma maneira em cada plataforma.

Por exemplo, no Twitter, o uso do jogo da velha é muito comum, o que faz com que os usuários acreditem que possam exagerar em sua utilização. 

Mas, a verdade é que a quantidade ideal de hashtag em cada tuíte é de uma ou duas.

Nessa plataforma, um escritório de arquitetura comercial pode adicionar o símbolo antes do texto ou ao final dele.

Já no Instagram, é possível usar a hashtag com um pouco mais de liberdade, visto que o número total recomendado é de 9 a 15, mas no caso das empresas, 11 marcações já são o suficiente.

Entretanto, o local para a inserção do símbolo deve ser respeitado, sendo em um espaço entre a legenda da publicação e o espaço para comentários. Além disso, também é possível incluir as hashtags na biografia do perfil.

No Pinterest, os usuários podem usar cerca de 20 hashtags, uma vez que este é o limite imposto pela própria plataforma. 

Elas serão mostradas na descrição do PIN, mas dependendo do tamanho, podem ficar escondidas.

Mas, mesmo que isso aconteça na publicação de uma loja de computador novo, a marcação continuará ativa e trazendo usuários para visualizá-la.

Por fim, no caso do Facebook e do LinkedIn, é possível incluir esse recurso, mas ele não traz muitas vantagens. 

Todavia, se mesmo assim você quiser usar, o ideal é limitar-se a duas hashtags por publicação.

Se você tiver alguma dúvida sobre onde encontrar boas hashtags, pode pesquisar nas redes sociais em diferentes formas. 

Uma delas é com os influenciadores, mais precisamente aqueles que têm um público semelhante ao seu.

Visite o perfil dessas pessoas para saber quais são as hashtags que elas utilizam em suas publicações. Anote todas elas, pois podem ser extremamente relevantes para o seu negócio.

Dessa forma, fabricante de aparelho auditivo invisível evita símbolos genéricos ou muito amplos. Também é uma boa análise a sua concorrência, pois é uma forma de conhecer um pouco mais sobre os conteúdos que essas empresas produzem.

Ao analisar suas postagens, verifique as hashtags que utilizam e anote aquelas que você ainda não havia pensado.

Por fim, você também pode analisar publicações semelhantes às suas, partindo das hashtags o que você mesmo incluiu em suas postagens.

Para entender um pouco mais sobre como funciona essa estratégia, vamos falar um pouco mais sobre sua importância.

Importância das hashtags para as redes sociais

Muitas empresas enxergam as vantagens de utilizar esse recurso para suas ações de marketing digital nas redes sociais. 

É com base nelas que compreendemos a importância dessa estratégia. E dentre seus principais benefícios estão?

Descontrair as publicações

Ao utilizar esse símbolo em suas publicações, uma autoescola especializada em carteira de moto A consegue trazer um ar mais descontraído e moderno para suas publicações.

Isso é importante para reforçar a imagem que você pretende transmitir, fazendo com que as pessoas se sintam mais próximas do seu negócio.

Aumenta o engajamento do público

Se você souber como utilizar a hashtag do jeito certo, suas publicações terão um alcance maior e ainda vão fazer com que você tenha um contato maior com sua audiência.

A organização também tem em mãos uma maneira de compreender sobre o que o seu público está falando e quais são os assuntos de interesse dessas pessoas. 

Naturalmente, facilitamos a comunicação e aumentamos o nível de engajamento.

Permite acompanhar assuntos em alta

Se as pessoas estão falando muito sobre balão de gás Hélio ou qualquer outro assunto, é perfeitamente possível descobrir ao procurar as hashtags mais usadas.

Elas correspondem, exatamente, aos assuntos mais discutidos pelas pessoas nas redes sociais. Você pode analisar as mais populares, pois isso ajuda a encontrar tópicos relevantes para os seus próximos conteúdos.

Nesse sentido, podemos dizer que esse símbolo funciona como um termômetro que mostra qual é o interesse do público e o nível de interesse das pessoas sobre determinados assuntos.

Trata-se de um recurso extremamente acessível, ou seja, você pode obter uma grande quantidade de informações sem ter muito trabalho. E ao fazer essa pesquisa, você aumenta consideravelmente a qualidade dos seus materiais.

Aumenta o alcance das suas publicações

Quando uma loja de venda de baterias utiliza esse recurso em suas publicações, faz com que elas se tornem mais acessíveis para qualquer pessoa que pesquise o assunto publicado.

Em linhas gerais, tudo o que você posta terá um alcance maior, além da possibilidade de analisar a quantidade de usuários que se interessam pelas pautas que você aborda.

Conclusão

Portanto, não é difícil entender o funcionamento da hashtag nas redes sociais e qual o propósito da aplicação deste símbolo nas publicações.

Ele é muito importante para que os usuários possam encontrar postagens relacionadas aos assuntos de seu interesse. E assim como o jogo da velha entrega um conteúdo de interesse, também aumenta o alcance das postagens das marcas.

Tudo o que as empresas precisam fazer é aplicá-lo do jeito certo, sabendo quais são os termos mais relevantes para destacar e o melhor local para incluir essa marcação. Depois, é só colher os resultados promissores dessa prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.