brindes corporativos para a sua empresa

A distribuição de brindes corporativos por parte das empresas é muito comum, pois estão relacionados ao marketing promocional, impactando no brand. 

Inclusive, esse tipo de investimento pode ser uma excelente maneira de melhorar as relações com clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros.

Trabalhar para fortalecer a relação com o público é muito importante para uma marca que deseja fidelizar clientes e ter a equipe de colaboradores sempre satisfeita com a organização, mantendo ambos engajados com o negócio.

A satisfação é um fator que ajuda a aumentar as chances de consumo, bem como reter os colaboradores. 

Por isso, pensar em maneiras de manter os clientes e funcionários felizes é um ótimo caminho para o sucesso do negócio, que terá mais popularidade e excelente faturamento.

Os brindes personalizados para empresas possuem um poder interessante de fixar o negócio no imaginário das pessoas, ampliando o alcance da marca.

Essa estratégia de marketing promocional costuma ter uma aceitação e desempenho positivo no mercado, principalmente os brindes funcionais, ou seja, que possuem alguma utilidade no dia a dia (o que também aumenta o uso e poder de divulgação).

Os brindes ainda são considerados eficientes quando o objetivo é ter mais visibilidade e agradar clientes. 

 

Um ponto interessante é que a distribuição pode ser feita por empresas de diferentes segmentos, por exemplo, construtoras em SP.

 

Por esse motivo, conhecer a fundo esta técnica de distribuição de brindes, como funciona, vantagens e outras informações são formas de decidir como incorporar a estratégia no seu negócio.

O que são brindes personalizados?

Um brinde personalizado é um tipo de presente dado pela empresa para a outra parte envolvida. Podem ser entregues para clientes, fornecedores e parceiros como uma maneira de agradecimento.

 

As empresas podem usar os brindes para criar uma primeira impressão positiva para os seus leads (potenciais clientes). 

 

Outra possibilidade é utilizar os brindes como uma ferramenta de divulgação, e para isso as companhias podem ter ajuda de jornalistas e influenciadores digitais.

 

A distribuição de brindes personalizados é uma ótima estratégia para mostrar o quanto a empresa de serviços de topografia valoriza o relacionamento comercial com os fornecedores, agregando benefícios para todos os envolvidos.

Como funciona a distribuição dos brindes?

Entender o quanto a distribuição de brindes é vantajosa para a empresa é fundamental para traçar objetivos claros e realizar ações efetivas, identificando quais brindes disponibilizar e em quais momentos isso deve ser feito, tendo resultados mais efetivos.

 

Ou seja, é a forma dos empresários se organizarem para fazer os investimentos na confecção e processo de personalização dos brindes de forma mais correta, bem como usufruir das vantagens dessa ação.

 

Independentemente do segmento, existe algo que toda empresa busca: fidelização.

 

Ter clientes fiéis, interessados e envolvidos com a marca é o grande objetivo de várias empresas, porque significa melhora nas vendas, maior engajamento e interação, bem como o alcance. Esse processo pode ser obtido a partir do uso de brindes adequados.

 

Deste modo, trabalhar para ter um bom engajamento dos clientes a ponto de conseguir fidelizá-los com a sua marca é o modo de ter excelentes resultados. 

 

Da mesma maneira se dá com os parceiros, que podem fortalecer a relação e os negócios por meio de indicações, e com os colaboradores, que são estimulados por meio de campanhas e contribuem com o desenvolvimento da marca. Mas, como ter esse engajamento?

Uso de brindes nas estratégias de atração e fidelização

Quando o assunto é fidelização de clientes, existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática, porém, a distribuição de brindes para o público é uma ideia que ganha destaque no planejamento das empresas, principalmente por ser mais acessível e dinâmica.

 

A construção e manutenção do relacionamento com o cliente é um aspecto muito importante para o funcionamento de qualquer negócio e é neste caso que entram os brindes personalizados.

 

A estratégia de distribuição de brindes para os clientes funciona de duas maneiras.

 

Primeiramente, demonstra ao público que a empresa se importa com as pessoas e o relacionamento com o consumidor, buscando maneiras de cativar e valorizar os clientes, reconhecendo sua importância.

 

Outro ponto importante é que as empresas agem distribuindo brindes como uma maneira de lembrar os consumidores da existência da marca, bem como a experiência de valor vivida, marcando presença no dia a dia, além de potencializar a identidade visual do negócio – inclusive para outros potenciais consumidores.

 

Essa relação de valorização pode ser um fator decisivo na hora das compras, fazendo com que os clientes optem pela marca, aumentando as oportunidades de fidelização.

Brindes personalizados para a equipe de colaboradores

Os brindes não se resumem apenas a distribuição de itens após uma compra para o público externo, ou seja, os clientes. 

 

Isso porque as empresas podem investir em brindes para a equipe de funcionários, pois é uma excelente estratégia de marketing interno, combinando com campanhas de motivação e engajamento.

 

O processo de distribuir brindes para os colaboradores faz parte de um plano de ação de grande relevância para a gestão de pessoas. 

 

Da mesma maneira que um brinde pode deixar o cliente feliz, com os funcionários não é diferente, por isso os investimentos podem ajudar a melhorar a relação entre gestores e equipes.

 

Isto posto, não é preciso se limitar apenas ao público externo, parceiros e fornecedores de pirômetro digital

 

Explorar ao máximo essa estratégia com a equipe de colaboradores pode melhorar os relacionamentos, tornando os funcionários mais engajados por se sentirem mais valorizados.

Vantagens em investir nos brindes personalizados

Os brindes podem gerar diversos benefícios para as empresas, ou seja, não se resumem a gastos.

 

Conhecer algumas das vantagens ajuda os empreendedores a decidirem se vale ou não a pena o investimento nessas ações e quais tipos de brinde se adequa melhor ao negócio e o objetivo traçado. Confira as principais vantagens a seguir:

  1. Contribui com a divulgação da marca

A distribuição de brindes pode funcionar como uma espécie de divulgação, algo que ajuda na visibilidade da marca.

 

Brindes funcionais, por exemplo, podem acompanhar o cliente em diversos lugares, sendo expostos em vários momentos estratégicos, aumentando as pessoas que vêem a marca.

 

Pensando neste fato, é importante pensar na identidade visual dos brindes que serão oferecidos. 

 

Por isso, um escritório contábil deve pensar no logotipo, nas cores, telefone para contato, redes sociais e outras informações que podem ser inseridas nos brindes de forma atrativa, para facilitar a aproximação de potenciais clientes.

 

Esses detalhes ajudam as pessoas a se lembrarem da sua empresa ao utilizar os brindes e pode chamar atenção de futuros clientes.

 

Algumas das possibilidades para brindes personalizados são:

 

  • Agendas;
  • Chaveiros;
  • Canetas;
  • Cadernos de anotações;
  • Squeezes e canecas;
  • Ecobags (sacolas retornáveis);
  • Calendário de mesa;
  • Carregadores portáteis;
  • Fones de ouvidos;
  • Mochilas.

 

Essas são opções de excelente custo-benefício para as empresas investirem, além do fato da exposição que pode ser grande por parte dos clientes, já que são itens úteis no dia a dia.

  1. Cria a sensação de valorização 

Os brindes personalizados podem ser utilizados para as estratégias com o público externo (clientes) e interno (funcionários) de uma empresa de ar condicionado e de outros segmentos.

 

Ao ser presenteado, o trabalhador se sente feliz e valorizado, algo que pode ajudar na motivação durante a jornada de trabalho em suas atividades, além de facilitar alguns processos, como o uso do caderno para as rotinas junto ao negócio.

 

Isso motiva toda a equipe que, empenhada, pode gerar ganhos positivos para a marca, devido a ampliação da produtividade.

 

A melhora na produção, por exemplo, pode ajudar nos números de serviços da  empresa de alpinismo industrial.

  1. Demonstra diferencial de marca

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam se destacar para conseguir chamar atenção e ter novos clientes. 

 

Sendo assim, oferecer brindes pode ser um diferencial da sua marca, além de representar uma vantagem competitiva perante os concorrentes que não investem em estratégias de divulgação.

  1. Transforma os colaboradores e clientes em divulgadores

O colaborador ,ao receber um brinde personalizado, gosta do item e se sente percebido pela marca. Assim, a tendência é sair mostrando para família e amigos. O mesmo ocorre com o consumidor, que também é fidelizado e passa a usar o produto.

 

É nesse momento que a pessoa atua como uma divulgadora da marca, levando de modo sutil para outras pessoas o que a empresa tem de melhor.

 

A divulgação a partir dos brindes pode ter um grande impacto, pois, com os brindes transitando por muitos lugares, as chances de atrair novos consumidores aumentam.

 

Nas redes sociais, é possível mostrar os brindes por meio de posts. Com isso, os seguidores podem ver os brindes, uma ação que aumenta as chances de ter novos clientes e fortalece a imagem da marca.

  1. Apresenta ótimo custo-benefício

Uma vantagem interessante da distribuição de brindes é o excelente custo-benefício. 

 

Existem vários fornecedores que realizam as ofertas conforme a quantidade de brindes a serem personalizados.

 

A aquisição de brindes em grande quantidade é muito interessante devido ao preço acessível, algo interessante para uma administracao de condomínios que pode investir em brindes para os seus clientes.

 

Isto posto, com inúmeras vantagens e o poder que os brindes personalizados possuem, as empresas devem criar um planejamento para gerar informações relevantes para a estratégia, como o número de brindes, materiais utilizados, tipo de produto e os objetivos da campanha promocional.

  1. Fideliza os clientes

Com os brindes, as empresas podem mostrar o quanto se importam com a satisfação dos seus clientes. Os consumidores, quando recebem mimos, se sentem valorizados e importantes.

 

Com essa ação, uma empresa de tinta epóxi preço consegue aumentar a base de clientes e as chances dos clientes de voltarem a comprar com a loja.

Considerações finais

A distribuição de brindes pode ajudar no marketing boca a boca, além de contribuir para a relação cliente-empresa.

 

Portanto, os brindes personalizados são uma excelente estratégia para divulgar a sua marca, melhorar as vendas e aumentar a fidelização de clientes. Ou seja, fazer investimentos em brindes para a sua empresa é o modo de ter sucesso no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.