marketing digital

O marketing digital surgiu em 1960 junto com a internet, mas assim como ela, só começou a ter grande reconhecimento na década de 90.

Essa popularização ocorreu quando as pessoas começaram a ter mais acesso a internet, tanto nos seus trabalhos quanto em suas casas.

E foi aí que as empresas sacaram como a Internet poderia ajudá-las a aumentar seu número de clientes e consequentemente os número de vendas de seus produtos ou serviços.

Uma empresa que faça capa de agenda personalizada, por exemplo, poderia divulgar muito mais seu trabalho para um público específico. 

O que é marketing digital?

O marketing digital é todo o marketing feito dentro da internet, não só apenas para divulgação dos serviços ou produtos da empresa.

Mas, ajuda também na criação de estratégias, preço e na definição de como resolver os problemas e necessidades dos seus clientes em potencial.

Mesmo sendo diferente do marketing tradicional, tem coisas em comum, como o uso da estratégia dos 4 “Ps” para aproximar o público e a empresa, são eles:

  • Produto;
  • Praça;
  • Preço;
  • Promoção. 

Explicando melhor sobre cada um deles.

Produto

Produto ou serviço é o que a empresa vende, quais as vantagens para o consumidor, como ele supre as suas necessidades e quais são os seus recursos.

Se a empresa fornece impermeabilização de piso externo, por exemplo, ela tem que saber todas as informações deste produto para esclarecer qualquer dúvida do cliente. 

Praça

Praça é onde o produto é oferecido, como ele pode ser oferecido ao público, como funciona seu armazenamento e logística. 

Preço

Preço é o valor que o produto tem para o cliente, deve ser atrativo, pode ter ofertas e descontos, mas acima de tudo, garantir que a empresa tenha o lucro necessário.

Promoção

É o meio de divulgação do produto, como ele é apresentado para os clientes, e as estratégias para eles conhecerem a marca da empresa.

Esses conceitos são úteis e importantes porque é preciso ter um produto condizente com o que os clientes irão buscar, ter preços justos e correntes e ser divulgado nos canais corretos.

Uma fábrica de ar condicionado 110v split, por exemplo, não precisa ter necessariamente uma boa localização, mas os canais de divulgação do produto precisam estar sempre atualizados e chamarem atenção.

Conceitos do marketing digital

Marketing digital é um conjunto de estratégias online que tem como principal objetivo a atração, ou seja, é uma ferramenta que otimiza e facilita a comunicação por mensagem entre cliente e empresa.

Existem diversos conceitos do marketing digital atualmente, e eles podem ser aplicados em várias áreas e até nas mesmas áreas. São exemplos:

Automação de marketing

Diferente do que muitos pensam, a automação de marketing não se trata de substituição de mão de obra pelas máquinas. No marketing digital, essa palavra tem outro significado.

Automação de marketing é o uso de softwares que ajudam uma equipe de marketing a automatizar estratégias de comunicação e torná-las mais eficientes e ágeis.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta criada para aumentar o movimento de um site por meio de vários meios, principalmente, com o uso de estratégias de inbound marketing para falar melhor com o cliente.

O que ajuda a estreitar o relacionamento com ele, sendo assim possível aumentar seu número de compras.

Essa estratégia permite a criação de campanhas para um público-alvo e estudar seu sucesso ou fracasso usando algumas métricas.

Inbound marketing

O marketing digital faz uso de várias ações do inbound marketing com o objetivo de atrair o interesse do público de forma permissiva, ou seja, diferente do marketing tradicional que usa TVs, rádios, e outros meios invasivos.

O inbound marketing trabalha com o objetivo de criar estratégias mais sutis para chegar ao público que cheguem ao site do cliente por vontade dele.

Essa estratégia busca usar a lei da atração e não da coação e é uma das formas de marketing digital com os maiores e melhores resultados, além do custo benefício. 

Se no histórico do cliente estiver pesquisas sobre  ar condicionado, por exemplo, a empresa pode oferecer serviços de manutenção de ar condicionado industrial.

SEO

SEO, Search Engine Optimization, se tornou uma das ferramentas mais usadas dentro do marketing digital e também uma das mais importantes.

É o conjunto de estratégias, usadas para otimizar uma página da Internet, que permite que o site seja facilmente encontrado pelos buscadores, como o Google, por exemplo.

As técnicas de SEO como o uso de palavras-chave, por exemplo, são muito importantes para deixar um site amigável e de fácil compreensão.

Uma empresa içamento como exemplo, poderia usar palavras chave como, “içamento de carga” para aumentar sua posição nos buscadores e atrair mais cliques para a sua página.

Fazendo assim, com que o site seja mais acessado e de maneira gratuita.

Lead scoring

Lead scoring é uma das ações usadas no inbound marketing para ver de forma estratégica quais os contatos com maior potencial para ajudar nos interesses da empresa.

Existem várias ferramentas que ajudam na automatização dos recursos para saber quais os melhores contatos para o negócio. Ajudando a descobrir seus interesses.

Tendo em mãos esses interesses, é só investir em conteúdos estratégicos para conseguir conquistar mais um cliente para a empresa.

Marketing de conteúdo

Nos últimos tempos, marketing de conteúdo é o que move a internet, é o principal meio de atrair contatos usados pelo marketing digital.

Por meio de conteúdos relevantes e ricos, que possam interessar o usuário para que ele se interesse pelo que a empresa tem a oferecer.

Sendo também uma das estratégias de inbound marketing mais eficientes na criação do relacionamento do cliente com sua marca.

Diferença entre marketing tradicional e marketing digital

Em uma rápida explicação, o marketing tradicional usa meios de comunicação clássicos, como a televisão, rádio e mídia impressa, já o digital atua somente na web.

O marketing tradicional tem uma abordagem mais direta do que o digital, ele interrompe um filme ou leitura do cliente com anúncios. 

O marketing digital costuma ser mais sucinto. Como é possível ver, são dois métodos de trabalho muito diferentes e existem muitos outros motivos para isso, são alguns exemplos:

Público-alvo

No marketing tradicional é de costume anunciar em programas ou revistas que tenham a ver com o assunto em questão. 

Já no marketing digital, a possibilidade de segmentação do público é muito maior. É possível, por exemplo, fazer uma ação específica para moradores de um determinado bairro que façam uso de persiana painel tela solar.

Alcance

Outra diferença bem marcante no marketing tradicional é que a empresa alcança um determinado número de espectadores ou assinantes daquela canal ou revista.

Enquanto no digital esse alcance pode ser muito maior porque um anúncio físico se limita ao local em que foi publicado, enquanto o digital pode chegar ao mundo todo.

Relação com clientes 

Os canais de comunicação do marketing tradicional muitas vezes não são eficazes, muitos clientes se recusam a ligar para um SAC e esperar para serem atendidos.

O marketing digital se preocupa muito com esse detalhe e promove ações específicas para garantir que o cliente possa entrar em contato sempre que precisar de uma maneira fácil.

Se o cliente precisar do serviço de mudança de uma empresa, por exemplo, é importante ele conseguir ter uma boa comunicação com a empresa para não ter um stress a mais nessa hora. 

Vantagens de aplicar essas estratégias no seu negócio

Existem diversas vantagens no marketing digital que podem agregar muito a sua empresa ajudando-a a crescer e consolidar sua marca no mercado. 

Na comunicação, conversar com o cliente e deixar claro que ele pode ficar a vontade para esclarecer qualquer dúvida que tenha é uma forma de conseguir a fidelização do cliente. 

No alcance, com o uso da Internet as propagandas de uma empresa podem chegar no mundo todo, não existem fronteiras para a divulgação da marca.

Nas informações dos clientes, toda ação de marketing para conseguir mais clientes pode ajudar a reunir mais informações a respeito deles.

No público-alvo, é possível traçar perfis bem assertivos dos clientes antes de montar por completo as campanhas de divulgação dos serviços ou produtos da empresa.

Por último, nos ajustes em tempo real que diferente das campanhas em TV e outras mídias físicas, no mundo digital é possível acompanhar tudo em segundos.

Verá o retorno do público sobre o conteúdo publicado e terá a possibilidade de fazer as mudanças e ajustes necessários para um melhor resultado da campanha.

Seja uma campanha sobre fachada de prédio comercial ou sobre a divulgação de exaustores grandes para cozinhas industriais. 

Considerações finais

Sendo assim, o marketing digital vem ganhando força cada dia mais por ser uma estratégia que para ter sucesso precisa ser muito planejada, e seus benefícios são inúmeros.

Mesmo sendo muito parecido com o marketing tradicional ele se supera na maioria dos seus métodos, por serem atualizados e pesados para o público do cenário empresarial atual. 

Com o marketing digital a relação e comunicação com o público foi melhorando cada dia mais, o que gerou um aumento nas vendas das empresas que aderiram a esse planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.