live marketing

Live marketing é uma estratégia utilizada para promover a interação ao vivo entre o público e a marca. Para isso, oferece experiências marcantes que auxiliam no aumento do nível de aceitação que, consequentemente, leva à fidelização.

A ação promocional visa introduzir um produto ou empresa no mercado por meio de atividades que proporcionam experiências, principalmente as de nível sensorial, aos clientes.

Na era do Marketing 4.0, os métodos de vendas já não são o principal meio para atrair leads. Hoje em dia, é primordial que as marcas mostrem que o que ela oferece não serve apenas para trazer lucros, mas para trazer soluções ao consumidor.

Derivado no marketing promocional, por meio de experiências o live marketing busca gerar engajamento e impactar positivamente o público, de forma que as vendas passem a se realizar sozinhas.

Nos processos B2C (Business to Consumer), não é mais preciso que um vendedor ou uma propaganda diga que o produto apresentado é o melhor e o mais diferenciado, mas é necessário provar às pessoas que a teoria é real.

Com este intuito, muitas marcas têm investido no que é chamado de guarda-chuva de experiência, conceito que tem como base a UX (User Experience), ou seja, a máxima experiência entre produto e cliente.

Essas interações e trocas ao vivo podem acontecer tanto virtualmente, com ações digitais, quanto presencialmente, com a realização de feiras, eventos e congressos. Todas possuem como missão promover os seguintes benefícios à marca:

  • Maior rentabilidade e lucratividade;
  • Bom posicionamento e fortalecimento da imagem;
  • Feedback imediato;
  • Teste de produtos;
  • Fortalecimento do relacionamento com o consumidor;
  • Aumento das vendas.

Independentemente de as ações serem executadas no formato online ou offline, a tendência é que cada vez mais o marketing exija personalizações, em um cenário onde o consumidor é o protagonista no processo de compra e venda.

Quais empresas podem adotar o live marketing?

Desde as pequenas até as grandes empresas podem adotar a técnica de live marketing para alavancar seu negócio. É importante, em ambos os casos, fortalecer o relacionamento com o cliente e gerar confiança em seu produto.

Um exemplo simples que pode ilustrar essa experiência ao vivo entre público e produto são as lojas físicas de roupas, que oferecem provadores, o que possibilita ao consumidor ver com seus próprios olhos a qualidade dos itens.

Em casos específicos, como de um empresário que precisa estar sempre vestido com camisas sociais masculinas, essa oferta de serviços e experiências é primordial.

Diferente de uma roupa informal, trajes sociais exigem um bom caimento. Por isso, uma loja virtual não pode ser considerada uma opção atraente para realizar uma compra sem haver um processo de prova.

Com a certeza de que o material é adequado e de que o produto se adequou perfeitamente ao corpo, não são necessárias estratégias de venda para que a compra seja realizada, pois o cliente mesmo já comprovou tal fato.

O mesmo pode acontecer com a compra de calçados e de qualquer produto que precise de um encaixe adequado aos pés, como meias e até uma capa para sapato.

Dificilmente uma pessoa que necessita de um sapato social, por exemplo, realizará uma compra online. Certamente, ela irá preferir averiguar a qualidade e o conforto do artigo, para se sentir mais satisfeita.

No entanto, a importância do e-commerce e de ações digitais não pode ser descartada. Afinal, em algumas compras virtuais, o live marketing pode ser aplicado de outra forma.

Ou seja, uma pessoa que queira comprar objetos simples, como chaveiros para brinde, não necessariamente irá exigir uma prova. Neste caso, o primeiro passo é consultar as avaliações de outros compradores que experimentaram o produto.

Além dos comentários avaliativos, um shopper poderá assistir a vídeos de pessoas fazendo uma análise do item, retratando a sua real experiência com ele. Isso irá encorajar a prosseguir até a etapa de compra.

Inclusive, de acordo com dados da Wyzowl, empresa especialista na criação de vídeos animados, 96% dos usuários de internet assistem a um vídeo de explicação para entender melhor sobre um produto ou serviço. Ou seja, é essencial investir nesse tipo de estratégia.

Tanto em vendas de artigos quanto em vendas de serviços, mostrar credibilidade é uma boa forma de atrair novos clientes. É comum que no mundo hiperconectado em que vivemos, as pessoas sempre procurem por referências.

Por exemplo, um cliente que comprou uma cafeteira e a mesma começou a apresentar falhas, significa que precisará do serviço de uma assistência técnica cafeteira saeco. Antes de contratá-lo, certamente ele buscará referências.

Nesse sentido, inicia-se a busca pelo preço, qual o tempo para realizar o reparo e a qualidade do atendimento, bem como se a assistência é capaz de resolver as falhas na cafeteira, para, por fim, optar pelo serviço.

Com a atuação do live marketing a respeito da oferta, o posicionamento da marca e a satisfação dos clientes com os serviços podem se manter relevantes no mundo digital e no espaço onde a assistência atua, não havendo reclamações ou insatisfações.

Por que investir no live marketing?

Como provar aos seus clientes que mesa e cadeiras de plástico são boas opções de compra? Saiba que a estratégia de live marketing pode ser uma boa alternativa de encantamento e atração de consumidores.

Não será possível investir demasiadamente em propagandas se eles puderem ver com os próprios olhos e sentir a qualidade do produto ao vivo. Com isso, de fato eles saberão que a sua empresa tem boas ofertas.

O contrário aconteceria se, para promover uma venda, fosse preciso verbalizar todas as qualidades e atributos da mesa e das cadeiras, ao invés de simplesmente deixar que os clientes tirem suas próprias conclusões positivas.

Em uma segunda situação, provar aos clientes que um serviço de calibração de equipamentos médicos exige uma experiência ao vivo. O live marketing de seu negócio poderia investir, por exemplo, em depoimentos de especialistas da área.

Considerando que um equipamento hospitalar mal calibrado pode interferir no resultado final de um exame, mostrar aos pacientes que os médicos que utilizam os equipamentos têm tido bons diagnósticos pode ser uma boa opção.

Sem dúvidas, após comprovar os bons resultados que os serviços podem trazer, o gatilho de aquisição seria ativado no cliente que, consequentemente, realizaria a contratação do serviço.

Seguindo essa mesma linha, em que um edifício precisa realizar a contratação de um serviço de instalação de motor portao, uma estratégia semelhante poderia ser utilizada.

Ao invés do relato de médicos, como no caso anterior, poderiam ser utilizados relatos de moradores deste mesmo edifício, que nunca tiveram nenhum problema com o funcionamento dos portões que utilizam o motor oferecido pelos serviços.

São nesses detalhes que o live marketing, marketing ao vivo, atua, promovendo vendas sem investir muito dinheiro e tempo em propagandas. O consumidor, protagonista desse processo, tem a autonomia de tirar as suas conclusões por meio de experiências.

Como aplicar a estratégia em seu negócio?

Após compreender que a estratégia pode fazer parte dos mais diferentes tipos de empresas e negócios, é hora de conhecer em quais locais e de quais formas o live marketing pode ser aplicado.

A primeira e mais comum é por meio da distribuição de brindes e amostras grátis ou da degustação de determinados produtos em pontos de venda, como supermercados, por exemplo.

Uma outra opção é por meio de feiras, congressos e eventos que possibilitem uma interação e experiência direta do cliente com o produto. Geralmente, empresas de cosméticos, tecnologias e automobilísticas fazem uso frequente dessas táticas.

A terceira e mais acessível é por meio de ações digitais, como campanhas nas mídias sociais, promovendo maior engajamento e interação com o público. Isso pode ser feito com demonstrações ao vivo de produtos de uma marca.

Independentemente da sua escolha, é importante que durante a execução do live marketing você considere aspectos estratégicos como a criatividade, a participação e a interação.

Considerações finais

Seja a contratação de um serviço de locação de caçambas ou até a venda de quaisquer outros artigos, o live marketing pode ser o ponto que faltava para alavancar seu negócio. Diante de uma disputa acirrada de concorrentes, é vital mostrar seu diferencial competitivo.

A revolução digital abriu portas para uma realidade em que a experiência pode ser considerada mais importante do que o próprio produto, portanto, proporcioná-la aos clientes é a chave para o sucesso de seu negócio.

Com esta técnica, os próprios clientes poderão tirar as conclusões sobre as suas ofertas e, por consequência, promover um outro tipo de recurso, que é o marketing viral, que promove um maior destaque da sua marca no mercado.

Manter o cuidado com a interatividade e a percepção do cliente em relação a sua marca é fundamental para que você conquiste a apreciação e o destaque perante o público.

Em um mundo moderno, o cliente exige uma revolução e uma transformação do universo mercadológico. Diante disso, adaptar-se é garantir, além do aumento de vendas e lucratividade, um bom posicionamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.