sacolas ecológicas

As sacolas ecológicas, também conhecidas como “ecobag” são feitas de materiais naturais, como fibra de algodão ou juta. O objetivo do uso é substituir o plástico que vem causando muitos problemas no meio ambiente.

Ele leva centenas de anos para se decompor, além de ser muito prejudicial para a fauna e a flora. A primeira ideia de ecobag surgiu em 1997, e desde então vem ganhando destaque e adeptos no mundo todo.

O propósito de sua criação é diminuir a quantidade de sacolas plásticas usadas, permitir que o usuário carregue vários itens, reduzir a quantidade de lixo e promover a consciência ambiental.

É possível encontrar diferentes modelos, cores e materiais e pode ser carregada em vários lugares. Por ser mais resistente, suporta mais peso em comparação à sacola plástica.

É ideal para carregar as compras do supermercado, ir à feira e à padaria, também podendo ser usada nas escolas, faculdades, no trabalho, durante as férias, em viagens e até para levar uma troca de roupas na academia.

Até mesmo as empresas oferecem esse produto como brinde para clientes e funcionários. Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar a importância da sacola ecológica e dar alguns motivos para usar.

Importância da sacola ecológica

A sacola ecológica costuma ser feita de algodão e outros materiais sustentáveis, de modo a substituir a sacola de plástico.

São biodegradáveis e reutilizáveis, podendo ser usadas em diferentes ocasiões do dia a dia. Também suporta muito mais peso do que o saco plástico, podendo substituir até 8 sacolas comuns.

É possível carregar de tudo, como chave canivete moto, compras do supermercado e até itens pessoais, como:

  • Celular;
  • Chaves;
  • Carteira;
  • Documentos.

Trata-se de um produto resistente e de grande durabilidade, podendo durar cerca de 5 anos, período que uma pessoa usaria cerca de 1000 sacolas plásticas.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, a população Brasileira consome 1,5 milhão de sacolas plásticas por hora, uma quantidade assustadora, considerando que o produto leva mais de 100 anos para se decompor.

Outro fato que aponta os problemas do plástico é que essas sacolas são descartadas de maneira incorreta, ou seja, não são enviadas para a coleta seletiva destinada à reciclagem.

Governos e empresas investem em esforços para conscientizar as pessoas sobre a importância da sustentabilidade, de modo a preservar o meio ambiente e reduzir os impactos ambientais.

As ecobags ajudam a alcançar esse objetivo, mas também trazem muitas outras razões para sua adoção no dia a dia.

Por que usar sacolas ecológicas?

O uso de sacolas ecológicas vem sendo incentivado na sociedade por parte do governo, instituições e empresas, como um fabricante de carimbo redondo personalizado.

Atualmente, a sustentabilidade é um tema muito discutido nos meios de comunicação, o que reforça ainda mais a necessidade de incluir a ecobag nas tarefas do cotidiano.

As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre os problemas ambientais presentes no mundo todo, e existe uma grande preocupação em relação ao futuro do planeta.

É necessário garantir que as gerações futuras tenham acesso aos mesmos recursos naturais que temos hoje, caso contrário, toda forma de vida na Terra está ameaçada.

As sacolas plásticas são um dos maiores problemas, visto que são distribuídas em supermercados e outros tipos de estabelecimentos. Mas, muitos já se conscientizaram sobre os riscos trazidos por elas.

Por conta disso, oferecem sacolas recicláveis ou ecológicas para os clientes. As fabricadas em TNT reduzem consideravelmente a pegada ambiental, se comparadas às sacolas plásticas comuns.

Todos podem fazer sua parte para lutar contra a poluição ambiental por meio do plástico, e existem várias razões para usar as ecobags.

Uma delas é que esse produto é feito 100% de algodão, sem a adição de produtos químicos em sua composição, o que reduz a degradação do meio ambiente. Também possui um excelente acabamento e pode ser usado em vários momentos.

Um fabricante de chocadeira direto da fábrica pode oferecer sacola ecológica como brinde para os clientes porque é feita com o tecido, podendo ser usada por muitos anos, desde que receba os devidos cuidados.

Aliás, a durabilidade deste produto é justamente seu maior benefício, portanto, possuir esse tipo de sacola evita que a pessoa precise de várias outras feitas de plástico.

É muito fácil encontrar esse produto, uma vez que costuma ser vendido em diferentes tipos de estabelecimentos comerciais. São tão populares que alguns supermercados oferecem até mesmo benefícios para os clientes que a utilizam.

Muitos estabelecimentos oferecem descontos para os clientes que optam por usar ecobag ou vendem a sacola por um preço muito mais acessível.

Esse produto diminui os resíduos jogados no meio ambiente, considerando o fato de que existem cerca de 100 milhões de toneladas de lixo no oceano pacífico, e 90% são provenientes do plástico.

Ao oferecer ecobag aos seus clientes como brindes, uma empresa de projetos de ar condicionado PMOC evita danos causados pela sacola plástica, que leva cerca de 400 anos para se decompor totalmente.

Por conta da grande quantidade de plástico no meio ambiente, nos dias de chuva, essas sacolas entopem bueiros, o que acaba provocando enchentes nas cidades.

Ultimamente, temos visto muitas notícias sobre os problemas com enchentes, que além de prejudicar a moradia de muitas pessoas, também provoca doenças, uma vez que a água pode estar contaminada com urina de roedores.

Além disso, pode provocar a morte de pedestres por afogamento, danos materiais em veículos e provocar o caos nos grandes centros urbanos.

A queima de sacolas plásticas produz fumaça tóxica e altamente poluente para a atmosfera. Por outro lado, a distribuição de ecobag por uma clínica médica integrada ameniza os riscos de morte de diversos animais marinhos.

As tartarugas, por exemplo, são muito prejudicadas e muitas morrem asfixiadas ou presas em sacolas plásticas.

Se bem cuidada, a ecobag pode durar até 5 anos, sendo reutilizada no dia a dia, quantas vezes forem necessárias. O material usado na fabricação deste produto é de fácil decomposição, diferentemente do plástico.

Para se ter uma ideia, o uso de uma ecobag substitui, em um período de 5 anos, aproximadamente 1000 sacolas plásticas por pessoa.

Além dos estabelecimentos que vendem esse produto, também é possível encontrá-lo na internet, por um preço extremamente acessível.

Países de elevada consciência ambiental, como no caso da Finlândia, vendem sacola ecológica por um preço extremamente acessível para os turistas que chegam no aeroporto.

Existem empresas especializadas na fabricação de produtos ecológicos, e elas procuram agregar várias utilidades para as ecobags. Por exemplo, é possível adicionar propagandas de consciência ambiental como estampa da sacola.

Da mesma forma, uma empresa de assistencia tecnica em iPhone pode incluir sua logomarca e distribuir o produto como brinde. Além de divulgar a empresa, também é uma forma de se posicionar como um negócio consciente.

Por falar nisso, as companhias devem adotar o marketing verde, uma estratégia focada nos benefícios e malefícios dos produtos, modo de produção e da maneira como a organização se comporta em relação ao meio ambiente.

Toda marca precisa transmitir uma imagem consciente para os consumidores, pois é dessa forma que prova a sua responsabilidade com a natureza.

As pessoas também precisam fazer isso, escolhendo de maneira consciente de que empresa compram os mais variados produtos e serviços, como placa ACM adesivada.

As sacolas ecológicas foram criadas para substituir a versão plástica, que causa muitos estragos no meio ambiente.

Usá-las no dia a dia é influenciar o comportamento de outras pessoas ao seu redor, transmitindo uma imagem positiva e deixando claro que você também se preocupa com as questões ambientais.

Por fim, as ecobags são estilosas, bonitas, combinam com qualquer estilo, além de possuírem uma grande resistência, extremamente superior às sacolas plásticas.

Também são maiores, ajudam a carregar mais produtos e agilizam as tarefas do dia a dia. Em outras palavras, além de colaborar com o meio ambiente e ser totalmente sustentável, esse produto é muito útil no cotidiano.

Considerações finais

Sendo assim, as cidades ficam muito bonitas quando são bem cuidadas e possuem imóveis decorados com letra caixa acrilico iluminada, mas elas ficam ainda melhores se forem limpas e sustentáveis.

Basta reparar em quantas sacolas plásticas encontra pelas ruas da cidade em que mora. Todas elas vão parar no bueiro ou são carregadas para os mares, o que desencadeia uma série de problemas graves para o meio ambiente.

Se todos usassem sacolas ecológicas, seria muito mais fácil eliminar esse problema e garantir a sobrevivência das espécies marinhas.

Por isso, no dia a dia, pense em todos os motivos que listamos aqui para incluir de vez as ecobags em sua rotina.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.