QR CODE.

Que a tecnologia surgiu e está se aprimorando para melhorar cada vez mais a vida das pessoas é um fato, desde as redes de internet até os aparelhos eletrônicos, a modernização aos poucos conquistando o espaço das pessoas com a sua praticidade, como o QR CODE.

O significado para o termo QR CODE é Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida, que foi inventado para ser uma evolução do antigo código de barras. 

Este por sua vez foi criado em 1970 e se tornou algo que inovou o reconhecimento de produtos.

Incluindo que o código de barras é uma numeração em faixas claras ou escuras lidas por um scanner de raio vermelho, que por sua vez, está interligado com um computador por intermédio de uma infraestrutura de redes que mostrará as informações contidas nele.

E diferentemente do código de barras que usa somente a dimensão horizontal, o QR CODE utiliza as dimensões verticais e horizontais, criando assim a figura geométrica muitas vezes de um quadrado.

O QR CODE foi inventado em 1994 no Japão por uma empresa automobilística como uma forma de ajudar na identificação das peças de carro, e nos últimos anos se tornou popular por conta do aumento do uso do celular.

Atualmente, a maioria das câmeras dos smartphones podem ler o código até mesmo em camisetas personalizadas por conta da tecnologia avançada nos aparelhos, porém, inicialmente era necessário a instalação de aplicativos compatíveis.

Onde pode se usar o QR CODE?

A tecnologia que envolve o QR CODE pode ser utilizada em várias áreas. 

Embora tenha iniciado no ramo automobilístico, com o tempo, esse formato de código foi abrangendo os mais diferentes meios com o objetivo de facilitar para o cotidiano como:

  • Financeiro;
  • Currículos;
  • Serviços;
  • Marketing;
  • Cardápio de alimentos;
  • Etiquetas;
  • Autenticações.

Por ser uma tecnologia que busca melhorar a qualidade dos serviços e de uma forma prática e rápida, ela está cada vez mais ganhando espaço na sociedade.

Existem bancos e lojas que oferecem o modo pagamento via QR CODE, e para atrair a atenção para esse método de pagamento, é constantemente oferecido descontos ou até mesmo promoções para incentivar o consumidor.

Uma bolsa ecobag personalizada pode se tornar atrativa com descontos por QR CODE, o que acaba atraindo o consumidor para que realize a compra de forma rápida e segura.

Assim como um restaurante pode montar um cardápio com informações mais detalhadas pelo QR CODE para que os clientes tenham acesso.

Empresas de eventos responsáveis por um show ou algo que necessite de ingresso também podem utilizar a tecnologia para autenticar as informações na bilheteria.

O QR CODE nas estratégias de marketing 

Conforme o código foi se tornando popular, as empresas e agências de marketing perceberam que haviam ganhado um aliado no planejamento das estratégias para atrair os consumidores.

Caneca personalizada para empresa, por exemplo, uma estratégia de marketing com QR CODE em torno do produto daria a chance do cliente conhecer mais do que somente o objeto que ele irá comprar.

Pois a facilidade das interações e dos conteúdos que um QR CODE pode armazenar acabam atraindo para se explorar esse estilo de código.

Direcionar para determinada página

O direcionamento para uma página é o uso mais comum quando se utiliza o QR CODE em determinado produto ou serviço, mas esse método só se torna vantajoso quando se há necessidade ou contexto para criar um QR CODE.

Portanto, a estratégia de utilizar o código deve ser bem planejada e vista como algo que faça sentido para o cliente, além de também ser um conteúdo que possa gerar uma conversão de venda ou de captação de clientes.

 Atalho para informações e download de conteúdo  

Quando se está em uma exposição e há painéis com QR CODE, eles podem servir tanto para baixar o conteúdo sobre o evento ou interação com os visitantes, bastando que coloque a câmera do celular sobre a imagem.

O QR CODE pode servir como atalho de conteúdo em publicidade impressa, embalagens e vídeos promocionais na televisão ou na web, pois se a mensagem manter um possível consumidor interessado, ele certamente irá buscar utilizar o código para saber mais.

Por exemplo, se uma propaganda oferece bons serviços de cabeamento estruturado por um preço especial com vantagens para o consumidor, o QR CODE pode direcionar para a página da empresa e as condições da promoção.

Atendimento ao cliente 

Da mesma maneira que o QR CODE pode servir como marketing de conteúdo, ele também pode ser um auxílio para o consumidor entrar em contato com a empresa por um canal de atendimento.

E não somente com um contato mais direto como os indiretos, visto que o código pode ser programado para ir a uma página de perguntas mais frequentes que a empresa prepara para sanar dúvidas prévias, como os meios de pagamento de aluguel de caçambas.

Promoções e desconto de produtos ou serviços

Cupons de desconto e promoções também podem ser vinculados ao QR CODE, o que torna um estímulo para o consumidor aderir a prática, especialmente se o benefício for feito somente por este meio. 

Sejam dentro das embalagens dos produtos ou do lado de fora, o código vem se tornando uma tendência cada vez maior quando se é usufruído e conhecido.

Conhecimento do público e criação de estratégias criativas

Através do uso do QR CODE, também é possível um empreendimento conhecer ainda mais o público que o está utilizando, pois muitas vezes pode se atingir apenas um determinado número de pessoas que entendem o significado da imagem em algum local.

E o resultado disso, pode permitir entender para qual segmento deve ser usado esse modelo de código que irá cumprir a sua finalidade para não gerar gastos em um investimento que será perdido.

Visto que o QR CODE deve estar em pontos e designers criativos para atrair o público até ele de modo estratégico.

As vantagens de realizar pagamentos via QR CODE

Tornando-se cada vez comum o dinheiro estar dando lugar ao cartão de crédito ou débito, uma nova ferramenta de pagamento vem se popularizando há alguns anos com a ajuda do celular: o QR CODE.

Com ele, os celulares estão sendo mais visíveis e utilizados na hora de pagar alguma compra de squeeze personalizado infantil em estabelecimentos comerciais.

Isto, porque os bancos viram que essa tecnologia poderia ser benéfica tanto para os correntistas quanto para eles, e com isso, outras vantagens acabaram surgindo derivada dessa tecnologia como:

  • Praticidade;
  • Rapidez;
  • Segurança;
  • Economia;
  • Junção de serviços.

A praticidade que o QR CODE proporcionou foi de que não era mais necessário carteira física na hora do pagamento, nem cartões ou dinheiro em espécie, podendo sair apenas com o aparelho celular e o aplicativo da conta bancária instalado nele.

E o modo de pagamento escaneando o código proporciona agilidade na compra para quem irá pagar como quem irá receber, tornando filas e o tempo menores do que se utilizar outros meios.

Ainda que cause receio para alguns, o pagamento através de QR CODE é seguro por conta da criptografia envolvida nele e no que é fornecido pelo banco, impedindo que os dados pessoais ou dados sensíveis sejam hackeados.

Empresas que estão colocando o QR CODE como forma de pagamento também garantem uma vantagem, pois o código não tem desconto de taxas ou mensalidades para utilizarem esta técnica.

O que automaticamente, faz com que os bancos planejem estratégias de como captar clientes e criam serviços que oferecem vantagens para quem os utiliza, como transferências ou recebimentos bancários, recargas em serviços e até pagamento de boletos.

Considerações finais 

A chegada do QR CODE no cotidiano das pessoas serviu como uma forma de trazer praticidade e modernidade para áreas que não tinham, tornando-as mais interativas ou até mesmo instantâneas, como o pagamento de produtos.

As vantagens que o código vai proporcionando no cotidiano estão se tornando cada vez mais tendenciosas, de modo que aos poucos, as ações estão sendo geradas em volta do que o QR CODE pode armazenar.

Seja dados de importantes, informações de produtos como uma caneta personalizada para empresa ou curiosidade dos lugares turísticos e exposições de museus por meio de layouts criativos que instigam a sua utilização.

Bastante aplicados no meio financeiro, seja com compras ou vendas, o modelo de código promete oferecer ainda mais vantagens nestes quesitos conforme sua popularidade for aumentando, trazendo benefícios para ambos os lados e uma consolidação ainda maior. 

O que se iniciou nos anos 90 através de uma empresa automobilística tem grandes chances de ser uma estratégia utilizada por muito tempo enquanto ainda houver tecnologia e avanços na área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.