hotsites

Hotsites são sites criados com o intuito de abrigar uma campanha pontual, por um prazo determinado. 

Diferente das páginas institucionais, os hotsites buscam comunicar uma novidade considerada “quente” e promover um alto tráfego de visitantes na página.

A plataforma tem como objetivo proporcionar ao público uma imersão em determinados assuntos sobre ações que serão tomadas ou produtos e serviços que serão lançados, visando reter atenção, e consequentemente aumentar a taxa de vendas.  

Esse tipo de site funciona como os outros, porém, diferente dos corporativos, não é permanente e não apresenta informações sobre os valores e missões da empresa, apenas sobre um lançamento temporário.

Geralmente, essa opção costuma ser mais econômica, pois, quanto menor o número de páginas internas dentro de um site, menor o valor do investimento. Além disso, pode ser usada em diversas ocasiões e com variados propósitos.

Outro motivador da criação de um hotsite é o lançamento de algum evento, como um workshop de aula meditação. Neste e em outros casos, um site desse tipo é uma boa forma de anunciar detalhes específicos da programação.

A mudança de um posicionamento também pode ser pauta de um site quente. Para não causar estranhamento no público, acerca da mudança repentina, uma nova página costuma ser usada para comunicar a nova identidade visual e conceitos da marca.

O hotsite também pode ser usado para auxiliar uma gestão de crise. Suponhamos que um certo grupo tenha comprado um lote de troféu acrílico personalizado, e por azar, ele tenha vindo com algumas peças quebradas por conta do descuido no transporte.

Nesta situação, a melhor forma de tentar reparar o problema com novas ofertas e atendimento personalizado é criando uma página específica para o solucionar o ocorrido. Assim, automaticamente, os clientes se sentirão apoiados e acolhidos.

Muitas são as ocasiões em que o uso de uma página como essa pode alavancar vendas, solucionar problemas e expor novos propósitos. 

Independentemente do seu foco, será possível alcançar as seguintes vantagens com uma boa criação:

  • Maior visibilidade;
  • Melhor segmentação;
  • Objetividade nos conteúdos;
  • Possibilidade de dinamismo;
  • Maior interatividade;
  • Customização personalizada;
  • Menor custo e investimento.

Além de todos os benefícios do uso de um hotsite, sem dúvidas, a possibilidade de se mostrar criativo aos clientes é o principal. 

Com a inovação, será mais fácil atrair novos grupos de pessoas e chamar atenção do público já existente.

Para conquistar bons resultados como os já mencionados, é necessário compreender quais são os passos e requisitos para construir um hotsite atraente para o lançamento de um produto, serviço, evento, promoção ou gestão de crise.

Como construir um hotsite?

Um hotsite possui a mesma estrutura de um site comum, a sua única diferença é o tempo em que ele ficará ativo e quais foram as motivações que determinaram a sua criação. Para isso, é essencial avaliar certos pontos antes de criá-los.

Questões como a sua estrutura unificada, o layout atraente e o alinhamento à campanha criada pela empresa são essenciais para conquistar bons resultados. Para que isso seja possível, é necessário estar atento aos seguintes tópicos:

Definição de funções

As funções de um hotsite devem estar divididas entre objetivo e exclusiva. Na objetiva, o objetivo da criação do site deve estar bem claro e seguir, até o final da campanha, as ações necessárias para ser direto ao público.

Suponhamos que uma seguradora de automóveis tenha criado um serviço de guincho intermunicipal para os seus clientes. 

Sendo assim, com o propósito de comunicar a novidade, ela resolve criar um hotsite que reúne todas as informações sobre as suas vantagens.

Dessa forma, o objetivo da criação do serviço poderá ser melhor esclarecido ao público. Para que o site seja exclusivo de uma campanha “quente”, ele deve focar somente na propaganda e não conter outras funcionalidades, como a realização de vendas.

Determinação de prazo

Assim como toda campanha publicitária, um hotsite precisa de um prazo de validade. Para isso, a equipe responsável por sua criação deve definir um prazo de início e final da plataforma, para cumprir com os seus objetivos.

Imagine que uma empresa de dog walker queira fazer a divulgação de uma competição olímpica para cães, que tem prazo limitado. 

Pensando nisso, o site com informações a respeito do evento precisa terminar na data limite da inscrição.

Com essa data final estabelecida, será possível despertar o gatilho do senso de urgência nos tutores dos animais, que saberão que há um prazo definido para preencher os requisitos necessários do cadastro na olimpíada canina.

Investimento na identidade visual e criatividade

Essas são requisitos essenciais para anunciar produtos personalizados, que possuem características específicas e únicas. 

Um exemplo disso é a divulgação do lançamento de envelopes rústicos em uma papelaria virtual.

Neste caso, seria ideal que, além de focar em conteúdos atrativos para a aquisição do produto, o hotsite seguisse a mesma identidade visual dos envelopes, com detalhes rústicos que combinassem com a novidade.

É essencial que a primeira impressão do visitante do site seja a melhor possível, pois um designer bem feito é capaz de reter a atenção de alguém, e consequentemente, estimular alguma ação de aquisição.

Quais são as vantagens de investir em um hotsite?

Um hotsite proporciona muitas vantagens a uma empresa, entre elas, a capacidade de personalização de acordo com um determinado objetivo. 

Com uma boa estratégia de marketing e um bom plano de execução é possível conquistar ótimos resultados.

O ponto central de uma ação como essa é o estabelecimento de um prazo para alcançar metas, como a venda de produtos, um tráfego maior de visitantes a uma página de divulgação de serviços, além dos seguintes benefícios:

Promoção de eventos e divulgação de produtos

Como mencionado anteriormente, um hotsite é focado na divulgação de uma “novidade quente”, seja ela um produto, como brindes acrílico, um serviço, um evento ou até mesmo um festival. 

Em ambos os casos, é aconselhável criar uma página como essa para evitar falhas técnicas.

Imagine, por exemplo, que uma banda famosa e internacional anuncie o seu primeiro show em território brasileiro. 

Considerando que essa é uma notícia que irá causar um alto tráfego no site, é ideal evitar que os clientes passem por situações de estresse.

Tentar comprar um ingresso e não conseguir, devido ao alto número de pessoas presentes na plataforma, efetuando a mesma compra, é algo que pode causar um caos. 

Por isso, criar um hotsite é a saída para divulgar o evento e evitar problemas públicos.

Alívio do tráfego em sites

Para divulgar uma grande quantidade de informações na web, é recomendável a criação de um hotsite. Um bom exemplo disso são as divulgações de resultados de simulados e provas, que precisam ser consultados em prazo específico.

Neste caso, são usadas páginas específicas para o evento e que possuem prazo para sua exclusão. 

Dessa forma, o alto número de pessoas pode aliviar o tráfego do site e promover um funcionamento mais fluido e assertivo aos usuários.

Outra situação que ocorre, geralmente, é a criação de um hotsite para datas nacionalmente conhecidas, como a Black Friday, para um perfeito funcionamento do processo de compra e venda de um produto.

Divulgação de novidades

Nem sempre um hotsite é criado para fins promocionais ou publicitários, às vezes, uma empresa cria uma página apenas para divulgar alguma ação inovadora. 

Pode-se usar como exemplo a oferta de uma caixa de correio de inox, feita por um e-commerce.

A loja, que antes só enxergava o produto como um objeto de armazenar correspondências, passou a desenvolver um novo conceito, a de transformar a caixa de correio em um objeto de decoração externa.

A novidade, aparentemente simples, transformou o conceito da loja, que começou a focar na venda de objetos necessários do dia a dia, personalizados e aptos para decoração de ambientes externos e externos. 

Baixo custo

Por ser um site que tem prazo de validade para sua existência, o custo com manutenção permanente não precisa existir. 

Um hotsite criado para vendas de rebolo para furadeira afiação, por exemplo, não exigirá altos e constantes investimentos.

Essa é uma ótima forma de alavancar o número de vendas de um produto ou audiência, sem se preocupar com o dinheiro que será necessário para manter essa ferramenta estratégica ativa.

Considerações finais

Sendo assim, há muitas razões positivas para trabalhar com hotsites, por isso, é essencial que ao menos uma vez uma empresa invista nesse recurso temporário para promover ações, promoções, divulgações e eventos específicos.

Essa é uma forma rápida, barata e criativa de chamar atenção de um determinado grupo interessado na oferta do site. 

Basta focar em um objetivo central e estabelecer metas a curto prazo para que seja possível conquistá-las.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.