mapa conceitual

Mapa conceitual é uma metodologia de estudo que ajuda a memorizar um conteúdo, de modo fácil e rápido, usando palavras-chave e gráficos que se interligam de maneira cronológica e estratégica.

Trata-se de uma técnica que vem sendo aplicada desde 1960, tendo como objetivo facilitar a memorização do que é estudado e trabalhar o aprendizado de maneira ativa, entendendo os seus conceitos e desenvolvendo a capacidade de analisá-los.

Esse mapa ajuda a estudar melhor, mas também pode ser aplicado pelas empresas como uma ferramenta criativa para produzir conteúdos, além de ser indicada para o gerenciamento do negócio, planejamento estratégico e outras necessidades.

Sua criação é um processo simples, no entanto, o gestor precisa levar em consideração alguns aspectos, além de conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Qualquer pessoa que queira aplicar o mapa conceitual, ao fazê-lo corretamente, vai aproveitar uma série de benefícios em diferentes vertentes.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é mapa conceitual e dar algumas dicas para montá-lo. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto e quer aprender mais, não deixe de ler até o final.

Entenda o significado de mapa conceitual

Como falado anteriormente, mapa conceitual é um método de estudo que ajuda a memorizar conteúdos de maneira fácil e rápida, usando para isso palavras-chave e gráficos que funcionam de maneira interligada, estratégica e cronológica.

A ideia por trás dessa metodologia é usar uma combinação de imagens e conceitos que ajudam a fixar o material estudado.

Assim, um fabricante de broca para ferro 8mm pode usar esse método para várias frentes do negócio, visto que se trata de uma ferramenta de estudo e aprendizagem que classifica o conteúdo para auxiliar em sua compreensão.

O mapa deve ser construído para apresentar as principais ideias e o modo como elas se relacionam, tornando o conteúdo abordado mais visível.

Por meio de uma representação gráfica ilustrativa, é necessário criar ligações entre os diferentes assuntos que pertencem à mesma área de conhecimento.

Sua construção começa a partir de conceitos mais abrangentes e amplos, e vai se afunilando até pontos mais específicos.

Essa ideia surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970 e foi desenvolvida pelo professor Joseph Nowak, como um método de organização de conteúdos.

Atualmente, é considerado como uma excelente ferramenta didática, principalmente por fazer uso de representações visuais.

Só que além de ser muito boa para os objetivos educacionais, o mapa também pode ser utilizado em outras áreas, como organização de pesquisas e estruturação de planejamentos.

Inclusive, mesmo um fabricante de envelopes pequenos pode usar o mapa conceitual para diferentes necessidades, desde que saiba criá-lo da maneira correta.

Passo a passo para criar um mapa conceitual

O mapa conceitual precisa ser dinâmico, eficaz e intuitivo, e para isso é necessário seguir um passo a passo com elementos básicos. São eles:

1 – Selecionar o tema do mapa

O primeiro passo é selecionar o tema que fará parte do mapa conceitual, procurando se perguntar qual é o foco desejado.

Nesse sentido, verifique se é possível filtrar informações sem desconsiderar as palavras-chave de interesse.

Para simplificar o processo, uma dica é criar uma lista para separar as ideias principais das secundárias, ou então classificar o conteúdo que será desenvolvido ao longo da metodologia.

2 – Coletar informações importantes

Coletar dados e fazer pesquisas são passos fundamentais porque as informações são necessárias para definir os principais conceitos que serão usados no mapa. Ao fazer esse exercício, fica mais fácil adquirir conhecimentos úteis para a pessoa ou negócio.

Isso envolve consultar todas as ferramentas necessárias, como livros e sites que ajudam a encontrar dados concretos, específicos e verdadeiros. Isso deve ser feito independentemente de ser um projeto pessoal ou uma campanha publicitária.

3 – Filtrar o necessário

Depois que uma escola de curso de pilotagem de moto coletou todas as informações necessárias para desenvolver o mapa, precisa priorizar o que realmente é importante e vai agregar valor ao trabalho.

Por exemplo, se o tema envolve cuidar da saúde do corpo, é necessário reunir ideias voltadas para esse sentido, como:

  • Dieta equilibrada;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Consultas periódicas;
  • Exames de rotina.

Em seguida, liste práticas que podem ajudar a melhorar, saindo de ideias generalizadas e partindo para algo mais específico.

Depois que todas as informações forem processadas, é necessário sintetizar e manter apenas o que for essencial para a pesquisa. Dentro de uma empresa, este é o momento de organizar um brainstorming para modelar as informações.

4 – Organizar os conceitos

Nessa etapa, um fabricante de display de acrílico para doces vai estabelecer as conexões de cada conceito que permaneceu na lista.

O ideal é considerar o fato de que algumas ideias podem ficar de fora do mapa conceitual, mesmo depois de passar por todas as etapas do filtro de classificação.

O primeiro passo é preencher o título, um conceito importante para conectar as informações dentro de uma lista hierárquica, relacionando os conceitos mais importantes e o relacionamento existente entre eles.

5 – Fazer uma revisão

Depois de criar o mapa, é necessário revisá-lo, de modo a refinar os detalhes. Tenha em mente que os conceitos apresentados são para poder entender a dinâmica do mapa, mas ainda assim, outras pessoas podem não ser capazes de compreendê-lo.

Para evitar qualquer confusão, é fundamental pedir para outra pessoa revisar, falar sua opinião e mostrar se entendeu ou não. Isso vai ajudar a fazer os ajustes necessários para que o conteúdo seja capaz de comunicar detalhes importantes sobre o tema.

Como pode ser usado pelas empresas?

O mapa conceitual é amplamente usado na área da educação, mas também pode ser aplicado no dia a dia das empresas, como no caso de uma clínica de acupuntura auricular autismo.

Essa metodologia comunica as ideias e incentiva o pensamento visual intuitivo, possibilitando que o empreendedor e o gestor consigam analisar melhor os negócios.

Mapear conceitos é um processo grupal, uma atividade importante para as equipes ou grupo de pessoas interessadas em resolver diferentes problemas, como na área de marketing, administração e desenvolvimento de produtos e serviços.

Por meio dele, todos os membros da companhia são capazes de avaliar os objetivos e onde a corporação pretende chegar. O processo é simples e pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive por aquelas que não possuem conhecimentos técnicos.

É uma forma de trabalhar com uma abordagem criativa e orientada a resultados, que dentro do universo corporativo ficou conhecida como uma ferramenta para estruturar a concepção dos negócios.

Inclusive, uma clínica de medicina esportiva e treinamento atlético pode usar o mapa conceitual para obter inspiração, idealização e implementar seus projetos.

Ele funciona como um diagrama que orienta as fases de idealização e inspiração, assim sendo, na hora de implementar o que foi proposto, oferece todas as informações em relação à instrução, comunicação e documentação.

Dentro das empresas, gestores e empreendedores obtêm conhecimentos ao longo dos anos de trabalho, mas podem ter dificuldade em comunicar essas informações para outras pessoas.

Diante disso, é necessário documentar esse conhecimento para que a organização se transforme em uma criadora de informação. Nesse processo, o mapa conceitual pode ajudar muito, e por isso se tornou uma prática cada vez mais frequente.

Um profissional que oferece serviços de passeador de cachorro, por exemplo, pode usar essa metodologia para melhorar a compreensão de suas necessidades dentro de todo o estabelecimento.

Também é uma ferramenta útil para detectar lacunas e contradições, identificar relações complexas entre as ideias e aprender de que maneira deve se comunicar com os clientes.

Outro propósito de destaque é estabelecer uma linguagem consistente dentro de um projeto, identificar dependências de requisitos, além de modelar fluxos de inventário, de relações e até mesmo fluxo de caixa.

Do mesmo modo, é muito utilizado para o desenvolvimento de produtos, análise de mercado, tomadas de decisões, na formulação de projetos de pesquisa, para mapear o conhecimento da equipe e arquivar o conhecimento de especialistas.

Assim, um fabricante de totens fotográficos pode aplicar um mapa conceitual para criar uma visão compartilhada dentro da organização, treinar novos colaboradores, criar softwares, gerar organizadores avançados e construir ontologia.

Considerações finai

Para facilitar a criação do mapa conceitual, você pode usar algumas ferramentas, como no caso do SmartDraw, que recebe as informações fornecidas, seleciona um modelo predefinido e prepara o diagrama.

Mas independentemente de usar ou não uma ferramenta digital, o mapa conceitual deve fazer parte da cultura de empresas e pessoas, principalmente para aquelas que querem investir em um bom projeto de geração de conteúdo.

Qualquer companhia que goste de trabalhar em projetos e criar estratégias precisa se aprofundar no mapa conceitual e fazer dele um guia para todas as ações futuras em diferentes frentes da corporação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.