Google Pagespeed

Google Pagespeed é uma ferramenta do Google que auxilia na verificação e otimização da velocidade das páginas de um site.

As estratégias de marketing digital, que antes eram uma tendência, hoje em dia se tornaram essenciais. Um exemplo disso é a necessidade de adaptar o site para os dispositivos móveis.

Aliás, independentemente do dispositivo usado pelo usuário, é fundamental que a página carregue rapidamente e seus elementos se adaptem ao formato da tela.

Outro exemplo de estratégia de marketing fundamental é o SEO, que faz com que as páginas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, além de garantir uma boa experiência ao usuário.

O objetivo do Google é fazer com que as pessoas obtenham as respostas que precisam para as suas dúvidas da melhor maneira. Exatamente, por isso, desenvolveu uma ferramenta para que os donos de sites possam melhorar o desempenho da plataforma.

Qualquer empresa que tenha um site institucional, precisa conhecer esse recurso, e é exatamente sobre isso que vamos falar aqui.

Você vai entender o conceito do Google Pagespeed e como fazer para melhorar a pontuação do seu canal. 

Entenda o conceito de Google Pagespeed

Por conta da internet e da evolução da tecnologia, as pessoas não estão dispostas a perder tempo. Independentemente do que precisam fazer, não querem esperar o site carregar ou procurar muito por aquilo que precisam.

O próprio Google já comprovou que os usuários não querem esperar mais do que alguns segundos para que uma página carregue. Eles também querem boa navegabilidade, informações completas e imagens de qualidade.

Se uma empresa de bateria 150 amperes para caminhão quiser garantir tudo isso, preciso usar uma ferramenta que mostre como está o desempenho do seu site. É aqui que entra o Google Pagespeed.

Como o próprio nome sugere, esse recurso oferece uma análise completa das páginas, mostrando o que pode estar colaborando com a lentidão.

Ele também oferece sugestões de melhoria em relação à navegabilidade e à experiência do usuário. A navegação é classificada em duas etapas, sendo mobile e desktop.

Portanto, trata-se de uma ferramenta completa que diz muito sobre o desempenho do site institucional, elencando problemas e sugerindo correções e otimizações.

Mas, as análises só são feitas em relação ao desempenho front-end do site, em outras palavras, são pontos relacionados ao gerenciamento de carga e à performance de aplicações.

A avaliação de desempenho diz respeito às imagens, CSS, Java script e outros atributos que possam impactar a velocidade de carregamento e a navegabilidade. 

Quanto à velocidade, o recurso verifica:

  • Cache do navegador;
  • Tempo de resposta do servidor;
  • Otimização de imagens.
  • Javascript;
  • CSS de bloqueio;
  • Compactação no servidor;
  • Prioridade de conteúdo visível;
  • Impedimento de redirecionamento de página de destino.

Quanto à experiência do usuário, um salão especializado em corte de cabelo curto masculino pode analisar o dimensionamento do conteúdo, tamanho apropriado de pontos de toque, tamanho de fontes, entre outros.

A pontuação do Google Pagespeed vai de zero a 100, onde zero demonstra um péssimo desempenho, e 100 demonstra um excelente desempenho. Mas, de acordo com especialistas no assunto, 85 é uma pontuação suficiente.

Ao inserir o link do site na plataforma, é possível visualizar uma pontuação e receber algumas sugestões de tudo aquilo que precisa ser corrigido e otimizado.

Os pontos vermelhos mostram que se esses problemas forem resolvidos, o desempenho melhora consideravelmente. Já os pontos amarelos são sugestões que podem afetar atributos importantes na estratégia.

Por fim, os pontos verdes indicam que nenhum problema foi encontrado. Toda a análise é feita em duas etapas, sendo mobile e desktop, e existem várias maneiras de melhorar a pontuação.

Como melhorar a pontuação no Google Pagespeed?

Depois de saber o conceito e o funcionamento da ferramenta, nada mais natural do que saber como melhorar a pontuação dentro dela.

Um fornecedor de correia dentada Gol G5 pode fazer essas melhorias de várias maneiras, tanto é que os relatórios oferecidos pela plataforma e indicam onde estão os problemas e como eles podem ser resolvidos.

Geralmente, eles estão relacionados às imagens que não são otimizadas, códigos HTML desnecessários, lentidão do servidor, dentre outros. O ideal é prestar atenção ao que a ferramenta aponta para fazer as correções.

É assim que a empresa obtém um site de alta performance, mas para ajudar quem vai fazer isso pela primeira vez, existem algumas dicas importantes. São elas:

Usar o Accelerated Mobile Pages

Accelerated Mobile Pages (AMP) é uma ferramenta oferecida pelo próprio Google para melhorar o desempenho do site no que diz respeito ao carregamento das páginas. O recurso torna a navegação muito mais rápida para os dispositivos móveis.

Dentro do site de uma empresa de barraquinha de pipoca para festa, a ferramenta retira recursos válidos apenas para a navegação por meio de desktop, o que deixa o site mais simples e rápido.

A mudança traz mais usabilidade para o acesso via dispositivo móvel, impactando de maneira positiva na experiência do visitante.

Reduzir os espaços no HTML

No código das páginas pode haver espaços e informações que não são importantes ou que aparecem de maneira duplicada. Quando isso acontece, o desempenho é severamente prejudicado.

O servidor terá mais dificuldade para ler as informações que serão mostradas no navegador, nesse sentido, o ideal é remover esses itens.

A remoção evita que eles afetem o modo como o navegador processa o HTML, mas também existe a opção de inserir plugins que fazem essa tarefa.

Usar o cache do navegador

Quando o usuário acessa o site de um fabricante de adesivo automotivo, precisa carregar as imagens, fontes, vídeos, scripts, códigos e outros elementos presentes dentro da página.

O carregamento leva um tempo razoável, mas ao usar o cache, é possível diminuir o tempo necessário, uma vez que o recurso lembra o navegador do que já foi carregado anteriormente.

É como se fosse uma memória que guarda todos os caminhos percorridos outras vezes, o que faz com que o tempo de carregamento da página seja muito menor. Como sabemos, isso faz muita diferença na experiência do usuário.

Algumas opções de plugins que podem ser instalados são o W3 Total Cache, muito comum em plataformas WordPress. Outra opção é fazer a configuração manual, entretanto, essa tarefa exige um bom desenvolvedor.

Procurar o tempo de resposta do servidor

Outra alternativa para melhorar a pontuação no Google Pagespeed é otimizar o tempo de resposta do servidor.

Para fazer isso, uma empresa de arquitetura que oferece projetos como escritório planejado em L deve contratar um provedor de hospedagem, pois ele garante um excelente tempo de carregamento.

O site depende do servidor para carregar no navegador, quando o processo é lento, a página demora muito mais tempo para ser visualizada pelo usuário. Como consequência, o proprietário do site nota um aumento na taxa de rejeição.

Para evitar esse problema, uma dica é verificar com o fornecedor qual é a maneira mais adequada de otimizar o servidor e assim diminuir a velocidade de carregamento do site.

Essa ação vai permitir que a página carregue rapidamente, independentemente do dispositivo, o que melhora a experiência do usuário e favorece as taxas de conversão.

Otimizar as imagens

Os consumidores são muito visuais na hora de comprar qualquer produto ou serviço. Por exemplo, uma mãe que vai voltar a trabalhar precisa encontrar uma boa creche de bebê, mas antes disso quer visualizar imagens das escolas que selecionou.

Se as imagens demoram muito para carregar, automaticamente algumas instituições de ensino podem ser descartadas das possibilidades.

Para evitar esse problema, é fundamental otimizar as imagens e garantir que elas carreguem em menos tempo. Os recursos visuais são importantes, mas eles consomem muitos recursos se o upload não é feito corretamente.

Isso costuma acontecer quando várias pessoas carregam as imagens no site, e para resolver essa questão, uma dica é comprimir as imagens, sem afetar a qualidade delas, por meio de um programa específico ou imagens de última geração.

Uma loja de banco de mobilete original também tem como opção usar uma rede de entrega de conteúdo, pois por meio dela, as imagens são distribuídas para os servidores em vários locais.

Assim, quando o usuário carregar a página, o local mais próximo será utilizado para atender à solicitação. Também existem plugins que otimizam as imagens e melhoram a pontuação da plataforma.

Considerações finais

Sendo assim, usar o Google Pagespeed é a melhor forma de garantir que o site do seu negócio tenha um excelente desempenho e garanta uma boa experiência aos visitantes.

A experiência positiva é necessária desde o primeiro contato da pessoa com a marca, e atualmente, esse primeiro contato costuma acontecer na internet. Causar uma boa primeira impressão é essencial, e o Google Pagespeed pode te ajudar com isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.