Todos sabem que a máquina de lavar roupas é um dos eletrodomésticos mais importantes em nossa casa. Porém, muitas vezes achamos que não importa muito qual o modelo nem a marca que compramos, desde que tenhamos algo para lavar nossas roupas. Não se engane! Embora todas as máquinas façam o básico, as sutis diferenças entre modelos podem ser a diferença entre você ter que tirar manchas na mão ou não conseguir lavar seu cobertor favorito.

É por isso que escrevemos este artigo, onde iremos listar os melhores modelos do momento, além de escolher a melhor máquina de lavar roupas de 2022. Antes de começarmos, no entanto, temos que entender o que pode diferenciar de um modelo para outro.

Principais características de uma máquina de lavar

Para fazermos a escolha certa do nosso eletrodoméstico, é necessário que entendamos quais são as características básicas de uma máquina de lavar e também o que pode diferenciar. Não esqueça que alguns destes fatores podem ser importantes para você, outros nem tanto.

Melhor máquina de lavar roupas de 2022: confira a lista dos melhores modelos do momento
  1. Tamanho/capacidade: uma boa máquina de 8kg pode servir para maioria das pessoas que moram sozinhas. Casas com mais de dois moradores devem, sempre que possível, procurar por modelos de pelo menos 10kg. Só não podemos esquecer que mesmo quem mora sozinho talvez precise de uma máquina com maior capacidade caso queira lavar peças pesadas, como alguns tipos de cobertores.
  2. Gasto de energia e água: no final do mês que maioria dos consumidores acabam notando o quanto sua máquina realmente gasta. Sempre fique atento sobre as notas técnicas sobre economia de energia e água, principalmente para modelos maiores e menos modernos.
  3. Programas específicos e ciclos de lavagem: hoje em dia existem diversos programas e ciclos específicos para roupas delicadas, lavagens pesadas, coloridas, etc. Caso queira manter suas roupas mais frágeis intactas, é sempre bom comprar modelos que tenham essas opções.
  4. Barulho: existem máquinas de lavar que são mais barulhentas que batedeiras e liquidificadores, enquanto outras não fazem mais barulho que sua geladeira. Esta informação geralmente não vai ser dada pelo vendedor, então aconselhamos buscar na internet.
  5. Abertura: existem dois tipos de aberturas: superior e frontal. Não podemos afirmar qual é melhor, pois é uma questão de escolha: a superior é considerada melhor para lavagens pesadas devido ao seu motor forte, enquanto a abertura frontal ganha na economia, sendo também mais moderna e ocupando menos água, sabão, amaciante e até mesmo espaço.

Agora que sabemos o que analisar na hora da compra, vamos listar os melhores modelos do momento, além de escolhermos qual é a melhor máquina de lavar roupas de 2022.

  1. Máquina de lavar Brastemp BWK12A9 – 12kg

A lavadora BWK12A9 tem o design mais moderno juntamente com a maior performance desta lista. Este modelo da Brastemp possui 12 programas de lavagem e várias funcionalidades, desde um ciclo para lavagem de edredons até módulo de enxágue antialérgico. Com seu belo revestimento em titânio, a vida útil deste modelo é grande, além de ser reconhecido como um dos melhores para remover manchas sem danificar roupas através do seu ciclo Tira-Manchas Advanced.

  1. Máquina de lavar Samsung WD6000 – 11kg

Por falar em modernidade, temos a WD6000 da Samsung, a lavadora mais futurística desta lista. Ela possui inteligência artificial juntamente de ótimas programações de lavagem, o que resulta numa grande economia de água e energia. Este modelo consegue identificar que tipos de peças estão dentro da máquina, e então sugere o melhor programa para esta lavagem. Como se não bastasse tudo isso, ela ainda é extremamente silenciosa e tem funções de secagem e esterilização a seco.

  1. Máquina de lavar Panasonic NA-F120B5G – 12kg

Já falamos muito de avanços tecnológicos, onde as duas primeiras da lista eram incomparáveis. Mas quando se trata de roupas limpas, nenhuma ganha da lavadora NA-F120B5G da Panasonic. Considerada por muitos como a campeã das roupas realmente limpas e sem manchas, esta máquina de lavar não utiliza o bom e velho agitador – presente em grande maioria das máquinas para atritar as roupas e agitar a água. Então, além de ter roupas limpinhas, elas estarão intactas na hora de estender.

  1. Máquina de lavar Brastemp BWJ09 – 9kg

Depois de tantos modelos modernos, complexos e caros, temos que falar da Brastemp BWJ09. Apesar de ter poucas funcionalidades, ela tem tudo que é essencial para uma máquina moderna: ciclos específicos de remoção de manchas, função para roupas delicadas, entre outros. Ela é compacta, tem resultados bons e é confiável, tudo isso com um preço baixo. É o modelo perfeito para solteiros.

  1. Máquina de lavar Consul CWH12AB – 12kg

Voltando para modelos grandes e modernos, temos a lavadora CWH12AB, da Consul. Como maioria dos modelos desta marca, temos um produto confiável e que entrega o que se pede. Com um sistema de dosagem para produtos de limpeza, ela garante mais que qualquer uma que você não irá desperdiçar seu dinheiro colocando mais sabão que deveria, além de garantir que não fique manchas de lavagem em suas roupas. Também possui diversas opções de lavagem, como a econômica ou de peças delicadas. Embora não tenha tantas especialidades quanto as outras, possui um dos melhores custos-benefícios desta lista.

  1. Lavadora Midea Lse10x1 – 10,2kg

Considerada por muitos como a melhor máquina de lavar roupas, o modelo Lse10x1 da Midea funciona com tecnologia inverter, alcançando até 1200 RPM no seu tambor, o que vai muito além da maioria. Embora se espere que todo esse poder venha acompanhado de muito barulho, constatamos que esta é uma das lavadoras mais silenciosas do mercado. Além disso tudo, a Lse10x1 tem 16 programações para lavar suas roupas e vários ciclos de secagem.

  1. Lavadora Panasonic NA-F160B6WA – 16kg

Esta pequena lavadora de 16kg (contém ironia) da Panasonic conta com três variações de movimento da água, o que resulta numa remoção de manchas realmente incrível, principalmente se levarmos em conta a capacidade dela. Também possui programa antibacteriano que, segundo a Panasonic, elimina 99,9% das bactérias responsáveis pelo mal cheiro nas nossas roupas. Recomendamos fortemente para famílias grandes.

  1. Máquina de lavar roupas Electrolux LAC12 – 12kg

A lavadora Electrolux LAC12, embora seja compacta, é capaz de lavar muitas roupas ao mesmo tempo. Se compararmos suas dimensões com outros modelos do mercado, esta é a campeã em capacidade versus tamanho. Com um mecanismo para soltar os produtos de limpeza pelas laterais do cesto, a chance de termos roupas com manchas de sabão é muito menor. Silenciosa, compacta e com grande capacidade, é perfeita para quem mora em apartamentos.

  1. Lavadora LG VC5 AIDD – 11kg

O modelo VC5 AIDD da LG é mais uma máquina inteligente da qual não poderíamos falar. Ela possui uma tecnologia de inteligência artificial que consegue descobrir o tipo de tecido e peso das peças de roupas em seu interior, mostrando o melhor ciclo de lavagem para o caso. Ótima para manter suas roupas em bom estado por mais tempo, além de também simplificar seu cotidiano.

  1. Lavadora Electrolux Lsp11 – 11 ou 7kg

Finalizamos esta lista com a lava e seca Lsp11 da Electrolux. Capaz de medir com grande precisão a umidade de cada peça, sua secagem é perfeita e evita gastos desnecessários de luz e também protege suas roupas. Além disso, também tem uma tecnologia incomum de vapor quente, que segundo a fabricante, elimina 99% das bactérias e alergênicos.