Embora muitas pessoas busquem exercícios e usem suplementos para perder peso, muitas outras têm a intenção oposta. Como seu metabolismo é mais alto do que o normal, muitas pessoas se esforçam para ganhar e ganhar peso de maneira saudável e constantemente lutam com escalas de peso.

E procurando drogas como desacelerar o metabolismo. Para aqueles que querem comer, mas não querem ganhar peso, ou para aqueles que precisam ficar magros, um metabolismo rápido pode ser positivo. Porém, para quem pratica atividade física e atletas que desejam aumentar a massa muscular, essa aceleração pode ser prejudicial ao desempenho.

É por isso que a busca por como desacelerar o metabolismo é tão grande. Embora a maioria das pessoas frequente a academia, tome suplementos dietéticos e concentre-se em dietas restritivas ou na reeducação alimentar para acelerar o metabolismo e a perda de peso, algumas pessoas desejam o contrário: desacelerar o metabolismo para ganhar peso. No início, ganhar peso parecia simples. Afinal, logicamente falando, enquanto você comer muito, o ponteiro da escala aumentará.

Mas não exatamente. Para pessoas com metabolismo rápido, querer ganhar alguns quilos de peso pode ser um verdadeiro desafio. Isso porque a dificuldade em ganhar peso está relacionada ao alto índice metabólico, sendo que a ingestão calórica pela alimentação é queimada mais rapidamente do que o consumo. Se este for o seu caso, a boa notícia é que existem muitas maneiras de “controlar” seu metabolismo acelerado e controlar seu corpo para conquistar o corpo que você sempre quis.

Para te ajudar, a Madrugao Suplementos reuniu algumas dicas de ouro que você pode incluir no seu dia a dia para que seja mais fácil atingir seus objetivos.

O que é acelerar o metabolismo?

O metabolismo é responsável pela conversão de nutrientes e outras substâncias e, quando essas substâncias são convertidas em energia, mantém o corpo ativo. A queima de calorias necessária para nossa sobrevivência e funções importantes do corpo vem de nosso metabolismo.

No entanto, se esta função estiver desequilibrada, ela pode desacelerar ou acelerar. Ao acelerar, causará problemas como dificuldade de ganho de peso.  Este metabolismo é um processamento que ocorre naturalmente no corpo humano, que converte a caloria que a gente consome de alimento na energia. Esta energia é basicamente um combustivel que os organismos usam para suas funções.

O metabolismo de uma pessoa nunca será igual ao de outra. Em algumas pessoas, pode acelerar; em outros casos, é um pouco lento. Essa diferença pode afetar diretamente o quão difícil é para uma pessoa perder ou ganhar peso, bem como a dificuldade desses eventos. O metabolismo lento consiste em uma taxa metabólica inferior à média, que pode ser apenas genética, idade ou dieta, mas também pode ser causada por certos problemas, como desequilíbrio. Essas pessoas acham mais fácil ganhar peso, mas é mais difícil perder peso.

Por outro lado, o metabolismo rápido significa que uma pessoa queima muitas calorias (geralmente mais do que consome) e, portanto, acumula menos gordura. De modo geral, essas pessoas são mais magras e acham mais fácil perder peso do que ganhar peso. Muitos fatores podem causar esse quadro, por isso você deve procurar a orientação de um nutricionista ou nutricionista para que ele verifique.

Como isso funciona?

O metabolismo é uma série de reações químicas que ocorrem no corpo. Essas reações são responsáveis ​​pela conversão de moléculas em energia. O que acontece ao organismo quando a taxa de metabolismo é mais lenta do que o normal? O corpo leva mais tempo para digerir os alimentos, absorver nutrientes e convertê-los em energia.  Essa conta parece muito simples, exercite-se mais para queimar muitas calorias e perder peso. Mas a matemática dos organismos é outra questão.

Para que seu corpo funcione adequadamente, ele precisa de energia. O metabolismo básico é a quantidade de calorias de que o corpo necessita para manter a vida. Nosso corpo precisa de energia para todas as atividades, como frequência cardíaca e frequência respiratória.

Você sabia que quando corre alguns quilômetros não consegue ver o resultado na escala? Mesmo se você consumir muitas calorias, seu corpo pode desacelerar seu metabolismo basal, que está diretamente relacionado à quantidade de calorias que você perde ou ganha. Portanto, para acelerar o seu metabolismo, é importante que todo o seu corpo esteja em um estado equilibrado e saudável. O exercício físico é muito importante.

Invista nos músculos porque eles são os responsáveis ​​pela queima da gordura acumulada. Quanto mais músculos uma pessoa tem, mais calorias e gordura ela queima, quer esteja dormindo ou fazendo exercícios. Para aumentar a massa corporal magra, é importante ter um programa de exercícios. Por exemplo, a musculação é um esporte muito importante, não só para manter uma boa forma e beleza corporal, mas também para garantir saúde e qualidade de vida. O treinamento com pesos pode proteger o sistema atlético, aumentar a resistência e retardar a perda de massa muscular em idosos. Claro, os exercícios devem ser sempre corretos e realizados sob a orientação de profissionais. 

Como fazer este aceleramento?

O impacto do metabolismo acelerado pode ir muito além da estética e, quando a situação está fora de controle, afetará a saúde geral do indivíduo. Por exemplo, perda súbita de peso ou deficiências nutricionais causadas por metabolismo rápido podem causar fraqueza muscular, anemia, aumento da frequência cardíaca, insônia, fadiga.

Assim como a perda de peso tem um efeito benéfico na qualidade de vida das pessoas, tende a aumentar sua autoestima.Para quem tem dificuldade para ganhar peso, ganhar peso também traz os mesmos benefícios. Porém, mesmo que desacelerar o metabolismo e ganhar peso sejam importantes para pessoas com metabolismo mais rápido, é preciso ter cuidado, principalmente com a alimentação, para não prejudicar a saúde.

Um segredo para desacelerar o metabolismo é contrário à regra de quem quer acelerar e emagrecer: o tempo entre as refeições é curto. Comer em porções divididas a cada duas ou três horas aumentará o gasto de energia, acelerando assim a queima de calorias.Por outro lado, não comer por um longo período de tempo, é benéfico para quem quer desacelerar o metabolismo para ganhar peso, pois leva a um estado de fome, exceto que o organismo começa a “entender” a próxima refeição Leva tempo, então vai desacelerar seu metabolismo, armazenar o máximo de energia e diminuir sua queima de calorias.

Como ganhar kilos? 

É até lógico: para ganhar peso é preciso comer. No entanto, para atingir esse objetivo, você não deve consumir nada. Sempre mantenha boas fontes de carboidratos complexos (grãos inteiros, grãos, tubérculos, vegetais, etc.), proteínas (carne bovina, suína, frango, peixe, ovos) e gorduras de alta qualidade (azeite, óleo de coco, manteiga) no despensa e geladeira média) e uma importante fonte de nutrição corporal (folhas verdes escuras, vegetais, frutas, etc.).

Uma dieta rica em proteínas é boa para perda de peso e saúde metabólica. A ingestão de proteínas aumentará a sensação de saciedade, mesmo se você comer menos. Isso ocorre porque a proteína reduz o nível do hormônio da fome grelina.

Exercícios físicos como corrida, natação e ciclismo são bons tipos de treinamento, mas não são os mais adequados para pessoas que têm um metabolismo mais rápido e querem ganhar peso. O exercício cardiovascular (ou aeróbio) é uma atividade que consome muitas calorias, então você deve reduzir o número de vezes por semana.

Se você gosta de praticar, pode encurtar o tempo.