publicidade

Os meios pelos quais um empreendimento pode chamar a atenção de um consumidor pode variar de caso para caso, porém, em todos eles, a publicidade está envolvida como uma das principais estratégias de marketing.

Envolvendo comprar o espaço de algum veículo para fazer uma divulgação, a publicidade tem como o objetivo atingir ao público-alvo do produto ou do serviço como uma forma de incentivo para realizar a compra.

Por exemplo, um comercial na televisão sobre aula de meditação faz bem a saúde física e mental, a publicidade pode ser de uma clínica que está a algum tempo no mercado e planeja expandir os seus serviços para outras filiais.

Sempre de olho nas tendências, os profissionais que trabalham com publicidade não focam apenas no quesito de vendas, podem estar incluídas nas campanhas publicitárias os comportamentos e a cultura de uma sociedade.

O surgimento da publicidade 

O princípio do que se é conhecido como publicidade pode ser considerado a famosa “conversa de vendedor”, já que desde os tempos antigos a sociedade faz relações comerciais.

Os primeiros meios de publicidade físicos foram logo após a invenção da prensa mecânica de Gutenberg, por volta do século XV, que possibilitou a criação de textos diferentes dos manuscritos habituais da época e o que futuramente seria o jornal impresso. 

Os primeiros anúncios surgiram no Mercurius Britannicus, um jornal inglês que circulava por volta do ano de 1625.  

Diferentemente dos dias atuais, as publicidades no início serviam como uma forma de apresentar um produto que era vendido ou os serviços oferecidos, sem qualquer persuasão que são encontradas hoje em produtos como lanterna de LED potente.

Com a indústria ganhando cada vez mais força, a publicidade passou a servir como uma forma dos produtos e serviços serem consumidos em grandes escalas, o que foi se tornando o que é mais próximo do que se tem na atualidade.

A primeira agência com o foco em publicidade surgiu em 1841 na Filadélfia, Estados Unidos, quando Volney Palmer fez a negociação entre jornais e empresas como forma de impulsionar os produtos por meio da mídia impressa da época.

Com o passar dos anos, a publicidade começou a fazer parte das rádios e revistas até a chegada da televisão, onde o primeiro comercial publicitário apareceu por volta de 1941, e a partir de então com o audiovisual no cotidiano, a tendência cresceu ainda mais.

A persuasão publicitária ganhou ainda mais força com as mídias visuais, já que os profissionais começaram a procurar meios para tornar o produto como envelopes rústicos interessantes e irresistíveis.

O que acabou também gerando um campo de pesquisa envolvendo os anúncios criados, pois eram visíveis que geram algum impacto na sociedade, o que acabou rendendo críticas para algumas marcas sobre estarem impondo o modo de viver do ser humano.

Com a introdução da internet cada vez maior, as publicidades se tornaram mais fortes em plataformas de busca, blogs, e-mails, redes sociais e todos os espaços onlines dos quais podem ser feitos anúncios.

E assim como anteriormente na televisão, a conquista para se anunciar e ganhar destaque dos consumidores no meio online em relação à concorrência com banqueta de inox para balcão, por exemplo, se tornou um desafio para os publicitários.

A diferença entre publicidade e propaganda

Inicialmente podem parecer a mesma coisa, especialmente pelas técnicas utilizadas por cada uma delas terem bastante similaridades porém há divergências das quais separam a publicidade da propaganda.

A publicidade é a reunião de um meio, ou mais, de comunicação para promover os produtos ou os serviços que uma empresa, por exemplo, de frutas secas natalinas, oferece ao seu consumidor com a intenção de que, estes por sua vez, comprem o que é ofertado.

A propaganda, em contrapartida, é uma forma de compartilhar uma mensagem que pode ou não ter um teor comercial. 

A propaganda também pode ser utilizada para eleições, alistamento militar e campanhas de vacinação, como uma forma de convencer as pessoas.

Qual é a importância da publicidade?

Como uma forma de expansão de uma empresa, a publicidade permite que haja um destaque no mercado entre a concorrência e com os consumidores de uma maneira marcante.

O que pode se tornar também um processo importante com o público-alvo no que se refere às estratégias de venda, pois acaba gerando:

  • Reconhecimento;
  • Consideração;
  • Conversão;
  • Lealdade.

Exemplificando, uma publicidade de uma escola com aula de moto iniciante pode acabar chamando a atenção de quem vê uma vez e acaba reconhecendo novamente se estiver em mais de um lugar.

Aumentando as chances de ficar “fixa” na mente do consumidor para que ele busque, se informe e acabe consumindo os serviços da escola. 

Esse processo de confiança entre uma empresa e cliente é importante porque é através dele que ocorre a fidelização. 

E a fidelização faz com que, mesmo o consumidor tendo acesso a outros produtos da concorrência e outras ofertas, ainda irá preferir ao empreendimento do qual possui uma relação por confiar em seus serviços e gostar de seus produtos.

Criar a publicidade para reforçar esse laço também é um bom ponto da estratégia de marketing, pois uma empresa que demonstra haver uma afeição pelos clientes que já estão lá garantem uma maior chance de mantê-los.

Portanto, a publicidade deve ser importante para captar novos clientes e também para manter os que já são.

Dicas para se criar uma boa publicidade 

Ao se planejar as estratégias de marketing em relação a publicidade, algumas dicas das quais podem ajudar a ter êxito na circulação são:

  1. Definir os objetivos da publicidade; 
  2. Entender quais canais alcançaram um maior público; 
  3. Definir qual a mensagem da publicidade; 
  4. Avaliação do produto em relação ao mercado;
  5. Métricas para acompanhamento.

Uma definição de objetivos e saber qual canal o público-alvo daquele produto ou serviço terá mais acesso é importante antes de chegar à conclusão de uma publicidade, pois para cada meio de comunicação existem formatos e até mesmo, linguagens distintas.

Como brindes acrílico, se forem anunciados em uma rádio ou na televisão, a linguagem será diferente se houver algum anúncio nas redes sociais ou em outdoors pela cidade, porque a frequência de público não é a mesma.

O que leva ao fato de que, planejar e fazer pesquisas para entender quesitos sociais ou até financeiros de cada consumidor pode facilitar na criação das publicidades.

Avaliar como o produto ou serviço funciona em relação ao mercado é essencial antes da publicidade ser divulgada, porque sua função é atrair ainda mais consumidores, o que pode ser algo difícil caso os feedbacks não sejam positivos. 

Ou não se torna algo vantajoso em épocas de crise, portanto avaliar como o produto é recebido e como está o mercado tanto para o próprio empreendimento quanto em relação a concorrência é benéfico.

Porque caso algo dê errado, o negócio pode ser encarado como um disseminador de publicidade enganosa e isso pode ser algo que acabe com a reputação entre o público-alvo e no segmento mercadológico do qual atua.

Acompanhar as métricas de andamento e do retorno da publicidade dá mais poder de administração sobre ela. 

Por exemplo, se uma lixeira de rua inox é anunciada na televisão, porém, tem mais retorno online, o investimento das próximas publicidades do produto devem ser concentradas para a internet.

Ou também, caso ainda seja feita uma publicidade para a televisão, a estratégia utilizada anteriormente pode ser repensada para que haja uma conversão de consumidores também por esse meio audiovisual.

O curso de publicidade e propaganda

Dentro do campo de comunicação, um estudante do curso de publicidade e propaganda aprende que deve unir criatividade e técnicas para divulgar produtos, serviços, marcas e até mesmo ideias.

Tanto de empresas quanto de causas, pessoas por meio de planejamentos e avaliações para todos os tipos de mídias disponíveis, desde o rádio ou podcasts, mídias impressas e onlines.

O profissional também aprende que as estratégias de comunicação podem ir além de empresas, como assessorar marcas e até mesmo pessoas públicas como artistas, políticos e celebridades. 

Considerações finais

Portanto, uma boa publicidade pode ser a grande diferença para que um negócio seja reconhecido pela sua concorrência e pelos seus clientes, o que também é capaz de tornar o nome forte no segmento que atua.

Criar meios diversificados e criativos se torna um desafio ainda maior para a área de publicidade, mesmo envolvendo o setor automobilístico ou alimentício, as formas de publicidade estão cada vez mais se adaptando aos novos meios e aos consumidores.

Por isso, é importante estudar o mercado cada vez mais, assim como estudar os consumidores para que as publicidades possam despertar o interesse e levar a mensagem do empreendimento até o público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.