O patinete elétrico é aclamado por ser um veículo de mobilidade pessoal para passeios divertidos e sua praticidade nos centros urbanos. Confira quais as principais dicas levar em consideração na hora da compra, a fim de escolher o modelo ideal!

Consolidou-se como rei entre os novos meios de transporte para mobilidade urbana. Menos volumoso que uma bicicleta ou moto elétrica, mais fácil de controlar que um monociclo. A sua velocidade, que lhe permite deslocar-se tão rapidamente como a de uma bicicleta, mas sem suar nas subidas, a sua facilidade de transporte, economia de espaço nos transportes públicos e no escritório, menos sujeito ao risco de roubo, prático, manejável. 

Em suma, o patinete elétrico chopper é a estrela da mobilidade urbana, e este mercado muito dinâmico permitiu o desenvolvimento de novas gamas, com grandes diferenças de preço e qualidade. 

Então, quais são os principais critérios, como direcioná-los, quais são as vantagens e desvantagens das diferentes opções disponíveis para você? É o que veremos hoje em um pequeno guia de como realizar a compra patinete elétrico.

Dicas para comprar patinete elétrico certo

patinete eletrico

A seguir, as principais dicas para levar em consideração ao comprar patinete elétrico:

  • Uso do veículo

Como em todos os veículos, para escolher o patinete elétrico certa, você deve primeiro começar a considerar o motivo de uso. Aqui estão algumas perguntas-chave para se fazer:

  • O meu patinete terá de ser transportada dobrada nos transportes públicos?
  • Que tipo de viagem? Menos de 3 km na cidade? Em campanha? Em ciclovias? Na estrada? Em uma ladeira? 
  • Com que frequência eu uso? Vou usar meu patinete ocasionalmente? Ou todos os dias? Em todos os momentos? Dia ou noite?
  • Quanto eu peso? O modelo que eu desejo é capaz de me impulsionar em velocidade suficiente?

 

  • Velocidade

Os patinetes elétricos atingem velocidade máxima entre 20 a 25 km. Por isso, é preciso verificar os modelos ideais para cada faixa etária. Por exemplo, no caso de crianças, seria altamente perigosa a condução de veículo com altas velocidades, sendo necessário adquirir um modelo com velocidade entre 8 km a 10 km por hora. 

  • O tipo de rodas

Quanto maiores às rodas, mais rápido o patinete pode ir se tiver a potência necessária. Além disso, as rodas sólidas são menos confortáveis, mas não correm o risco de perfurar, enquanto as rodas infláveis ​​são mais confortáveis, permitindo uma condução mais estável. Além disso, os pneus mais grossos são melhores para irregulares. 

  • Frenagem

Em relação aos freios do patinete, é preferível escolher a frenagem a disco dianteira e traseira, ou mesmo a frenagem magnética (com recuperação de energia).

  • Autonomia

Observe que varia muito rapidamente, dependendo do seu peso e da inclinação da estrada. Um homem adulto de 85 quilos normalmente pode ter um alcance teórico de 25 km. A bateria do seu patinete irá depender de fatores como peso suportado (se o peso exceder, a bateria dura menos), terrenos pelo qual está circulando (terrenos irregulares exigem maior força do motor, o que resulta em maior gasto de energia da bateria). 

Opte também por modelos que permitem destacar a bateria para recarregá-la. 

  • Motor 

Novamente, é o seu peso e a distância que você deseja percorrer que devem orientar sua escolha. Para um peso de mais de 80 quilos, motores de menos de 500 W devem ser evitados. Aqui é essencial adquirir também o modelo de acordo com o peso do condutor, visto que, há modelos com capacidade de até 130 kg. 

Ao responder questões básicas sobre sua necessidade e ter em mente as dicas para realizar a compra, será mais simples selecionar o modelo, caso precise de ajuda, vá até uma loja física para conhecer os modelos e as diferenças de perto.