Altos níveis de produtividade no trabalho é algo pelo qual todas as empresas se esforçam, independentemente do setor ou mercado em que atuam. 

O princípio básico é o mesmo: um aumento na produtividade cria um negócio mais eficiente e lucrativo. No entanto, não se trata apenas de trabalhar mais, e sim de produzir de forma mais inteligente. 

A maioria das pessoas não é tão produtiva quanto gostariam por dois motivos: todos possuem maus hábitos que interferem na produtividade no trabalho, e muitas delas são reativas em vez de proativas, sempre apagando incêndios em vez de progredir em direção aos objetivos traçados. 

A solução pode ser simples, embora nem sempre seja fácil de se aplicar. Por exemplo, pode-se substituir os maus hábitos e padrões reativos por bons hábitos que tornam as pessoas proativas. Dessa forma, todos podem assumir o controle das ações no ambiente de trabalho. 

Investir nas diversas equipes de trabalho de um escritório de laudo cautelar moto e em si mesmo, introduzir processos mais eficazes e criar uma cultura que gera realização no trabalho pode ter um enorme impacto no desempenho do seu negócio empresarial. 

Por sua vez, isso pode levar a uma maior taxa de satisfação do cliente. 

Existem inúmeras maneiras de conseguir isso, e o sucesso geralmente é sustentado por uma abordagem multifacetada. 

Sendo assim, vale conhecer e explorar ao menos 10 métodos que você pode adotar para ajudar a criar uma força de trabalho mais produtiva e que melhore os seus resultados. 

  1. Faça o trabalho pesado no seu melhor momento

Há diversos conselhos quando se trata de dizer para as pessoas não fazerem tarefas mentais como responder a e-mails ou atividades rotineiras pela manhã, mas sim fazer o que demanda criatividade. 

Isso é ótimo para as pessoas que possuem um perfil matinal. Se você não se encaixa nessa categoria e trabalha melhor no período noturno, obviamente isso não vai funcionar bem para você.

Especialistas dizem que o melhor é utilizar a manhã para se concentrar em si mesmo. Comece o dia ignorando os e-mails e tome um café completo, leia as notícias, medite ou se exercite. 

Dessa forma, é possível garantir que você tenha o combustível necessário para encarar um dia produtivo no trabalho de instalação, manutenção e substituição de anéis de segmento em uma linha de produção industrial, por exemplo.

O ponto, aqui, é fazer as tarefas mais exigentes em um horário de pico de produtividade pessoal, seja qual for esse melhor momento. 

  1. Evite multitarefas

Muitas atividades para fazer ao mesmo tempo é um problema sério quando se trata de produtividade no trabalho. 

Pesquisas apontam que a produtividade pode ser reduzida em até 40% pelos bloqueios mentais criados quando as pessoas precisam trocar de tarefas. Estudos indicam que a multitarefa pode realmente prejudicar o cérebro fisicamente. 

Descobriu-se que os participantes viciados em usar vários dispositivos de forma simultânea tinham uma densidade mais baixa de massa cinzenta em uma área do cérebro chamada córtex cingulado anterior.

Esta área está ligada ao controle emocional e à tomada de decisões, à empatia e à resposta do cérebro às recompensas. 

Dessa forma, pare de tentar fazer tudo de uma vez. Pelo contrário, aumente drasticamente a sua produtividade dando total atenção a uma tarefa de cada vez. 

Quando seus olhos e mãos começarem a se desviar para outro foco ou objeto, pense em como é importante manter todas as suas pequenas células cinzentas intactas. 

  1. Prepare uma lista de tarefas antecipada

As listas de tarefas são auxiliares da produtividade. Elas permitem a organização quanto à realização das atividades, fornecem foco e recompensam você com sentimentos de satisfação quando é capaz de verificar tudo que foi realizado.

Fazer uma lista de tarefas, ou atualizá-las regularmente junto às chaves codificadas, significa que você não perderá tempo no início do dia do trabalho procurando o que tem a ser feito no decorrer do dia. 

A lista de tarefas pode ter variações pequenas ou grandes, dependendo do cargo que um profissional ocupa. Ainda assim, ela proporciona sentimentos de obrigação e realização de uma mesma maneira. 

Tudo o que se tem que fazer é olhar a lista de tarefas e anotar aquelas que já foram concretizadas, e incluir as novas atividades.

  1. Reduza sua lista de tarefas

Quantos itens estão na sua lista de tarefas recorrentes? Não importa se são 8, 18 ou 28, pois você se sentirá bem quando terminar cada uma delas e riscá-las após a execução. 

Entretanto, você pode não se juntar às fileiras de superastros da produtividade a menos que risque alguns deles antes mesmo de se dar ao trabalho de fazê-los, porque uma produtividade mais alta exige foco. 

Ficar focado significa estreitar as opções, assim, quando estiver revisando sua lista de tarefas, faça duas perguntas a si mesmo: Quais são as tarefas importantes nessa lista? Quantas dessas tarefas importantes posso realizar de forma eficiente ou fazer progressos significativos no horário de trabalho?

Dessa maneira, chega-se às tarefas que possuem prioridade, as que podem ser delegadas e aquelas que podem esperar um momento mais oportuno, ou mesmo serem eliminadas.

  1. Delegue tarefas para os funcionários

De acordo com sua posição na empresa, delegar está para produtividade como uma câmara de congelamento está para a logística em um ambiente industrial.  

Depois de começar a colocar em prática a delegação de tarefas, você ficará surpreso com o quanto seu trabalho é mais rápido e fácil. 

Se você fizer isso de maneira adequada, como muitos gestores e líderes fazem, delegar se torna parte da rotina de trabalho, restando mais tempo para tarefas que exigem uma técnica mais apurada ou uma estratégia de negócio sob a responsabilidade de quem está à frente do negócio.

  1. Elimine distrações

Existem apenas algumas dinâmicas que realmente importam, e é preciso saber quais são quando se está pretendendo ter mais produtividade no trabalho. 

Assim como é importante manter o foco na direção, é preciso identificar e ignorar o que não se mostra útil durante a realização das tarefas primordiais, exemplo disso é uma empresa de transporte produtos perigosos que precisa ficar atento ao trânsito e às rápidas movimentações que ocorrem na via para concluir a entrega. O mesmo se dá nas dinâmicas de um comércio ou escritório.

Para muitos, há fatores essenciais que vão além dos e-mails e das redes sociais. Então, para ser produtivo, é preciso desligar qualquer sinal de alerta, desativando as notificações por e-mail e nos aplicativos dos smartphones, para estar atento ao movimento da loja, para captar os clientes, por exemplo.

Permita-se um tempo de alguns minutos navegando depois de realizar uma tarefa importante. Em seguida, desligue o que lhe distrai e volte ao trabalho. 

  1. Planeje as chamadas telefônicas

A menos que você esteja esperando uma ligação importante, desligue o telefone quando estiver prestes a trabalhar em um projeto que exige toda sua atenção. 

Em seguida, reserve um tempo estruturado para fazer todas as suas chamadas de saída, como conversar com clientes ou fornecedores. 

Assim você gasta menos tempo tentando alcançar as pessoas e mais tempo em conversas produtivas. 

  1. Pratique atividades físicas

Estudos mostraram que a atividade física melhora a função cerebral, proporcionando maior concentração, mais criatividade e aprendizados mais rápido. 

Você pode não perceber, mas os exercícios e atividades físicas também aumentam as habilidades afetivas do seu cérebro, o que significa que você achará mais fácil se dar bem com outras pessoas, valorizando a empatia e melhor compreensão com terceiros. 

  1. Seja otimista

Pessoas felizes são mais produtivas. Em um estudo da Universidade da Califórnia sobre otimismo e desempenho no ambiente de trabalho, os resultados mostraram que os funcionários otimistas fizeram mais vendas e obtiveram mais bônus. 

De forma mais específica, foram os otimistas que mostraram maior sucesso. Os autores do estudo definem o otimismo com a mentalidade de geralmente esperar bons resultados sobre os pontos ruins da vida. 

Ou seja, se você não é uma pessoa naturalmente otimista quanto ao seu trabalho de tecnico em enfermagem do trabalho, essa é a disposição que deve cultivar, e a boa notícia é que você pode desenvolver esse lado. 

  1. Durma bem

É importante destacar que a privação do sono tem efeitos negativos no desempenho de qualquer pessoa. 

A falta de sono diminui a concentração, memória de trabalho, capacidade matemática e raciocínio lógico. Como o córtex pré-frontal é particularmente vulnerável à falta de sono, as tarefas que exigem raciocínio lógico ou pensamento complexo serão as mais prejudicadas. 

Então, quanto sono você precisa para estar atento às atividades da empresa? Mais ainda, quanta atenção você acredita ser necessário para executar bem as tarefas na exame admissional valor

Assim, toda a atividade demanda concentração e plena capacidade mental. Por isso, se você for um adulto entre 21 e 64 anos, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 7 a 9 horas podem ser o suficiente.

Conclusão

Por fim, vale uma última dica, tão importante quanto aquelas apresentadas acima. Cuide-se.

Dormir o suficiente e fazer exercícios como parte de sua rotina são apenas duas atividades que você precisa fazer todos os dias para estar no seu melhor e ter mais produtividade no trabalho. 

Sendo assim, é preciso reforçar pontos importantes como:

  • Beba muita água;
  • Livre-se de maus hábitos;
  • Mantenha uma dieta saudável;
  • Seja gentil consigo e com os outros. 

Tire um tempo para si mesmo e faça atividades que sejam saudáveis. Isso pode ser o que falta para recarregar as baterias,  refrescar a mente e voltar ao trabalho de instalação de piso laminado colocado com rodapé preço no imóvel de um cliente, ou mesmo para finalizar um projeto que vai otimizar a rotina do seu setor.

Quanto mais saudável você for, mais produtivo você será. E quanto mais produtividade no trabalho, mais tempo terá para gastar como quiser.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.