convivência em escritório.

As relações interpessoais se dão de forma complexa, partindo do pressuposto que as pessoas têm comportamentos, opiniões e características diferentes. Inclusive, essa complexidade interpessoal pode ser vista na convivência em escritório.

O ambiente corporativo requer o compromisso com o respeito ao próximo para assegurar que o foco das equipes não seja no âmbito individual, mas sim com foco principal em atingir os objetivos gerais.

A cultura empresarial é responsável por fomentar nos colaboradores a preocupação em manter o clima organizacional saudável, em que não necessariamente as pessoas tenham a mesma perspectiva sobre tudo, porém, que exista respeito e coletivismo.

Compreende-se por coletividade o ato de tomar atitudes considerando a existência de um grupo, analisando os benefícios e desvantagens que tal atitude surtirá para o mesmo. 

A coletividade não dá espaço para ações individualistas, posto que o foco certamente é o chamado bem-estar social, valor amplamente defendido em corporações.

As companhias, por sua vez, além de contar com o apoio da cultura empresarial, devem investir em melhorias no espaço físico do escritório, oferecendo facilidades aos colaboradores em seu dia a dia.

É verdade que o cuidado de uma empresa para com os colaboradores afeta o chamado endomarketing, que é caracterizado como o marketing interno das corporações, isto é, a forma como essas se posicionam na relação empregador e empregado.

Sem dúvidas, as organizações que querem reter talentos devem investir em seus colaboradores, dispondo de incentivos financeiros e outros benefícios, bem como no ambiente de trabalho.

Funcionários que se sentem reconhecidos e valorizados estarão aptos para de fato contribuir com os resultados da companhia, tendo mais cuidado para a realização de tarefas, visando maior produtividade.

Contudo, antes de dar as dicas de como manter o clima organizacional, é importante saber qual a definição de um ambiente de trabalho saudável.

Entenda como promover a convivência em escritório

Com a necessidade dos indivíduos em trabalhar, medidas foram tomadas para que cada  local de trabalho se tornasse uma extensão do lar. Isso porque os colaboradores passam grande parte de seu dia dentro do escritório e demais ambientes de trabalho.

O fato de tornar o escritório a continuação de uma moradia não significa o rompimento com o compromisso de entregas, pelo contrário: é criado o ambiente ideal que confira a sensação de acolhimento para que os funcionários estejam confortáveis.

Cabe à organização desenvolver meios em prol do bem-estar dos colaboradores, assim como os colaboradores devem fazer a manutenção do bom clima e ir ao encontro das recomendações feitas por intermédio do departamento de Recursos Humanos.

Afinal, o departamento de RH é responsável por manter um ambiente corporativo saudável, visando a qualidade de vida das equipes e defendendo os interesses das empresas nas relações corporativas.

Um ambiente corporativo saudável é aquele em que possibilita a conciliação da vida pessoal e  profissional, fornecendo soluções assertivas para que os colaboradores não tenham que optar por desenvolver um aspecto ou outro. 

O investimento em pessoas e na estrutura para a convivência em escritório são indispensáveis para empresas que almejam ter um ambiente saudável.

Através de projeto layout corporativo, é possível tornar o escritório mais aconchegante, de maneira que quaisquer impedimentos no bem-estar dos funcionários em decorrência da estrutura do local sejam sanados.

1. Construção de relações horizontais

O primeiro passo para a construção de um ambiente corporativo saudável é tornar as relações horizontais, de modo que todos possuam a mesma posição, não fazendo acepção de pessoas.

Dar a todos o mesmo tratamento reforça o senso de coletividade, cabendo à corporação dar o pontapé inicial para o fomento desse escopo. Como consequência, os times irão repetir o padrão.

Nas fábricas, é comum o uso de uniformes administrativos para empresas a fim de tornar horizontal o tratamento entre os funcionários, pois todos são importantes no processo produtivo, independente de qual é a função.

Reforçar o sentimento de igualdade e inclusão é primordial para ter relações horizontais, o que não necessariamente significa a ausência de autoridade, desordem e hierarquia. No entanto, faz com que todos tenham posição de igualdade para atingir o objetivo final.

Em relações verticais, não é possível enxergar a importância da coletividade para atingir metas, uma vez que nem todas as peças se sentem como essenciais no funcionamento da máquina.

Isto é, nas relações onde há efetiva evidência na diferença de tratamento entre os funcionários, certamente nem todos se sentirão membros da corporação e tampouco terão clareza da coletividade como mecanismo para o sucesso nos resultados.

A ferramenta utilizada por empresas para estreitar laços com seus colaboradores é realizando confraternizações, de modo que a convivência entre as pessoas seja um apelo para o conhecimento mútuo, havendo alinhamento de sinergias.

Por isso, o departamento de Recursos Humanos prezam pela realização de celebrações no final de ano e coffee break executivo no dia a dia, como forma de investimento nas relações interpessoais dentro do contexto empresarial.

2. Reconhecer e valorizar

Não é segredo que todos os indivíduos estão sujeitos a momentos de desmotivação, ocasionados por uma série de fatores que podem estar correlacionados ou não com questões na estrutura de uma organização.

Pesquisas recentes indicam que os fatores que mais corroboram para a desmotivação de profissionais atualmente são:

  • Falta de reconhecimento;
  • Rotina inflexível;
  • Ausência de incentivos financeiros;
  • Jornada de trabalho exaustiva.

A desmotivação de funcionários está atrelada com as altas taxas de turnover, que expressam a rotatividade de profissionais em uma corporação, bem como a falta de mão de obra qualificada. 

Esses problemas certamente estão listados no escopo de preocupações de diversas empresas, pois além de impactar em gastos para cumprir com as obrigações das leis trabalhistas, aponta também para o posicionamento no mercado de trabalho.

Afinal, a forma como um empregador trata seus funcionários e de fato investe nos mesmos aponta para a missão, visão e valores defendidos por ele.

Empresas que contam com um atendimento perfeito ao cliente, mas tem má reputação entre os funcionários e ex-colaboradores não são bem-vistas no mercado. É necessário que aconteça um equilíbrio entre esses dois aspectos.

Para investir nos colaboradores, as empresas devem contar com treinamentos e cursos gratuitos para incentivar o desenvolvimento profissional, de modo que expresse preocupação com a qualificação das equipes.

A estrutura de escritórios deve, inclusive, ser uma preocupação. Além de itens básicos de higiene, a empresa deve investir em soluções que garantam a qualidade de vida. O mercado dispõe de escritório mobiliado para alugar como uma facilidade.

O reconhecimento de funcionários pode ser expresso com premiações, entrega de brindes personalizados e ações que reiteram a sua importância dentro do contexto corporativo, não sendo tratado como apenas um número.

3. Humanizar relações

Humanizar relações é o ato de focar mais na criação de laços do que olhar para números, contando com o respeito às particularidades de cada indivíduo e ressaltando a relevância das mesmas no espaço de trabalho.

Como forma de prestigiar, a entrega de mochila corporativa personalizada é uma alternativa muito utilizada por empresas, de modo que demonstre o cuidado para com as pessoas que integram o quadro de funcionários.

Prestigiar é uma maneira de estreitar laços, sendo assim, é comum que grandes corporações destinem orçamentos para justamente ter uma recorrência em atos de prestígio aos funcionários.

Além de recursos como a folga no dia do aniversário, a entrega de itens personalizados em datas comemorativas, como envelopes pequenos, são uma forma de humanizar relações e estreitar laços.

4. Quebrar o gelo

Climas tensos prejudicam o rendimento do trabalho e comprometem a produtividade. Apesar de ser comum que as pessoas se sintam tensas no ambiente corporativo, não é aceitável que exerçam suas funções sob extrema pressão.

É comum que, ao longo do cotidiano, algumas pressões aconteçam, devido aos prazos e metas. Porém, essa não deve ser uma realidade corriqueira, cabendo aos departamentos tomarem medidas para ter um clima organizacional leve.

A decoração deve apoiar nessa etapa. Usando tons neutros e plantas é possível ter um ambiente harmonizado com sensação de aconchego, permitindo que os funcionários vejam o escritório como extensão do lar.

Além do revestimento, o uso de persianas verticais personalizadas traz uma sensação de ambiente acolhedor e confortável convivência.

Respeitando as diferenças

Lidar com pessoas de diferentes culturas e realidades pode ser desafiador, mas a troca de conhecimento, sem dúvidas, é enriquecedora.

Para alguns segmentos, as diferenças de perspectivas são essenciais para garantir dinamismo na rotina de trabalho e apoiam para que ocorram entregas de qualidade.

Isso é possível com a diversidade e inclusão de pessoas com diferentes perfis pessoais e profissionais.

Para lidar com isso, o respeito é uma ferramenta funcional. Através do respeito, a divergência de ideias não será um obstáculo, mas sim, o meio pelo qual a empresa poderá contar com vantagens competitivas no mercado.

Logo, o respeito torna capaz a construção de relações horizontais, chama atenção para a necessidade de valorizar colaboradores, estreitar laços com os mesmos e ainda dispor de meios para tornar o escritório um local de agradável convivência.

Considerações finais

Embora as relações interpessoais sejam complexas, com o respeito à diversidade e o senso de coletividade, a convivência em escritório se torna mais leve.

Certamente devem haver investimentos por parte das corporações na estrutura da empresa e nos processos para estreitar laços. Cabe aos colaboradores serem transparentes e estarem alinhados com as iniciativas da companhia.

Para obter o carimbo redondo personalizado de qualidade e harmonia entre empregador e empregado, há uma série de boas ações que contribuem, conforme tratamos ao longo do texto.

Contudo, quando a relação entre indivíduos está em pauta, a constância deve ser aliada pois construções não se alinham de maneira repentina, é necessário ouvir e estar apto a mudanças em prol de um bom relacionamento e convívio. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.