Live

Se você deseja atingir um maior número de pessoas e engajá-las a consumirem, cada vez, mais os seus conteúdos, a ferramenta de live blog pode ser uma boa alternativa.

Anos atrás, acompanhar um evento ao vivo só era possível por meio da televisão e do rádio, hoje, as coisas mudaram. 

Na era digital em que vivemos, a internet tem se tornado o novo canal de transmissões em tempo real para as pessoas.

Com a estratégia de live blog, é possível produzir, além de conteúdos audiovisuais, relatos escritos, em tempo real, de um determinado acontecimento. Tudo pode ser feito, como o próprio nome diz, em um blog.

Qualquer um pode realizar essas transmissões ao vivo, para isso, basta direcionar os conteúdos a um público-alvo específico. 

Por exemplo, se você é dono de uma rede de cursos técnicos, deverá direcioná-los aos alunos.

O intuito é disponibilizar informações exclusivas e aproximar as pessoas da instituição ou organização. Isso trará engajamento e fará com que a sua audiência suba cada vez mais e traga os seguintes benefícios ao seu blog:

  • Aumento do número de visitantes;
  • Maior interesse e tempo de permanência na página;
  • Captação de leads;
  • Melhor posicionamento diante da concorrência.

Para conquistá-los, é primordial entender o contexto tecnológico em que vivemos e compreender como isso pode afetar o comportamento social, para que seja possível construir assuntos estratégicos que supra as necessidades alheias.

A influência do mundo digital na vida das pessoas

Você já parou para observar as pessoas ao seu redor? Note que, atualmente, ao pegar um ônibus, por exemplo, é comum encontrá-las com seus celulares nas mãos, hiper conectadas.

A forte presença da internet trouxe mudanças notáveis em qualquer ação cotidiana que tomemos. Ao pensar em comprar uma comida, podemos optar por ir até um restaurante ou acionar a entrega de marmita com apenas um clique.

Basta pensar que quando precisamos comprar algum produto, como roupa, sapato, eletrodoméstico ou qualquer outro, podemos optar por ir até uma loja ou apenas adquiri-lo pelo e-commerce, e ainda, contar com um serviço de entrega.

 Além disso, muitas formas de trabalho sofreram alterações, um exemplo disso é o serviço de motoboy 24 horas, que pode ser contratado sem ao menos sair de casa, com apenas um clique, solucionando todo e qualquer problema imaginário relacionado a entregas de produtos e mercadorias.  

Dito isso, os aplicativos e sites tornaram-se ferramentas importantes tanto para as facilidades do dia a dia, quanto para o início de investimentos pessoais, desde uma consultoria financeira até uma consulta médica, por exemplo.

Diante desse cenário, é essencial que o produtor de conteúdo saiba produzir informações, de forma que as necessidades diárias do público sejam atendidas, de forma rápida, prática e assertiva.

Como usar live blog em suas produções?

O primeiro passo é definir qual forma de comunicação será utilizada por você, seja escrita ou por vídeo. Em seguida, escolher um assunto para se aprofundar nele e detalhá-lo para as pessoas.

Caso deseje fazer isso de forma escrita, os recursos necessários consistem em uma boa internet, que não tenha oscilações e não cause interrupções que possam atrapalhar o andamento da narrativa, e um computador ou notebook.

É possível também utilizar dispositivos móveis, desde que a manutenção de celulares garanta um bom funcionamento dos aparelhos durante o processo de transmissão.

Uma segunda opção é a descrição dos eventos por vídeo em tempo real. Para isso, é necessário o uso de equipamentos um pouco mais personalizados, que possibilitem uma boa visualização do que está acontecendo.

É primordial o uso de uma boa câmera, um bom microfone e uma boa internet que possibilitem uma transmissão clara ao público. Esses equipamentos são necessários para gravações de eventos externos.

Em caso de eventos internos, como a explicação de conteúdos complexos ou aulas ao vivo, é recomendável que haja um espaço apropriado para isso, como uma sala de reunião moderna que possibilite uma boa gravação e bom cenário.

Após saber qual a estratégia de live blog a ser utilizada e quais os equipamentos necessários para a sua execução, é preciso traçar uma ideia de quais serão os conteúdos abordados, que se tornarão a sua especialidade.

  • Uma transmissão completa de um evento? 
  • Uma transmissão comentada? 
  • Transmissão de eventos grandes ou pequenos? 
  • Transmissão para explicação de termos técnicos e complexos?

Com uma segmentação em mente, direcionar as suas produções será muito mais fácil e trará ótimos resultados ao seu canal de comunicação.

Por exemplo, para um médico do trabalho, faz muito mais sentido realizar a cobertura de eventos e congressos completos relacionados à medicina do trabalho.

O mesmo poderia acontecer com outros profissionais da saúde, como dentistas, nutricionistas e até mesmo fisioterapeutas. 

Em contraponto, um gráfico poderia produzir conteúdos apenas sobre explicações técnicas de seu trabalho.

Isso abordaria temas como a transmissão de sua rotina profissional, quais as técnicas usadas na pré-impressão e na impressão de diversos conteúdos, inclusive os mais complexos, como o adesivo transparente personalizado.

Neste caso, os vídeos produzidos seriam como aulas que proporcionam conhecimento ao público-alvo em questão. Além disso, relacionaria a marca ao momento em questão.

Em outra situação, onde há momentos importantes envolvidos, o live blog é ainda mais relevante. 

Quando uma empresa faz a transmissão de algum momento cultural marcante, por exemplo, automaticamente ela ganha destaque.

Quais as vantagens do live blog?

De acordo com dados da Wyzowl, 96% dos usuários de internet assistem a um vídeo de explicação para entender melhor sobre um produto ou serviço; 84% se sentem convencidos a realizar uma compra após assistir um vídeo de uma marca; 66% se informam por vídeos sobre um determinado produto.

Considerando as informações, é primordial investir nesse tipo de conteúdo. Tanto em vendas de produtos, quanto em venda de informações, mostrar credibilidade é uma boa forma de atrair novos leads.

É comum que no mundo hiperconectado em que vivemos, as pessoas sempre procurem por referências, por isso, produzir um conteúdo em tempo real, de qualidade, poderá abrir portas para o seu negócio.

Não será preciso outros veículos de notícias, se o seu público puder consumir e confiar em seu conteúdo para se informar. 

Com isso, certamente eles saberão que o seu blog tem boas coberturas e que não são necessárias outras opções.

Independentemente da sua escolha para as transmissões ao vivo, é importante que durante a execução do live blog, você considere aspectos estratégicos como a criatividade, a participação e a interação do público.

Como o live blog pode ajudar o seu blog?

Alguns anos atrás, era comum que as pessoas buscassem jornais ou outras fontes para obter informações sobre um determinado assunto. As notícias veiculadas pela televisão e pelo rádio se diferenciavam pelo imediatismo.

Com o surgimento dos blogs, os canais informativos passaram a se expandir e a dar espaço para empreendedores que desejam produzir os seus próprios conteúdos para uma parcela da população.

Porém, mesmo com esse novo surgimento, ainda havia um diferencial que os faziam inferiores aos veículos tradicionais, não era possível transmitir notícias e nem realizar coberturas ao vivo.

Com o passar do tempo, a ideia de competir com os meios tradicionais trouxe uma revolução ao universo dos blogs. 

Os conteúdos passaram a trazer informações em tempo real ao público, o que foi a fórmula para o sucesso.

Hoje, com o auxílio do live blog, é possível tornar o seu veículo de comunicação notável e respeitado em meio às diversas possibilidades de interagir com os acontecimentos do mundo, sejam elas textuais ou audiovisuais.

Prezar pela elaboração de boas coberturas aumentará a sua audiência e o ajudará em seu crescimento e notoriedade em meio aos concorrentes

Considerações finais

Portanto, desde informações sobre um produto, até o acompanhamento ao vivo de um evento, o live blog pode auxiliar o seu negócio. 

Diante de uma disputa acirrada entre canais de informação, é primordial alavancar o seu diferencial competitivo.

A revolução digital abriu portas para uma realidade em que é possível otimizar o tempo e estar em dois lugares ao mesmo tempo com o auxílio das transmissões em tempo real.

Com esta técnica, o público de seu blog poderá se informar por meio de seus conteúdos, e por consequência, promover o marketing viral, que promove um maior destaque da sua marca no mercado.

Manter o cuidado com a interatividade e a percepção das pessoas sobre a suas produções é fundamental para que você conquiste a apreciação, destaque e credibilidade perante o público e os diversos veículos tradicionais de notícias.

Em um mundo moderno, as pessoas exigem uma revolução e uma transformação do universo das informações. Diante disso, adaptar-se é garantir, além do aumento de sua popularidade, lucratividade e um bom posicionamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.