marketing

Ter uma boa campanha de marketing está entre as prioridades de qualquer empresa, afinal, é dessa forma que elas divulgam seus produtos e serviços para as pessoas.

Atualmente, o marketing digital se tornou o principal meio de divulgação, tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais conectados, nos mais diferentes canais da internet.

Entretanto, ele não descarta a importância das campanhas tradicionais, como aquelas veiculadas na televisão, no rádio, dentre outras possibilidades.

Mas, independentemente do tipo de marketing que uma marca deseja fazer, ela precisa conhecer o local. Isso porque, hoje em dia, é possível divulgar produtos e serviços em diferentes plataformas.

No entanto, se o canal escolhido não estiver correto, a companhia desperdiça tempo e dinheiro e não obtém os resultados que almeja.

Mesmo que ela utilize as melhores estratégias, elas devem ser veiculadas nos locais certos. É dessa maneira que o público-alvo vai ser impactado e os resultados serão promissores.

Muitos gestores e empreendedores têm dúvidas nesse assunto, se você é um deles, leia este artigo até o final.

Vamos explicar o conceito de uma campanha de marketing e por que é importante estudar o local antes de colocá-la em prática.

Afinal, o que é uma campanha de marketing?

Uma campanha de marketing nada mais é do que uma promoção que tem como objetivo atingir uma meta, tendo data para começar e para terminar.

Para criar uma boa campanha, a empresa precisa definir um objetivo claro, como aumentar a receita do mês, divulgar um novo produto, dentre outras possibilidades.

Se uma empresa de corte a laser em chapa de aço for bem específica em relação aos seus objetivos, terá muito mais chances de alcançá-los. Isso porque ser específico ajuda a direcionar as estratégias e a economizar tempo.

Por essa razão, é correto afirmar que uma boa campanha de marketing vai muito além de criar anúncios. 

Na verdade, são ações veiculadas em diferentes mídias, que usam uma sequência de mensagens em um determinado período.

Dessa maneira, a campanha consegue suportar o posicionamento da marca, criar uma boa experiência para os consumidores e cumprir os objetivos de venda, e dentre os passos para criar uma campanha de sucesso estão:

  • Alinhar os objetivos;
  • Definir o público-alvo;
  • Definir uma mensagem;
  • Estabelecer o orçamento;
  • Ser consistente.

A primeira coisa a se fazer é alinhar os objetivos, para que seja possível atingir as metas anuais e melhorar a receita. 

Supondo que a companhia queira gerar 100 clientes novos, então ela precisa saber quantos leads precisa conquistar.

No caso de uma empresa B2B, como uma clínica de psicopedagogia que atende várias escolas, a equipe de vendas pode gerar 30% de leads por meio de estratégias diferentes, como:

  • Prospecção;
  • Telemarketing;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Webinars;
  • Mala direta.

Depois de saber quais são os objetivos, é muito importante definir o público-alvo, pois a segmentação da audiência potencializa as taxas de respostas e direciona as campanhas para as pessoas certas.

Para conhecer o público é necessário fazer uma pesquisa e entender de que maneira eles costumam consumir produtos e serviços.

A mensagem transmitida precisa ser certeira, assim sendo, incluir muitas informações pode sobrecarregar o consumidor. 

Lembre-se de que as pessoas são bombardeadas constantemente com mensagens publicitárias, portanto, é necessário ser criativo.

O orçamento precisa estar bem definido, incluindo uma estimativa dos resultados e quais métricas são importantes para a campanha.

Por fim, é indispensável que a campanha seja consistente, respeitando a identidade de marca. Para que ela tenha um bom desdobramento, procure centralizar todos os ativos da empresa.

A melhor forma de fazer isso é por meio do site institucional, pois além de centralizar todas as informações, traz mais consistência, confiabilidade e melhora a aparência visual do negócio.

No caso de um pet shop para adotar cachorros, é a oportunidade de compartilhar informações com pessoas diferentes, ter controle sobre as diretrizes e expandir a identidade visual da marca.

Outro ponto importante na hora de criar uma boa campanha de marketing, é estudar o local onde ela será veiculada. Veja um pouco mais a seguir.

Importância de estudar o local da campanha de marketing

Uma campanha de marketing envolve diferentes estratégias que vão trabalhar a favor da empresa e que são criadas pelas equipes de comunicação.

O objetivo é alcançar as metas e impactar o público de maneira positiva. Normalmente, os objetivos das companhias têm a ver com as vendas, mas uma boa campanha de marketing também traz outros resultados.

Por exemplo, uma empresa de manutenção de forno industrial pode conquistar maior engajamento, agregar valor à sua marca, aumentar o número de seguidores e conquistar mais visitas para o site.

Isso quer dizer que o foco está relacionado ao desejo da marca e suas prioridades, que são aquilo que realmente traz motivação. 

Nesse sentido, a companhia deve saber como constituir uma boa campanha e conectar sua marca com seus desejos.

Durante o processo de definição dos objetivos, muitos empreendedores e gestores se veem diante de uma preocupação, que nada mais é do que escolher um bom local para distribuir a campanha de marketing.

Antes de nada, é importante lembrar que uma empresa pode atuar internacionalmente, nacionalmente ou regionalmente.

Cada tipo de organização precisa de um caminho para se comunicar do jeito certo com as pessoas, levando em conta as características de seu público-alvo, mesmo porque, a campanha pode se movimentar de maneiras diferentes.

Por exemplo, no caso de um negócio que atua apenas em determinada cidade, é necessário prestar atenção em como a comunicação se desenrola, atentando-se para o distanciamento ou a falta de conhecimento.

Se uma borracharia 24 horas atua apenas na região de determinada cidade, então ela precisa criar campanhas e usar canais que correspondam à maneira como as pessoas daquele lugar costumam viver.

Quanto mais próxima a empresa estiver da realidade de seu público, mais chances de conquistar os consumidores ela terá, além de estar mais próxima deles.

Fica mais fácil, inclusive, de utilizar o tom de voz ideal e até mesmo a expressão que apenas as pessoas de determinada cidade conhecem.

Isso aproxima a marca de seu público e o consumidor consegue compreender a mensagem da campanha.

Para realizar esse estudo, a companhia pode optar por contratar consultores regionais. Isso é ainda mais importante para aquelas empresas que estão chegando agora em um local, e contratar pessoas do lugar pode expandir a visão da região.

Ao contratar esses profissionais, uma fábrica de camisetas lisas cria uma imagem positiva e consegue se relacionar com as pessoas com mais facilidade.

Outro ponto importante é entender as características do público, uma vez que pessoas de determinada região possuem seus próprios costumes, estilo de vida, comportamentos, objetivos, dentre outros.

Ao longo do tempo, cria-se uma comunicação mais eficaz, aproximando o negócio da realidade do consumidor e possibilitando que a empresa conheça melhor seus alvos. Consequentemente, a imagem da marca melhora.

A experiência e o modo de vida do público dentro de uma cidade também fazem parte de um estudo importante, por essa razão, é crucial se aprofundar nas questões do regionalismo.

Uma escola que oferece aula de meditação para iniciantes deve conhecer um pouco mais sobre a cultura e como é a disposição social da região, aprendendo um pouco mais sobre seus costumes.

Tudo isso faz com que a campanha de marketing soe natural, humana e compatível com a realidade e as necessidades dos consumidores do local.

Outra ferramenta que ajuda bastante nesse sentido é o Google Ads, pois ele ajuda a direcionar o foco e o público durante as estratégias de comunicação pela internet. 

Portanto, o negócio pode fazer um estudo regional e compreender um pouco mais o ambiente.

Não é de hoje que as pessoas procuram todo tipo de informação no Google, desde restaurantes até o dog walker preço.

O buscador reúne muitas informações importantes, por isso, fica mais fácil descobrir boas palavras-chave usadas em determinada região, tipos de páginas que os moradores acessam, melhores formatos de anúncios, dentre outras informações.

Desse modo, fica muito mais fácil compreender como uma boa campanha de marketing se constitui e as melhores ferramentas para divulgar a marca.

Conclusão

Portanto, mais do que escolher os melhores canais para as suas estratégias de marketing, é muito importante que elas se encaixem ao local onde sua empresa atua.

Pode ser apenas em uma região da cidade, na cidade toda, no país ou no mundo, cada lugar tem seus próprios costumes e cultura, e quando uma empresa consegue se encaixar a essas características, sai na frente dos concorrentes.

Estudar o local é saber se posicionar e fazer valer a pena todos os investimentos para construir a campanha de marketing do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.